Magnésio – Para que serve? Lista de Benefícios e Alimentos Ricos

O magnésio é um mineral de extrema importância para o corpo humano. Ele é um dos responsáveis por diversas reações químicas e, por isso, existe em abundância no organismo. Prevenir doenças cardíacas, melhorar o humor, fortalecer os ossos… Essas são apenas algumas das funções do magnésio.

Porém, nem todo mundo consegue manter um nível adequado do mineral em seu organismo. Nesse caso, ele deve ser suplementado, para evitar quaisquer consequências negativas, problemas de saúde e até psicológicos.

Para que serve o Magnésio?

Ele é responsável por diversas funções no corpo humano, tanto do homem quanto da mulher. Para as mulheres, ele é ainda mais importante, pois atua na TPM, na gravidez e em diversas outras situações.

Entre as centenas de benefícios que o magnésio oferece para o organismo, podemos destacar:

  • Combate a depressão;
  • Previne a osteoporose;
  • Evita problemas inflamatórios;
  • Reduz a resistência à insulina, diminuindo as chances de diabetes tipo 2;
  • Melhora o humor;
  • Diminui os sintomas da enxaqueca;
  • Cuida da saúde cardiovascular;
  • Ajuda a regular a absorção de cálcio.

O magnésio é usado como um lifting natural para a pele- já falamos sobre os benefícios do leite de magnésio aqui.

Alimentos Ricos em Magnésio

É possível ingerir magnésio de duas maneiras: por meio da alimentação e de suplementação. Alguns alimentos ricos neste mineral, são:

Caso seja necessário suplementar o magnésio, existem diferentes tipos de cápsulas que ajudam nesse processo. Ele pode ser suplementado exclusivamente, ou combinado com outros nutrientes importantes, como o zinco e o potássio.

É recomendado que os homens ingiram diariamente uma dose entre 400 mg e 420 mg de magnésio. Já as mulheres necessitam de, aproximadamente, 320 mg todos os dias.

alimentos ricos em magnesio

Suplemento de cloreto de magnésio

Como já dito, o magnésio é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Por isso, a suplementação é indicada para qualquer pessoa que não consiga obter níveis satisfatórios do mineral apenas com a alimentação balanceada.

Mas, é preciso ter atenção para não suplementar uma quantidade maior que a necessária. Por isso, é importante buscar um profissional e fazer alguns exames antes de comprar seu suplemento.

Efeitos colaterais da suplementação

Como tudo na vida, se ingerido em excesso, o magnésio pode fazer mal e apresentar alguns efeitos colaterais. Por isso, é preciso ter atenção e tomar apenas a quantidade recomendada. Entre os efeitos colaterais, estão:

  • Reações alérgicas;
  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Sonolência.

Preço

Boa notícia! A suplementação de magnésio não custa muito caro. Você encontra potes com cápsulas suficientes para períodos que variam entre 1 e 6 meses, custando entre R$50 e R$ 120. Ou seja, tudo vai depender da marca e do produto escolhido, mas você gastará aproximadamente entre R$15 e R$50 reais por mês suplementando o magnésio.

cloreto de magnesio como tomar

Onde encontrar o suplemento de magnésio?

Se for necessário suplementar o magnésio, você encontra as cápsulas em lojas de suplementos, farmácias tradicionais, farmácias de manipulação e lojas de medicamentos naturais. Também é possível encontrá-lo em lojas on-line.

Verifique se a loja ou farmácia escolhida é confiável, bem como a marca do produto, para garantir os melhores resultados possíveis. Não é preciso ter receita para comprá-lo, mas não deixe de procurar um profissional para lhe indicar o tratamento adequado.


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