Quantas Calorias devo Consumir por Dia para Perder Peso? Cálculo completo

Sabia que estamos em um dos melhores períodos do ano para emagrecer? É isso mesmo! Iniciando agora você vai chegar no verão com tudo em cima. Confira neste artigo: Quantas Calorias devo Consumir por Dia para Perder Peso?

Emagrecer pode ser fácil, desde que a gente esteja muito disposto, além de se planejar e buscar alternativas saudáveis. A quantidade de calorias que se deve consumir por dia para perder peso varia de pessoa para pessoa, porque esse cálculo se baseia através da altura e peso de cada indivíduo.

Além disso, quem precisa perder peso precisa se atentar a três fatores essenciais, que é a escolha de uma dieta, prática de atividade física e descanso.

É preciso encarar a perda de peso como um estilo de vida, afinal, não se começa hoje e termina daqui a três semanas. É um processo contínuo e que deve perdurar para toda a vida.

Ah, mas isso significa que nunca vai vou poder comer as coisas que gosto?

Não, calma! Não é bem assim. Tudo nessa vida precisa ser encarado como um equilíbrio. Acertar mais que errar irá consequentemente te levar ao resultado esperado. E não vamos nos enganar: a gente de fato sabe quando está mais errado do que acertando. É aquela velha história dos 80% contra 20%, por exemplo.

Se você teve uma semana produtiva, onde acertou uns 80% do cardápio, então fique tranquilo porque vai perder peso!

Cálculo de quantas calorias consumir para perder peso

Existem diversas calculadoras online que irão te mostrar a quantidade de calorias que você deve ingerir por dia para perder peso.

Esse cálculo é baseado através do sexo, idade, altura e peso atual. Vamos ver um exemplo:

Uma mulher de 35 anos, 95 quilos, 165 de altura e com perfil sedentário. Primeiro se calcula a TMB (Taxa Metabólica Basal), ou seja, o quanto o seu organismo gasta de energia para manter as atividades vitais básicas para o seu funcionamento.

Cálculo = (9.56 x 95) + (1.85 x 165) – (4,68 x 35) + 665 ⇒ (908.2) + (305.25) – (163.8) + 665 ⇒ 1714.65 kcal por dia.

Veja, se a gente consome a mesma quantidade de calorias que a gente gasta em um dia, conseguimos manter o peso. Por isso, é importante lembrar que durante o dia, através de todas as atividades, nosso corpo já está gastando calorias, inclusivo se decidirmos ficar o tempo todo na cama.

Agora, para emagrecer, é preciso consumir menos, podendo retirar cerca de 500 calorias da sua dieta. Isso já vai proporcionar uma perda de peso efetiva e bastante significativa ao longo do processo.

O que consumir?

O número de calorias que a gente consome por dia varia de pessoa para pessoa. Por isso, seja para emagrecer ou manter o peso, é preciso consumir quantidades corretas de cada grupo alimentar.

A média geral de calorias diárias para que quer manter o peso é em torno de 2 mil calorias, isso dentro de um perfil masculino. Já para as mulheres, essa média diminui um pouco, em torno de 1700 calorias.

Cuidado com os carboidratos, pois o correto é ingerir cerca de 6 a 9 porções de alimentos que sejam fontes de carboidratos. Um pão francês, por exemplo, já representa uma porção nesse cálculo.

Quantas calorias ingerir para emagrecer

As proteínas são as melhores amigas quando o objetivo é perder peso. Geralmente, o indicado para consumir é em torno de 1 a 2 porções por dia, como carne, ovos, leite e derivados.

Além disso, vale lembrar sobre a importância de beber bastante água, e potencializar os resultados com chás e alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e ainda contribuem para a queima de gordura.

O que evitar?

No processo de emagrecimento, é preciso ter muita atenção aos alimentos industrializados, pois eles contém um grande índice de sódio, podendo prejudicar assim sua dieta.

Pães, pizzas, macarrão, doces e refrigerantes, sem dúvida são os alimentos que precisamos evitar quando queremos perder peso.

Controlando as colorias

Eu sei o quanto pode ser chato precisar contar as calorias de forma muito metódica, mas nem é preciso muito calculo para começar a perder peso.

Por exemplo, uma mulher com atividade física moderada, pode fazer uma dieta que englobe o consumo de 1500 calorias que vai fazer com que ela perca peso de forma saudável. Com essa atitude, ela poderá perder até 1 quilo por semana.

Viu, como pode ser fácil perder peso?

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