Início / Dietas / Dieta atlântica é a nova tendência: aprenda como ela funciona

Dieta atlântica é a nova tendência: aprenda como ela funciona

A dieta atlântica é um novo estilo alimentar que se baseia nos alimentos consumidos por comunidades costeiras ao longo das regiões atlânticas da Europa e América do Norte. Esta dieta se dá pelo alto consumo de alimentos frescos, locais e sazonais, incluindo peixes, frutos do mar, vegetais, frutas, grãos integrais, batata, azeite de oliva, legumes, nozes e sementes.

Essa dieta busca promover uma melhora da saúde e o bem-estar, oferecendo uma variedade de nutrientes essenciais e benefícios para a saúde. Quer saber mais sobre ela? Nós vamos te contar tudo!

Dieta atlântica
Dieta atlântica é a nova tendência: aprenda como ela funciona

Como funciona a dieta a atlântica

A dieta atlântica busca dar prioridade a alimentos naturais e minimamente processados, principalmente com ingredientes frescos e sazonais. Ela promove o consumo de peixes e frutos do mar, principalmente espécies locais e ricas em ômega-3, como salmão, cavala, sardinha e arenque. Além disso, inclui uma abundância de vegetais folhosos, frutas frescas, grãos integrais, legumes, nozes e sementes.

Esta dieta ressalta a importância da qualidade dos alimentos, dando preferência a ingredientes orgânicos e cultivados localmente sempre que possível. Além disso, encoraja o consumo moderado de laticínios, principalmente em forma de iogurte, queijo e leite fermentado, e limita o consumo de carnes vermelhas e produtos de origem animal processados.

Benefícios da dieta atlântica

Melhora a saúde do coração

A dieta atlântica é rica em ômega-3 que vem dos peixes e frutos do mar, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como as próprias doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Veja também: Nutricionista entrega a verdade sobre mudanças na dieta que podem prolongar a expectativa de vida das mulheres

Ajuda no funcionamento do cérebro

O ômega-3 também são benéficos para a saúde cerebral, melhorando a função cognitiva e reduzindo o risco de declínio e doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer, por exemplo.

Aliada do controle de peso

A dieta atlântica é rica em alimentos integrais e fibras, o que pode aumentar a saciedade e ajudar no controle do peso, além de fornecer diversos de nutrientes essenciais que ajudam no funcionamento do organismo e aceleram o metabolismo.

Anti-inflamatória

Os alimentos frescos e ricos em antioxidantes presentes na dieta atlântica podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, diminuindo o risco de doenças crônicas, como artrite, diabetes tipo 2 e câncer.

Diferença entre a Dieta do Mediterrâneo

Embora a dieta atlântica e a dieta do Mediterrâneo sejam muito parecidas, há algumas diferenças entre elas. A dieta do Mediterrâneo é mais conhecida por sua preferência por alimentos como azeite de oliva extra virgem, frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, peixes, aves, laticínios, ovos e vinho tinto em moderação. Ela também inclui consumo moderado de carne vermelha e produtos de origem animal processados.

Além disso, a dieta do Mediterrâneo se concentra nas regiões mediterrâneas da Europa, como Grécia, Itália e Espanha, já a dieta atlântica se estende ao longo das regiões costeiras do Atlântico Norte, incluindo países como Portugal, França, Irlanda, Escócia, Noruega, Canadá e Estados Unidos. Com isso, as diferenças na disponibilidade de alimentos e nas práticas culinárias podem gerar grandes diferenças culinárias.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário