Potássio – Para que serve? Como consumir? Benefícios e funções

Potássio é um mineral em abundância no organismo, riquíssimo em nutrientes essenciais para o bom funcionando do corpo humano. É responsável pela comunicação entre nervos e músculos, já que ajuda a mover todos os nutrientes dentro das células. O potássio traz inúmeros benefícios para a saúde muscular, nervosa, circulatória e óssea. Esse mineral também auxilia na perda de peso e, também, no ganho de massa muscular.

potassio

Conheça todos os benefícios do potássio e veja como consumi-lo:

Benefícios e funções do potássio no organismo

O potássio possui uma série de benefícios, entre eles:

  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Saúde Mental e nervosa;
  • Regulação do metabolismo;
  • Uso do cálcio;
  • Balanço de líquidos;
  • Alívio de dores;
  • Combate ao estresse e à ansiedade;
  • Perda de peso;
  • Ganho de massa muscular;
  • Controla a pressão arterial.

Há, ainda, outros benefícios de consumir esse mineral pela alimentação. O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele previne doenças do coração e, também, a pressão arterial alta. Para quem já possui esses problemas, ele proporciona alívio dos sintomas.

Por ser um vasodilatador, ele garante que o cérebro receba oxigênio suficiente, evitando problemas como o AVC. Para o sistema nervoso, ele colabora para que a condutividade elétrica dos neurônios aconteça corretamente, o que também beneficia a memória e o aprendizado.

Ele também regula a absorção de alguns nutrientes pelo organismo, como os carboidratos, as gorduras, os açúcares e o cálcio. Com esses nutrientes regulados, ele trabalha na prevenção da diabetes e do sobrepeso, inclusive, pode ser um excelente aliado na perda de peso, exatamente por todos esses motivos! Afinal, quando não há picos de açúcar no sangue, não há picos de insulina e, consequentemente, não há acúmulo de gordura. A densidade óssea do corpo é beneficiada devido à melhora nos níveis de cálcio. Isso também garante que os rins funcionem melhor diminuindo o risco de cálculos renais.

A água é essencial para o corpo humano. Cada órgão precisa de uma quantidade ideal para manter-se saudável e em perfeito estado de funcionamento. O potássio é capaz de regular e balancear os líquidos por todo o organismo.

O cortisol e a adrenalina são hormônios que, quando produzidos em excesso, causam os efeitos do estresse e da ansiedade. Quando o corpo possui bons níveis de potássio, a produção desses hormônios é moderada, o que significa um bom alívio nos sintomas do estresse e da ansiedade.

Deficiência de potássio

A falta desse mineral no organismo, conhecida como hipocalemia, pode causar sérios problemas de saúde. O sintoma mais conhecido da falta de potássio é a câimbra. Elas acontecem porque os músculos não funcionam corretamente sem o potássio, já que ele é responsável pela contração e relaxamento das fibras musculares.

Fraqueza muscular, fadiga, náuseas, vômitos frequentes, tonturas, desmaios, prisão de ventre, sensação de agulhada, também, são sintomas de que o potássio está em falta em seu organismo. Em casos mais sérios, a falta desse mineral causa batimentos cardíacos irregulares, resultando em arritmia, palpitação e, até mesmo, em uma parada cardíaca.

A falta de potássio pode causar, também, outros problemas, como diabetes, sobrepeso (devido ao acúmulo de gordura), problemas na densidade óssea, entre outros.

Como consumir potássio

O alimento mais conhecido — e rico — em potássio é a banana. Mas, há outros itens que também são ricos nesse mineral e que devem estar em sua alimentação. São eles:

  • Melão;potassio-para-que-serve
  • Feijão branco;
  • Abacate;
  • Salmão;
  • Couve;
  • Espinafre;
  • Tomate (a fruta ou o molho);
  • Abóbora;
  • Cogumelo branco;
  • Beterraba
  • Batata;
  • Sardinha fresca;
  • Cenoura;
  • Mamão papaia;
  • Iogurte natural.

O ideal é consumir cerca de 4,7g de potássio, diariamente. Vale frisar que quanto mais sódio você ingere, mais potássio é expelido pelo seu organismo. Consequentemente, os níveis de potássio em seu organismo serão baixos demais. Por isso, diminua o sódio presente no sal em excesso, salgadinhos, biscoitos e outros alimentos e temperos industrializados.

Ao perceber os sintomas da falta de potássio, agende uma consulta médica para fazer um check-up e revise sua alimentação. Geralmente, a falta ou o excesso de potássio pode vir acompanhada de alguma doença, por isso, procurar um especialista é de extrema importância para a sua saúde.


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