A B6, também chamada de piridoxina, é uma das vitaminas do importante complexo B. O nutriente é solúvel em água, sendo que o organismo absorve uma determinada quantidade dele e elimina excessos via urina.
Trata-se de uma vitamina extremamente importante para o corpo, porque atua no metabolismo de proteínas e gorduras, transformando-as em energia que alimenta todos os órgãos.
O nutriente também reduz a pressão sanguínea e o colesterol, atuando na formação da hemoglobina, prevenindo doenças cardíacas, reumatismo e anemia e contribuindo enormemente para a saúde.
Paralelamente, também atua em frentes estéticas, melhorando a qualidade da pele, tornando-a mais elástica, saudável e resistente ao envelhecimento precoce e aos seus sinais da idade, como rugas.
Benefícios da vitamina B6
[VEJA TAMBÉM: VITAMINA B1 – BENEFÍCIOS]
1. Proteção do coração
A vitamina B6 reduz a quantidade de homocisteína presentes no sangue, que é uma substância que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Quando se faz o consumo regular do nutriente, é possível evitar tais problemas.
2. Saúde do sistema nervoso e cerebral
A B6 estimula a produção de mielina, que envolve células nervosas pertencentes ao cérebro. Por isso, a vitamina melhora a saúde do sistema nervoso e cerebral, minimizando o risco de problemas como perda de memória, perda de capacidade cognitiva e Mal de Alzheimer.
3. Prevenção da anemia
Como a B6 atua na produção de hemoglobina, ela ajuda a formar mais glóbulos vermelhos e evitar a anemia, melhorando o transporte de ferro e oxigênio pelo corpo, até chegar aos órgãos.
4. Melhora da depressão
O nutriente tem participação na produção de neurotransmissores associados ao humor e sono, como a serotonina. Por isso, melhora sintomas inerentes à depressão.
5. Alívio da TPM e menopausa
A vitamina promove um equilíbrio hormonal no organismo, o que melhora sintomas associados à tensão pré-menstrual e menopausa. Portanto, a B6 é uma grande aliada das mulheres.
Além disso, estudos relatam que a vitamina B6 ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia, condição em que a gestante tem aumento da pressão arterial, bem como o nascimento prematuro dos bebês.
[LEIA TAMBÉM: VITAMINA B2 – BENEFÍCIOS]
6. Saúde de pele e cabelo
A vitamina B6 atua no metabolismo de proteínas, o que faz com que problemas de pele e cabelo sejam suavizados ou eliminados. Ao manter esse nutriente em níveis regulares no organismo, é possível ter uma pele mais elástica e livre de dermatite, por exemplo, bem como um cabelo mais resistentes a danos.
7. Bons resultados para pessoas com Síndrome de Down
A B6 é um nutriente aliado de pessoas com Síndrome de Down, porque reduz perdas cognitivas provocadas por essa condição, além de melhorar o tempo de resposta e capacidade de memória.
[CONFIRA TAMBÉM: VITAMINA B3 – BENEFÍCIOS]
Alimentos com vitamina B6
A vitamina B6 é obtida através da alimentação. Existem alguns que são ricos nesse nutriente e que podem ser inseridos nas refeições do dia a dia. Conheça, a seguir, quais são eles e veja a quantidade de B6 que possuem (no caso de porções com 100 gramas):
- Fígado: 1,43 mg de vitamina B6;
- Banana: 0,7 mg de vitamina B6;
- Salmão: 0,65 mg de vitamina B6;
- Frango: 0,63 mg de vitamina B6;
- Batata: 0,46 mg de vitamina B6;
- Avelã: 0,41 mg de vitamina B6;
- Melancia: 0,22 mg de vitamina B6;
- Espinafre: 0,17 mg de vitamina B6.
Possíveis riscos em casos de deficiência
Apesar de ser incomum, a deficiência de vitamina B6 pode prejudicar o funcionamento de órgãos, como também provocar doenças como a anemia e baixar a capacidade imunológica do corpo.
Por isso, é importante manter a ingestão de B6 em níveis adequados no dia a dia, especialmente consumindo os alimentos naturais ricos no nutriente, para proteger adequadamente o corpo.
[VEJA TAMBÉM: VITAMINA B5 – BENEFÍCIOS]
Como identificar a deficiência da vitamina B6
O método mais eficiente de diagnóstico de deficiência de vitamina B6 é por exames clínicos que são indicados por um médico. Porém, o corpo começa a apresentar alguns sintomas quando esse nutriente está em baixa, tais como:
- Irritabilidade;
- Língua inchada ou ferida;
- Fraqueza muscular;
- Insônia;
- Dor de cabeça;
- Baixa imunidade;
- Formigamento em pés e mãos;
- Convulsões;
- Fadiga;
- Depressão.
[LEIA TAMBÉM: VITAMINA B12 – BENEFÍCIOS]
Tratamento para deficiência de vitamina B6
O tratamento para deficiência de B6 é realizado com base na reposição do nutriente, o que pode ser feito de duas formas: via refeição, consumindo alimentos com a vitamina, ou via suplementação alimentar.
Em ambos os casos, recomenda-se o consumo de uma dose diária de vitamina B6 considerada ideal. Para homens e mulheres adultos, indica-se a ingestão de 1,2 mg a 1,7 mg por dia do nutriente.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.