Noz-moscada – Benefícios, Tabela Nutricional, Consumo e Contraindicações

Você sabe quais são os benefícios da noz-moscada? Confira, no QVB, a tabela nutricional, dicas de consumo e contraindicações de uso dessa semente!

A noz-moscada é uma especiaria muito usada na gastronomia em carnes de sabor suave, legumes, purês e muitos outros pratos. É originária da Indonésia e da Índia e, a princípio, era utilizada para conservar os alimentos.

É conhecida por ter propriedades afrodisíacas, efeito detox e excelente combate contra inflamações e dores. Conheça mais sobre o potencial da noz-moscada e saiba como aproveitá-la na sua alimentação, só aqui no Quero Viver Bem!

Tabela Nutricional

Noz-moscada

É uma especiaria que tem ótimas propriedades e é repleta de nutrientes e vitaminas para a saúde. Em 1 colher de sopa, aproximadamente 7 g, de noz-moscada se encontra:

Benefícios da noz-moscada

Noz-moscada

Quando usada com moderação e na quantidade adequada, a noz-moscada proporciona bons benefícios para o organismo. Conheça os principais:

Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Os problemas digestivos são péssimos para a saúde e o humor de qualquer ser humano. O óleo presente nesta especiaria é capaz de proporcionar alívio e evitar que problemas como diarreia, constipação e flatulências aconteçam.

O consumo melhora as dores de estômago e pode até mesmo aumentar o apetite, ajudando pacientes a se restabelecerem.

Melhora a qualidade do sono

A insônia é um dos problemas que afeta homens e mulheres em todas as idades. Consequentemente, a falta de sono prejudica a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Em contraposição a isso, a noz-moscada possui substâncias que ajudam na liberação do triptofano. Este é um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento do corpo. Dessa forma, quanto mais triptofano, mais relaxada a pessoa estará e conseguirá dormir melhor.

Para obter esse resultado de relaxamento, recomenda-se tomar o chá de noz-moscada. Ou seguir a receita de vó e adicionar a especiaria em um copo de leite morno.

Alivia problemas no sistema respiratório

A especiaria proporciona alívio nos sintomas de gripes, resfriados, sinusites e outras alergias respiratórias. Ajudando a diminuir o incômodo e também a dormir melhor.

Pessoas que sofrem com doenças como rinite podem aproveitar esse benefício e tomar o chá da noz-moscada ou a especiaria no leite morno. Isso proporcionará um alívio para o incômodo, no entanto, não trata o problema de vez, apenas ameniza o incômodo causado.

Alivia cólicas menstruais

A TPM não é a única que incomoda as mulheres uma vez ao mês. As cólicas menstruais costumam ser terríveis, atrapalhando inclusive a rotina. A noz-moscada tem um efeito interessante para esses casos.

A especiaria ajuda a diminuir o desconforto abdominal durante esse período. De acordo com alguns estudos, isso acontece porque há propriedades na noz-moscada que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo. Logo, contribui para melhorar e controlar o fluxo uterino e consequentemente aliviar as cólicas.

Possui efeito detox

Exagerou no final de semana? A noz-moscada pode aliviar o incômodo digestivo. Como dito anteriormente, essa especiaria contribui para o funcionamento do sistema digestivo.

Para melhorar ainda mais, ela possui propriedades desintoxicantes. Isso significa que ajuda a eliminar as toxinas acumuladas (ou ingeridas) no organismo. Consequentemente, desincha e ainda melhora a saúde do fígado.

Dicas de consumo

Noz-moscada

A forma mais tradicional de consumir a noz-moscada é como tempero de alguns alimentos. Por ser uma especiaria com sabor forte e capaz de acentuar ainda mais os sabores, recomenda-se usá-la com ingredientes com sabor mais suave. Por exemplo, optar pelo frango a carnes fortes. Outros alimentos que combinam são os legumes e purês.

A melhor versão da noz-moscada é comprada inteira, devendo ralá-la somente na hora de usar. Isso preserva o seu aroma e sabor.

Outra maneira de consumir e aproveitar os benefícios é com o chá. O preparo é simples:

  • Ferva 1 litro de água;
  • Rale na hora e adicione 1/2 noz-moscada;
  • Deixe em repouso por 5 minutos e coe.

Se preferir, pode adoçar com mel. Essa receita é ótima para tomar morno, antes de dormir.

[CONFIRA TAMBÉM: 10 FUNÇÕES DA NOZ-MOSCADA]

Recomendações e contraindicações

A quantidade máxima recomendada de noz-moscada é de 2 colheres de café por dia. Mais que isso é considerado exagero e pode ser prejudicial para a saúde.

Ingerir em excesso poderá causar alguns efeitos colaterais, como alucinações.

Gestantes devem evitar consumir ou consumir com muita cautela, de acordo com a prescrição médica. Já que, conforme alguns estudos, a noz-moscada tem propriedades abortivas, principalmente quando consumida em excesso.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário