Alimentos ricos em Vitamina C e os Benefícios que ela traz para saúde

As Vitaminas são de extrema importância para mantermos uma vida saudável e para que o nosso organismo funcione com excelência. Dentre as vitaminas, uma das mais importantes e populares é a Vitamina C, ela ajuda na aparência da pele e no crescimento dos tecidos. Podemos encontrá-la em diversos alimentos. Que tal conhecer um pouquinho mais dessa vitamina aqui?

Vitamina C

Seus Benefícios

Potente antioxidante, a vitamina C é capaz de anular a ação dos radicais livres, sendo assim, se você costuma consumi-la em quantidade adequada, estará protegido de problemas de saúde causados pela contaminação do meio ambiente, além de diminuir o envelhecimento precoce.

Melhora a imunidade pois produz células que fazem parte do sistema imunológico e combatem microrganismos, além de elevar os níveis de anticorpos no organismo.

Traz benefícios à pele, já que a vitamina C é fundamental na produção natural de colágeno, evitando o envelhecimento da pele. O colágeno é uma proteína que permite firmar e sustentar a pele.

Fortalece os ossos, como já vimos, a vitamina C produz colágeno, que além de beneficiar a pele, fortalece os ossos, os tendões, os dentes e as paredes dos vasos sanguíneos.

Aumenta a absorção do Ferro no organismo que é de extrema importância na prevenção da Anemia Ferropriva (que causa sonolência, desânimo, raciocínio lento e perda de foco).

Auxilia na melhora de gripes e resfriados. Manter os níveis de vitamina C elevados ajuda muito a diminuir a duração de uma gripe. Afinal de contas, se nosso sistema imunológico está fraco – como ocorre quando pegamos um resfriado ou uma gripe – é importante fazer a reposição desse nutriente.

E benefícios como a diminuição do stress, melhora do humor e ajuda na queima de gorduras ainda estão em estudos.

Deficiência

A falta de vitamina C no nosso organismo, além de enfraquecer o sistema imunológico – facilitando a chegada de doenças, como gripes e resfriados frequentes – também pode trazer uma doença chamada Escorbuto, que causa inchaço, problemas nas articulações, inflamações nas gengivas, perda dos dentes, feridas que não cicatrizam, hemorragias e sistema imunológico danificado.

Fontes de Vitamina C

Morango

As frutas e os Vegetais são as principais fontes de Vitamina C.

  • São exemplos de frutas: Abacaxi, Acerola, Caju, Goiaba, Kiwi, Laranja, Limão, Mamão, Melancia, Morango, Tangerina
  • Exemplos de Vegetais: Brócolis, Cenoura, Couve de Bruxelas, Espinafre, Orégano, Pimentão, Tomate, Rabanete.

Dessa forma, e diante de tantos benefícios, não podemos deixar faltar em nosso dia-a-dia os alimentos ricos em vitamina C. De maneira simples, podemos prevenir doenças e trazer muita coisa boa para nossa saúde.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário