Dieta dos Pontos emagrece quantos kg? Tabela Completa e Como fazer

A dieta dos pontos é um regime alimentar que consiste na contagem de calorias dos alimentos. Com ajuda de tabelas prontas, calculadoras online e aplicativos de celular é possível descobrir quantos pontos tem cada tipo e quantidade de alimento sendo que cada ponto equivale a 3,6 calorias.

A sugestão original do médico endocrinologista criador da dieta dos pontos, Alfredo Halpern,  é de consumir somente 320 pontos por dia para conseguir uma perda de 4 kg por mês. O regime alimentar não é restritivo como a low carb ou o jejum intermitente, mas sim uma medida que facilita ao indivíduo fazer melhores escolhas na montagem de seu cardápio.

dieta-dos-ponto-por-que-fazer

Dieta dos pontos Funciona? Emagrece?

A dieta dos pontos realmente emagrece, desde que feita de forma correta. A eficácia dos aplicativos de contagem de pontos já foi estudado pela ciência: uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Arizona em 2014 analisou o app “Lose it” e constatou que a maior parte das pessoas que usou o a ferramenta perdeu peso, mas nem todas estavam saudáveis.

Isso acontece porque a pessoa pode fazer escolhas equivocadas na hora de montar o cardápio. Uma das estratégias mais comuns é retirar os carboidratos do cardápio porque possuem mais pontos (são mais calóricos). No entanto, a forma mais correta seria consumi-lo em pequenas porções, aliado o tipo de alimento hipocalóricos como iogurtes desnatados ou legumes ricos em fibras.

O publicitário Lucas Silveira conseguiu emagrecer 54kg com a dieta dos pontos, a conquista o fez sair do grau de obesidade com seus 177 kg. Na opinião dele, o regime foi o único que surtiu resultados porque o levou a mudar seus hábitos de uma forma prática, o app foi útil até na hora de fazer as compras no mercado.

antes e depois dieta dos pontos lucas silva

Na opinião do médico endocrinologista Marcio Mancina, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a dieta dos pontos é uma boa forma de fazer com que o paciente esteja sempre se monitorando. O perigo, segundo ele, está na perda de peso acentuada: não se deve programar pontos que levam a perda de até 8 kg por mês, pois isso implicará em perda nutricional. A média de perda por mês deve ficar sempre entre 3kg a 4 kg.

Além disso, o Doutor comenta que quem tem patologias como pré-diabetes, diabetes ou qualquer outro tipo de doença não deve se arriscar na contagem de pontos sem antes consultar o opinião de um médico. Os apps podem ajudar a esclarecer as calorias contidas em cada alimento, mas dificilmente esclarecerá para o usuário quais tipos de comida devem combinar em cada refeição.

Dieta dos pontos

Como fazer a dieta dos pontos

Seguir a dieta é muito simples: basta respeitar o limite de “pontos” por refeição com base na tabela de pontos da dieta! A principal característica da Dieta dos Pontos é sua versatilidade. A dieta pode ser considerada uma reeducação alimentar, pois permite comer de tudo um pouco e não restringe nenhum grupo da pirâmide alimentar.

Ou seja, se um dia você quiser comer um grande hambúrguer, tudo bem, só terá que compensar com quantos pontos ainda restam da tabela completa com a contagem de todos os alimentos. O importante é os pontos não extrapolar, nem que seja somente 1 ponto.

Veja os 5 passo a passo de como seguir a dieta para emagrecer até 4 kg por mês conforme as orientações do Dr. Alfredo Halpern:

1 – Descubra quantos pontos você deve comer por dia

Para emagrecer é preciso gastar ou consumir menos 500 kcal do que a taxa metabólica basal (a quantidade diária de calorias gasta para exercer todas as atividades). Cada indivíduo tem uma média de gasto que varia conforme a idade, sexo e tipos de atividade. Já mostramos aqui como calcular quantas calorias gastar para emagrecer. 

Como cada ponto equivale a 3,6 calorias, basta fazer o cálculo de quantos pontos máximos você precisa consumir no seu dia e diminuir dele 500 kcal. Se quiser evitar, o cálculo estipule uma meta máxima de 320 pontos diários – esta é a quantidade estipulada pelo criador da dieta para conseguir emagrecer até 4kg por mês. 

Como calcular os pontos da Dieta dos Pontos?

Para chegar na pontuação diária que você pode consumir, um cálculo simples deve ser feito. Não se preocupe, pois seus conhecimentos de matemáticas não serão testados nessa dieta. Vamos fazer uma simulação?

Taxa de Metabolismo Basal (TMB)

O primeiro ponto é encontrar a taxa de metabolismo basal (TMB). Ela é diferente para mulheres e homens e é separada por grupos de idade. Veja:

Para mulheres a conta é:
10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

Para homens a conta é:
10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651
18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879
Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

Faça a sua conta e anote o resultado num papel. Vamos tomar como exemplo uma mulher de 31 anos, 1,76 e 90 quilos. Pelos cálculos do TMB chegamos no valor de: 1612

Necessidade diária de energia

Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de calcular os pontos da dieta é a quantidade de exercício físico semanal praticado. Na tabela, é levado em consideração desde aquela pessoa com alto índice de exercício até o mais sedentário. Veja:

MulherHomemRotina diária
1,21,2Sedentário sem prática de exercícios.
1,31,3Dia movimentado (trabalha com força física) ou Dia parado (trabalha sentado), porém atividade física 3x por semana 30 minutos por dia.
1,351,4 Dia movimentado (trabalha com fora física) e faz atividade física 3x por semana 30 minutos por dia.
1,451,5Dia movimentado (trabalha com força física) e faz atividade física 3x por semana 1h por dia ou Atividade física diária de 30 minutos por dia.
1,51,6Dia movimentado (trabalha com força física) e faz atividade física todos os dias entre 1h a 2,5h.
1,71,8Dia movimentado (trabalha com força física) e faz atividade física todos os dias por mais de 3h.

Na mulher hipotética que criamos, o cálculo ficará assim: Analise como é o seu dia a dia. Seja bem crítico nesse momento e veja qual o dado da tabela acima mais se parece com o seu dia a dia. Definido o seu perfil, pegue o valor de energia diária e multiplique pelo resultado obtido no TMB.

1612 * 1,3 (pois nossa amiga imaginária faz exercícios de 30 minutos 3x por semana). O valor até aqui é de: 2095,6

Como chegar na quantidade de pontos para a minha dieta?

Nessa dieta, um ponto equivale a 3,6 calorias. Para que você chegue ao número de pontos que você pode consumir por dia, você deve pegar o valor obtido na multiplicação do TMB pelo valor de energia diário (no caso da mulher imaginária é de 2095,6) e dividir por 3,6.

2095/3,6 = 582

582 é a quantidade de pontos que você pode consumir por dia. Ou seja, a soma dos alimentos consumidos no dia não pode ser superior a 582. Mas como sei os pontos de cada alimento?

2 – Baixe um aplicativo de contagem de pontos

Basta uma simples busca pela Play Store ou Apple Store para encontrar milhares de aplicativos de contagem de pontos. Alguns tem cadastrado até a marca de cada produto para que a contagem seja bem exata.

Mas tome cuidado: você deve usar os apps para programar o seu cardápio e não para adequar uma má alimentação a quantidade de calorias máxima diária. Ou seja, para emagrecer com saúde é preciso que o cardápio seja rico em todos os tipos de nutrientes. As ferramentas podem te ajudar até na hora de optar por uma marca ou outra e saber o que é melhor na hora de fazer suas compras do mês.

3 – Faça a dieta

Com o aplicativo em mãos basta usá-lo para programar o seu cardápio diário e não fugir da quantidade de pontos máxima por dia.

5 – Mude a sua rotina e estilo de vida

A maior parte dos usuários, depois de conseguir atingir os objetivos de emagrecimento não precisam mais utilizar o contador de calorias da dieta dos pontos,mas utilizam os conhecimentos adquiridos sobre quão calórico é cada alimento para mudar o seu estilo de vida, sobretudo a alimentação.

Recomenda-se ainda que seja separado um momento do dia para fazer alto nível de atividades físicas. Dessa forma, além da perda de peso a pessoa consegue aumentar a massa muscular e se manter em forma e dentro do seu peso ideal. (Já ensinamos aqui como calcular o peso ideal)

calcular pontos dieta dos pontos aplicativo

Cardápio para dieta dos pontos

Na hora de montar o seu cardápio leve em consideração as seguintes recomendações médicas para emagrecer com saúde:

Tabela completa Dieta dos Pontos

Abaixo, separamos alguns alimentos e seus pontos. São alimentos do dia a dia das pessoas. Veja:

dieta-dos-pontos-tabela-1

Para os produtos industrializados, o calculo deve ser feito da seguinte maneira: Pegue o valor total de Kcal (calorias) que está disponível na tabela nutricional do produto. Esse valor é válido para a porção indicada na tabela.

Com esse valor em mãos, basta você dividir por 3,6. Muito simples!
Exemplo prático: Um produto diz que sua porção tem 60g. Basta você pegar esse valor de 60 e dividir por 3,6.

60/3,6 = 17

Logo, esse produto tem 17 pontos quando consumido na porção indicada.

3 dicas para potencializar a Dieta dos Pontos

  1. Anote tudo o que você comer durante o dia. Para facilitar o controle de pontos, some os pontos depois do almoço e antes do jantar para, assim, saber o quanto você ainda poderá comer;
  2. Desconte 15 pontos nas refeições principais (almoço e jantar), referentes ao tempero usado no preparo da comida;
  3. Se ultrapassar o limite de pontos de uma refeição, compense-a ingerindo menos calorias na refeição seguinte;

dieta dos pontos cardápio

Agora que você já sabe como emagrecer calculando as calorias dos alimentos faça o cálculo de qual é o seu gasto energético e comece a contar os pontos diários para promover uma mudança no seu comportamento alimentar e, principalmente, uma transformação no seu corpo.

E lembre-se que a dieta dos pontos pode até de fazer perder peso, mas não te fará perder barriga. Para isso, será preciso aliar uma quantidade razoável de exercícios físicos, principalmente focados, para definir o seu corpo.


Referências usadas neste conteúdo

JOURNAL OF NUTRITION EDUCATION AND BEHAVIOR. Dietary Self-Monitoring, But Not Dietary Quality, Improves With Use of Smartphone App Technology in an 8-Week Weight Loss Trial. 2014. Disponível em <https://www.jneb.org/article/S1499-4046(14)00469-2/abstract>

HALPERN, Alfredo. Dieta dos pontos: leia use, aprenda a comer de tudo e emagreça de fez com muito prazer. Editora Abril, 1ª edição. 2004. Disponível em <http://xa.yimg.com/kq/groups/15637165/1709241062/name/Livro+Dieta+dos+Pontos.pdf>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário