Como calcular a massa muscular ideal de acordo com suas medidas

A maior parte das pessoas se preocupa em buscar um corpo perfeito, com o nível ideal de massa muscular, apresentando simetria na silhueta e chamando mais a atenção. Para chegar ao nível de massa muscular ideal, precisamos antes conhecer a respeito do assunto, definindo o que se trata de músculos e o que precisamos ter de gordura no nosso organismo, já que elas também são importantes para nossas atividades. É preciso também saber a diferenciação de massa magra e gorda.

Para conseguir a porcentagem de gordura ideal e ganhar massa muscular, conseguindo um corpo bem definido, é preciso ter a quantidade certa de alimentos ricos em gordura, havendo ainda a necessidade de praticar exercícios de alta intensidade todos os dias. Mesmo com muito exercício, você não consegue os resultados desejados sem uma alimentação equilibrada ou uso de suplemento para massa muscular.

A quantidade ideal de gordura no corpo do homem pode variar entre 16 e 20%, enquanto que, na mulher, está entre 20 e 24%. Esses valores normalmente aumentam com a idade, principalmente entre as mulheres. Para saber como está o seu corpo, você deve calcular seu índice de massa corporal IMC.

Como calcular a massa muscular ideal


Alternativas para o Ganho de Massa Muscular

Antes de se aprofundar no conhecimento sobre o Ganho de Massa Muscular – E como calcular o ideal para o seu corpo, vou te mostrar duas alternativas que chamam a atenção de frequentadores de academias em todo o Brasil – pessoas que estão atrás da melhor forma física, do aumento de músculos e da melhor definição.

HyperBody

Chegou a hora de virar um verdadeiro MONSTRO. Você vê os resultados dos destaques da sua academia? Quer chegar próximo disso? Então segura a verdade: só treino não basta. Com o suplemento irão ocorrer o ganho de massa magra com muito mais facilidade.

E para te ajudar a alcançar esses resultados, o HyperBody está disponível no mercado. Trata-se de um dos suplementos mais vendidos atualmente para aquelas pessoas que buscam definição muscular rápida e definitiva.

Com uma fórmula totalmente inovadora, o HyperBody vai te proporcionar uma vitalidade muito maior para treinar, maior liberação de testosterona e HGH, maior resistência muscular, além de dar um UP no seu libido.

Pontos Positivos

  • Fórmula Eficiente e Avançada
  • Libera Muito Mais Hormônios de Crescimento (HGH)
  • Ajuda a Acumular Massa Muscular
  • Mais Resistência Muscular

Pontos Negativos

  • Seus Músculos Vão Quase explodir
  • Não Vende em Farmácias
  • Vai te Deixar Com Mais Vontade de Transar

Kimera

Atualmente, o Kimera é o maior termogênico do Brasil. Não há outro no mercado que venda tanto quanto ele. Sua fórmula possui uma combinação perfeita que faz com que os resultados apareçam em poucas semanas de uso – e muito treino.

Seus ingredientes conseguem entregar o máximo de queima de gordura sem os efeitos colaterais indesejados (algo muito comum em outros produtos similares). Com uma melhor distribuição de gordura corporal, seus músculos também irão ficar mais aparentes.

Há diversos relatos sobre os resultados do produto e você não pode descartar a opinião de pessoas que atingiram resultados incríveis com o uso desse suplemento.

Pontos Positivos

  • Possui Cafeína – Auxilia na Quebra da Gordura
  • Não Possui Efeitos Colaterais
  • Aumenta a oxidação natural de gordura
  • Usado por Atletas (inclusive lutadores de MMA)

Pontos Negativos

  • Um pouco mais caro que o HyperBody
  • Compra pela Internet pode demorar um pouco mais de 5 dias para chegar
  • Você vai querer treinar mesmo nos dias que estiver cansado.


O que é a massa muscular?

A massa muscular é o conjunto de proteínas que formam os músculos que temos no corpo. Quando estamos trabalhando o corpo ou fazendo exercícios de força, ativamos enzimas que estão dentro das células, responsáveis pela síntese das proteínas.

Quando essas enzimas estão trabalhando em ritmo mais rápido, eleva-se a velocidade da síntese de proteínas, são elas que compõem nossa massa muscular.

A maior parte das clínicas e academias parte da premissa de que o corpo é composto de dois tipos de massa, sendo a primeira de gordura, que corresponde à massa gorda, e outra livre de gordura, que é considerada a massa magra. Ou seja, massa magra = músculos.

A quantidade de massa magra, no entanto, não deve ser confundida com a quantidade de massa muscular, já que inclui a pele, os ossos, o sangue, os órgãos e todo o resto, inclusive a massa muscular.

Agora, é bom saber que, quanto mais massa magra você tiver na sua composição corporal, mais rápido poderá queimar calorias durante a prática de atividades físicas.

Quanto de massa muscular deve ter o seu corpo?

Para fazer esse cálculo podem ser usados equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água e de músculos e gorduras no organismo. A medição precisa ser feita em jejum, ou, no mínimo depois de uma hora de qualquer refeição leve.

A medição da massa muscular também não deve ser feita durante a gravidez, depois de uma atividade física intensa, durante a menstruação (nem 5 dias antes ou depois dela), já que os valores podem aparecer alterados.

Existem algumas fórmulas que levam em consideração as dobras da pele nas regiões com maior quantidade de gordura, como as costas, os braços e as coxas, podendo servir para medir o percentual de gordura do corpo, ajudando a definir um plano de treino para reduzir a gordura localizada.

Percentuais ideais de gordura

  • Entre 20 e 29 anos – 11 % de gordura
  • Entre 30 a 39 anos – 12 % de gordura
  • Entre 40 a 49 anos – 14% de gordura corporal
  • A partir de 50 anos – 15% ou mais

Nas mulheres, para calcular o peso ideal, os resultados devem estar entre 16%, 17%, 18% e 19%, nas mesmas idades, respectivamente.

Para pessoas com mais de 60 anos, é normal ter maior porcentagem de gordura no corpo, superiores aos valores da tabela, o que torna essencial a atividade física para garantir a manutenção da massa muscular e manter o percentual de gordura ideal.

Manter a massa corporal e a quantidade de gordura dentro dos valores ideais é importante para ter boa saúde, proteger os órgãos internos e manter a temperatura corporal.

A massa muscular aumenta o peso do corpo?

Uma pessoa pode até ter ganho de peso com o aumento da massa muscular, trazendo dúvidas com relação ao fato de ter engordado em gorduras ou não. No entanto, o aumento de peso não quer dizer que a pessoa tenha engordado, já que pode ter ocorrido aumento de massa muscular e não de gordura.

A queima calórica conseguida com o treino convencional pode não ser significativa, somando-se ao gasto diário de calorias e, com o passar do tempo, esse efeito pode ajudar no emagrecimento mas, ao longo do tempo, pode provocar aumento do peso em razão do incremento da massa muscular.

Assim, é bom considerar todas as variáveis e saber qual é o percentual de gordura ideal para manter a massa muscular sempre em ordem.

Se você está praticando atividades físicas para aumentar a massa muscular e ter o ganho de massa magra, procure conhecer suplementos que possam ajudar nesse seu projeto. É importante fazer entre 5 a 6 refeições diárias para suprir tudo o que seu corpo precisa.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (7 votos, média: 2,43 fora de 5)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário