Alimentos ricos em Vitamina E

A Vitamina E desempenha funções vitais no corpo humano: é antioxidante, ajuda no sistema imunológico e não para por aí...Confira aqui os benefícios da substância e uma lista completa com TODOS os principais alimentos ricos. Eles são capazes de muito mais do que você imagina...

A Vitamina E é uma das mais importantes para nossa saúde. Rica em benefícios, possui papel fundamental na proteção do corpo contra os efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio (radicais livres) que são formados metabolicamente ou que são encontradas no ambiente. Ou seja, funciona como antioxidante, melhorando o funcionamento do sistema imunológico e outras vantagens que veremos ao longo do texto.

É importante mencionar que, para tratar doenças, a suplementação da Vitamina E, como qualquer outro tratamento, deverá ter prescrição médica, pois os baixos níveis dessa vitamina no corpo podem ser oriundos de disfunções que só exames médicos poderão informar. Dito isso, vamos conhecer mais sobre a Vitamina E.

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Principais benefícios da Vitamina E

Por ser uma das mais importantes vitaminas, alimentos e substâncias que contêm Vitamina E são muito procurados. Entre suas vantagens estão:

Eficiente ação antioxidante

A ação antioxidante é um dos papéis mais importantes da Vitamina E. Eliminar os radicais livres do corpo é a maior característica dessa função, evitando riscos de câncer e doenças degenerativas.

Potencializa o sistema imunológico

Normalmente, o uso de Vitamina E para atingir esses benefícios é recomendado para pessoas mais velhas, ou que estão debilitadas. A substância fará com que o sistema imunológico trabalhe melhor combatendo ações de organismos prejudiciais à saúde.

Aumento da massa muscular e melhorada saúde óssea

A vitamina E ajuda o corpo a absorver os principais sais minerais que melhoram o funcionamento do tecido muscular e ósseo. Os músculos, por exemplo, ganham a capacidade de se recuperar mais rápido após séries de treinos. Já os ossos, nutridos principalmente por cálcio e potássio, são protegidos do desgaste acelerado.

Então, pode caprichar nos exercícios quando estiver bem nutrido de Vitamina E, pois esse gasto calórico favorecerá principalmente quem busca perder peso e ganhar novas medidas.

Evitar problemas no sistema cardiovascular

A Vitamina E vai em cima do colesterol ruim, o LDL. Quando esse colesterol se acumula nas artérias é um problema, para isso, esse tipo de vitamina auxilia na formulação de glóbulos vermelhos e na dilatação de vasos sanguíneos.

Excelente amigo para pele

Um dos benefícios mais conhecidos é seu valor para pele. A ação antioxidante da Vitamina E age na pele, protegendo-a. Ela tem excelente propriedades hidratantes e, por isto, é amplamente aproveitada pela indústria de cosméticos na criação de vários produtos.

Quais são os sintomas da ausência dessa vitamina no corpo?

Apesar de não ser comum em pessoas saudáveis, a deficiência de Vitamina E no organismo pode causar problemas. O bom é que muitos alimentos são excelentes fontes dessa vitamina.

Entre os principais problemas da falta estão:

  • Problemas nas células nervosas;
  • Deficiência na produção de glóbulos vermelhos, que poderá causar anemia;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Queda de cabelo;
  • Sistema imunológico enfraquecido;
  • Pele áspera e sem brilho.

Para pessoas que têm acentuada ausência de Vitamina E, procurar um médico para entender a patologia é necessário. Portanto, evite tomar medicamentos por indicação de terceiros ou por iniciativa própria.

Quais são os alimentos ricos em Vitamina E?

A vitamina E é lipossolúvel, ou seja, precisa de lipídio (gordura) para ser absorvida. Portanto, alimentos ricos em gorduras são as maiores fontes desta vitamina, além de vegetais de folhas verde escuras.

Confira a lista dos alimentos que são ricos em vitamina E:

  • Espinafre;
  • Aspargo;
  • Semente de girassol;
  • Amêndoas, nozes e castanhas;
  • Peixes como salmão e sardinha;
  • Abacate;
  • Carne vermelha.

 

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Contraindicações: não se deve abusar da Vitamina E

Como vimos nos benefícios de Vitamina E, ela favorece a absorção de potássio. Esse mineral age diretamente na coagulação sanguínea, logo, altos níveis dessa vitamina no corpo atrapalham o sistema circulatório.

Em relação à possibilidade de engordar ingerindo a Vitamina E, não existe relatos. Porém, insistimos que, no caso de recomposição desse nutriente, sempre converse com um especialista antes. Assim, ele testará os níveis da vitamina em seu corpo, e determinará o tratamento mais adequado. Quase sempre, uma reeducação alimentar é mais eficiente.

 

Rever sua alimentação é o primeiro passo! Portanto, verifique se seu cardápio traz algum dos alimentos que listamos acima – o consumo deles garantirá a absorção de Vitamina E.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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