Manganês – Benefícios, Alimentos que contêm e Deficiência

Você sabe o que é o manganês e para que ele serve? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre este nutriente tão importante para o corpo!

O manganês é um mineral natural presente no nosso organismo. Ele é um componente da enzima denominada superóxido dismutase de manganês, com função antioxidante. Ou seja, esse enzima que contém moléculas de manganês, neutraliza e elimina os radicais livres presentes no organismo.

Por isso, este mineral é tão importante para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.  Dessa forma, auxilia na renovação das células e eliminação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce dessas células.

Quer saber mais sobre este composto tão importante para o organismo, para que ele serve e quais as suas propriedades? Confira mais, só aqui no Quero Viver Bem!

Benefícios do Manganês

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Cuida dos ossos

O manganês é um excelente aliado dos ossos, já que aumenta a densidade óssea, sendo muito utilizado para suplementação de mulheres acima dos 50 ou 60 anos. Inclusive, há alguns estudos que indicam este elemento como um possível agente do retardo da osteoporose.

Regula o açúcar no sangue

O manganês é um excelente controlador dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle da diabetes, também.  Ele ativa as enzimas necessárias para metabolizar carboidratos e proteínas e para digerir e sintetizar ácidos graxos e colesterol.

Protege contra o câncer

Pelo fato de o manganês neutralizar e eliminar os radicais livres, ou seja, ser um ótimo antioxidante, ele auxilia na renovação das células, protegendo o organismo de doenças, como o câncer.

Por isso, é muito importante estar com os níveis adequados de manganês no seu organismo. Você estará protegido de doenças e infecções.

Diminui a inflamação

O manganês é um ótimo anti-inflamatório usado em entorses ou inflamações crônicas, como artrite, diminuindo, assim, as dores ocasionadas pela inflamação dos músculos.

Combate a TPM

Se você sofre com tensões pré-menstruais todos os meses, insira o manganês na sua dieta. Este mineral é um remédio natural para os sintomas de TPM.

Estudos mostram que, muitas vezes, o incômodo dias antes da menstruação está associado aos baixos níveis de manganês no organismo das mulheres. Porém, cada organismo reage diferentemente à suplementação de manganês para TPM, por isso, procure seu médico antes de iniciar a ingestão.

Mantém o funcionamento da tireoide

O manganês é conhecido por ser um ótimo cofator para diversas enzimas, além de ser um dos componentes tiroxina, hormônio tiroidiano que mantém o ótimo funcionamento da tireoide.

Dessa forma, o manganês auxilia no funcionamento do metabolismo e dos órgãos, como controle do apetite e, consequentemente, perda de peso.

Absorve vitaminas

Ainda, o manganês tem outra função muito interessante. Ele ajuda na absorção de magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina E.

Isso se deve ao fato de que o manganês está envolvido nas reações enzimáticas de absorção e utilização dessas vitaminas e do magnésio.

Atua na função cognitiva

Os radicais livres são subprodutos de reações de oxidação que ocorrem em nosso organismo, portanto, estão presentes em todo o corpo. Como o manganês é um excelente antioxidante, ele elimina esses radicais livres, melhorando a função cognitiva.

Ainda, o manganês auxilia na transmissão mais rápida de impulsos elétricos, melhorando o nosso raciocínio.

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Alimentos ricos em Manganês

Veja os alimentos que são ricos em manganês para inserir agora mesmo em sua dieta:

  • Vegetais verdes-escuros: agrião, espinafre, brócolis, couve, alface, mostarda;
  • Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas;
  • Uva;
  • Beterraba;
  • Feijão;
  • Morango;
  • Açafrão;
  • Alho-poró;
  • Banana;
  • Pepino;
  • Kiwi;
  • Abacaxi;
  • Figo;
  • Cenoura.

Deficiência de Manganês

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A deficiência de manganês, conhecida como hipomanganesemia, é rara mas pode acontecer em humanos, animais e plantas. A recomendação de consumo diário de manganês é de 2,3 mg para homens e 1,6 mg para mulheres, sendo 2,6 mg no caso de gestantes.

Pode ser causada por má absorção do mineral e uso de anticoncepcionais, antiácidos e diuréticos. Ainda, essa deficiência deve-se a doenças de vesícula, hepáticas e alto consumo de ferro, cálcio e cobre.

Por outro lado, o excesso pode causar efeitos deletérios como toxicidade em diferentes níveis, sendo mais perigoso para o funcionamento do sistema nervoso central.

O manganês é um excelente mineral, que contribui para a formação de um organismo saudável, protegido de várias doenças. Por isso, insira alimentos ricos em manganês em sua dieta e faça exames de níveis de manganês, pelo menos, uma vez ao ano.

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Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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