A B5 é uma das vitaminas do complexo B, também chamada de ácido pantotênico e de pantenol. Trata-se de um nutriente multifuncional, que atua em diferentes frentes.
Uma delas é na saúde do corpo: a vitamina auxilia no processo de produção de energia e hemácias, bem como na síntese de ácido clorídrico e no controle da liberação de hormônios no organismo.
Paralelamente, a B5 melhora os níveis de colesterol bom e atua na produção de acetilcolina, que é um neurotransmissor importante para atividades como concentração e desenvolvimento de pensamento.
Outra frente na qual a vitamina atua é na beleza. O nutriente possui ação anti-inflamatória e estimula a renovação da pele e do cabelo. Por isso, é largamente utilizado em cosméticos para tratar a tez e os fios.
[VEJA TAMBÉM: VITAMINA B1 – BENEFÍCIOS]
Benefícios da vitamina B5
A vitamina B5, quando mantida em níveis adequados no organismo, é uma grande aliada e proporciona excelentes benefícios para a saúde e a beleza. Conheça, a seguir, alguns deles:
1. Produção de energia e redução do cansaço
A B5 participa diretamente da produção de energia que é utilizada para o funcionamento de todos os órgãos do corpo. Além disso, garante maior vitalidade, fazendo com que a pessoa tenha mais ânimo no dia a dia.
2. Melhora da digestão
A vitamina atua na produção de ácido clorídrico pelo organismo, que é a substância responsável por digerir alimentos, especialmente os mais fibrosos. Por isso, o consumo adequado de B5 colabora para a melhora da digestão.
3. Otimização do sistema hormonal
O nutriente contribui para a produção de hormônio e sua correta liberação no organismo, otimizando e melhorando o sistema hormonal. Paralelamente, também contribui para a produção de vitamina D.
Por regular os hormônios, essa vitamina ajuda a diminuir o stress, ansiedade, depressão e outros.
[LEIA TAMBÉM: VITAMINA B2 – BENEFÍCIOS]
4. Redução do colesterol
A B5 reduz o nível de colesterol ruim no organismo, bem como de triglicerídeos. Na prática, isso implica um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doença arterial coronariana.
5. Diminuição da queda de cabelo
A vitamina B5 nutre e fortalece os folículos pilosos, o que reduz significativamente a queda de cabelo e faz com que novos fios nasçam mais fortes, resistentes a danos e com brilho.
6. Melhora da pele
O nutriente é um grande aliado da pele, porque acelera o processo de cicatrização, seja de ferimentos leves ou obtidos em cirurgias. Além disso, retarda o aparecimento de linhas de expressão e rugas, bem como do envelhecimento precoce e das manchas na pele.
A vitamina B5 também possui efeito antioxidante, minimizando a ação de radicais livres e possíveis danos à pele causados por agentes externos agressores, como poluentes e sol, protegendo a tez contra o câncer.
Alimentos com vitamina B5
[CONFIRA TAMBÉM: VITAMINA B3 – BENEFÍCIOS]
A B5 pode ser mantida em níveis estáveis no organismo, por meio do consumo de alimentos que são ricos nesse nutriente. A seguir, confira quais são eles, bem como a quantidade de vitamina que possuem, considerando uma porção de 100 gramas:
- Shitake: 5,21 mg de vitamina B5;
- Fígado: 5 mg de vitamina B5;
- Carne vermelha: 2 mg de vitamina B5;
- Abacate: 1,46 mg de vitamina B5;
- Salmão: 1,2 mg de vitamina B5;
- Batata-doce: 1,1 mg de vitamina B5.
Possíveis riscos em casos de deficiência
A deficiência de vitamina B5 costuma ser rara, porque esse é um nutriente facilmente encontrado nos alimentos, mas pode ser que ocorra. Neste caso, os problemas são mais físicos e estéticos, como dermatite, queda de cabelo, fadiga, indigestão e dormência nos pés.
Como identificar a deficiência de vitamina B5
O modo mais assertivo de identificação da deficiência de B5 é por meio de exames clínicos indicados por um médico. No entanto, a falta desse nutriente provoca alguns sintomas físicos, que são indícios do problema. Conheça-os, a seguir:
- Fadiga;
- Insônia;
- Dormência nos pés;
- Indigestão e cólicas abdominais;
- Náusea e vômito;
- Infecções respiratórias e de pele;
- Queda de cabelo;
- Enfraquecimento da imunidade.
[VEJA TAMBÉM: VITAMINA B6 – BENEFÍCIOS]
Tratamento de deficiência de B5
O tratamento para deficiência de vitamina B5 é comumente realizado com reposição do nutriente, por meio da alimentação ou do uso de suplementos alimentares indicados pelo médico.
Para que haja a reposição, deve-se consumir uma quantidade específica do nutriente, que varia de acordo com a idade da pessoa. Para adultos, recomenda-se a ingestão de 5 mg de vitamina B5. Se for gestante, o valor passa para 6 mg. Mulheres em fase de amamentação devem consumir 7 mg.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.