Dieta dos Pontos: O segredo para emagrecer sem fome

Saiba que emagrecer nunca foi tão fácil: com a dieta dos pontos você emagrece com saúde e sem passar fome! Tentou a Dieta Dukan ou a Dieta Detox e não conseguiu concluir? A Dieta dos Pontos pode ser sua salvação! Ela é adotada por pessoas que querem uma vida saudável, essa dieta é feita por meio de pontos de alimentos, onde com o auxílio  de uma calculadora de pontos em conjunto com exercícios físicos, fica mais fácil de perder peso do que se imagina.

Todo mundo tem como um dos objetivos do próximo ano emagrecer. No Brasil, o número de pessoas acima do peso cresce cada dia mais, porém, o número de pessoas que estão se conscientizando do problema que o peso extra pode acarretar, aumenta, e, com isso, vemos muitas pessoas atrás de qualquer tipo de ajuda. Na dieta dos pontos não é necessário passar fome, não com uma dieta tão abrangente em quesito de alimentação saudável.

Desde academias, passando por corridas e pelas dietas. Muitos brasileiros estão indo atrás da boa forma. Nesse instante, toda ajuda é necessária. Seja de um profissional para indicar as melhores opções, até um amigo ou familiar que dê o apoio emocional necessário para essa mudança de vida. Quem sabe um suplemento, como o SSX – Super Slim X. Enfim, tudo que for saudável vale para emagrecer! Tudo isso começa primeiramente adotando uma alimentação saudável, não somente para perder barriga, mas também para eliminar os índices de gordura trans, regular seu peso que você está e também levar seu corpo ao seu limite dos exercícios físicos.

Dieta dos pontosE entre as tantas opções que você tem para emagrecer, resolver destacar uma delas nessa postagem. Vamos falar da dieta dos pontos. Você conhece? Se sim, essa é uma ótima oportunidade para enriquecer seus conhecimentos sobre essa possibilidade de emagrecimento com saúde.
Agora, se você não conhece a dieta dos pontos, se prepare para entrar num mundo onde emagrecer pode ser muito mais fácil do que você imagina. Então, se você quer emagrecer para ficar melhor contigo mesmo, se você quer emagrecer para ser visto com outros olhos pelas pessoas ao seu redor, se você quer emagrecer para que sua saúde esteja em dia, a dieta dos pontos é uma ótima oportunidade para eliminar, de vez, o peso extra.

Vamos conhecer mais sobre a dieta dos pontos? Veja abaixo tudo aquilo que você precisa saber. Um verdadeiro guia completo sobre a dieta dos pontos.

O que é a dieta dos pontos?

A dieta dos pontos foi criada pelo Dr. Alfredo Halpern, consiste basicamente em equilibrar a quantidade de calorias ingeridas com o gasto calórico diário. Para descobrir o limite de calorias diário é feito um cálculo que considera o peso, altura, idade, sexo e condicionamento físico do indivíduo. Assim, a quantidade de pontos é variável de pessoa para pessoa e a chance de dar certo é muito alta! É necessário seguir as indicações especiais dessa dieta, assim como é importante a prática de atividades físicas em conjunto.

Seguir a dieta é muito simples: basta respeitar o limite de “pontos” por refeição com base na tabela de pontos da dieta! A principal característica da Dieta dos Pontos é sua versatilidade. A dieta pode ser considerada uma reeducação alimentar, pois permite comer de tudo um pouco e não restringe nenhum grupo da pirâmide alimentar.

Ou seja, se um dia você quiser comer um grande hambúrguer, tudo bem, só terá que compensar com quantos pontos ainda restam da tabela completa com a contagem de todos os alimentos. O importante é os pontos não extrapolar, nem que seja somente 1 ponto.

Como calcular os pontos da Dieta dos Pontos?

Para chegar na pontuação diária que você pode consumir, um cálculo simples deve ser feito. Não se preocupe, pois seus conhecimentos de matemáticas não serão testados nessa dieta. Vamos fazer uma simulação?

Taxa de Metabolismo Basal (TMB)

O primeiro ponto é encontrar a taxa de metabolismo basal (TMB). Ela é diferente para mulheres e homens e é separada por grupos de idade. Veja:

Para mulheres a conta é:
10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

Para homens a conta é:
10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651
18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879
Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

Faça a sua conta e anote o resultado num papel. Vamos tomar como exemplo uma mulher de 31 anos, 1,76 e 90 quilos. Pelos cálculos do TMB chegamos no valor de: 1612

Necessidade diária de energia

Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de calcular os pontos da dieta é a quantidade de exercício físico semanal praticado. Na tabela, é levado em consideração desde aquela pessoa com alto índice de exercício até o mais sedentário. Veja:

MulherHomemRotina diária
1,21,2Sedentário sem prática de exercícios.
1,31,3Dia movimentado (trabalha com força física) ou Dia parado (trabalha sentado), porém atividade física 3x por semana 30 minutos por dia.
1,351,4 Dia movimentado (trabalha com fora física) e faz atividade física 3x por semana 30 minutos por dia.
1,451,5Dia movimentado (trabalha com força física) e faz atividade física 3x por semana 1h por dia ou Atividade física diária de 30 minutos por dia.
1,51,6Dia movimentado (trabalha com força física) e faz atividade física todos os dias entre 1h a 2,5h.
1,71,8Dia movimentado (trabalha com força física) e faz atividade física todos os dias por mais de 3h.

Na mulher hipotética que criamos, o cálculo ficará assim: Analise como é o seu dia a dia. Seja bem crítico nesse momento e veja qual o dado da tabela acima mais se parece com o seu dia a dia. Definido o seu perfil, pegue o valor de energia diária e multiplique pelo resultado obtido no TMB.

1612 * 1,3 (pois nossa amiga imaginária faz exercícios de 30 minutos 3x por semana). O valor até aqui é de: 2095,6

Como chegar na quantidade de pontos para a minha dieta?

Nessa dieta, um ponto equivale a 3,6 calorias. Para que você chegue a quantidade de pontos que você pode consumir por dia, você deve pegar o valor obtido na multiplicação do TMB pelo valor de energia diário (no caso da mulher imaginária é de 2095,6) e dividir por 3,6.

2095/3,6 = 582

582 é a quantidade de pontos que você pode consumir por dia. Ou seja, a soma dos alimentos consumidos no dia não pode ser superior a 582. Mas como sei os pontos de cada alimento?

Como saber os pontos de cada alimento para a Dieta dos Pontos?

Abaixo, separamos alguns alimentos e seus pontos. São alimentos do dia a dia das pessoas. Veja:

dieta-dos-pontos-tabela-1

Para os produtos industrializados, o calculo deve ser feito da seguinte maneira: Pegue o valor total de Kcal (calorias) que está disponível na tabela nutricional do produto. Esse valor é válido para a porção indicada na tabela.
Com esse valor em mãos, basta você dividir por 3,6. Muito simples!
Exemplo prático: Um produto diz que sua porção tem 60g. Basta você pegar esse valor de 60 e dividir por 3,6.

60/3,6 = 17

Logo, esse produto tem 17 pontos quando consumido na porção indicada.

Como montar um cardápio para a Dieta dos Pontos?

dieta-dos-ponto-por-que-fazer

A Dieta dos Pontos é conhecida pela liberdade na hora de escolher o que comer. Apesar de permitir a ingestão de todos os tipos de alimentos, deve-se considerar o objetivo (emagrecer) e o limite de pontos diário para que os resultados sejam eficazes. Ou seja, ainda que a dieta permita a ingestão de pães e massas, opte por aqueles feitos com farinha integral, pois são mais saudáveis e menos calóricos que os demais.

Vale lembrar que os alimentos mais saudáveis “custam” menos pontos na tabela, o que permite maior ingestão destes durante a dieta.

3 dicas para potencializar a Dieta dos Pontos

1. Anote tudo o que você comer durante o dia. Para facilitar o controle de pontos, some os pontos depois do almoço e antes do jantar para, assim, saber o quanto você ainda poderá comer;
2. Desconte 15 pontos nas refeições principais (almoço e jantar), referentes ao tempero usado no preparo da comida;
3. Se ultrapassar o limite de pontos de uma refeição, compense-a ingerindo menos calorias na refeição seguinte;

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply