Banana – Benefícios e informações nutricionais

Você consegue adivinhar pelo menos uma das frutas mais consumidas no mundo inteiro? Se pensou na banana, parabéns! O cultivo da banana no Brasil se espalhou de tal maneira que hoje se destaca como a fruta mais consumida no país. É ingerida crua, assada, frita, em farinha, em purê, em passas, em compotas, transformada em licor ou aguardente.

Esse alimento super saboroso e nutritivo é indicado para adultos e crianças. Sua textura, cor e sabor agradam e facilitam a inclusão dela diariamente em dietas.

Quer saber mais sobre a banana? Acompanhe!

 

banana

Informações nutricionais da banana

Muitas pessoas não consomem banana com regularidade devido aos comentários sobre ela ser a segunda fruta mais calórica, somente perdendo para o abacate.

Uma banana prata média tem cerca de 60 calorias. Portanto, não é calórica, mas sim rica em carboidrato de alto índice glicêmico. Para diminuir o este índice, basta consumi-la junto com alguma fibra, proteína ou gordura e, claro, não exagerar nas quantidades.

Mas saiba que a banana:

  • Contém múltiplos antioxidantes;
  • É rica em carboidratos;
  • Possui grande quantidade de água;
  • Tem alto teor de fibras;
  • Tem baixo teor de gorduras.

Possui os seguintes nutrientes:banana

Portanto, a banana é uma fruta considerada de elevado valor nutricional.

Benefícios da banana para a saúde

Graças aos inúmeros nutrientes em sua composição, a banana tem a incrível capacidade de:

  • Regular o nível de açúcar no sangue: isso acontece por sua riqueza em pectina, uma fibra solúvel que controla os níveis de açúcar após as refeições;
  • Controla o apetite, mantendo a saciedade por mais tempo;
  • Reduzir a pressão arterial;
  • Reduzir a possibilidade de uma pessoa sofrer aterosclerose, bem como infarto do miocárdio e acidente cerebrovascular;
  • Melhorar a digestão;
  • Auxiliar na melhor absorção dos nutrientes;
  • Ajudar com maior proteção e cuidado na saúde do cólon;
  • Ajudar na função nervosa e muscular;
  • Diminuir alguns sintomas da TPM;
  • Reduzir os sintomas da diarreia e da prisão de ventre;
  • Estimular a produção de muco no estômago;
  • Ajudar a matar bactérias que provocam as úlceras estomacais: suas fibras evitam que bactérias como E. coli se fixem nas paredes do intestino;
  • Reduzir o risco de câncer de mama e de rim: graças a dois antioxidantes naturais (catequinas e delfinidina);
  • Melhorar a circulação;
  • Combater a depressão e o estresse: é rica em triptofano, substância que estimula a produção de serotonina.

Como consumir a banana?

Além de ser versátil nos benefícios, a banana traz várias formas de consumo – basta encontrar qual delas encaixa-se com o seu paladar.

Quer conhecer as combinações saudáveis para nunca tirar a banana da sua dieta?

Banana verde

Embora não se tenha feito um parêntese anteriormente, é importante que você saiba que a banana, quando verde, possui amido resistente – o que é isso? É um tipo de amido resistente à digestão no intestino delgado; sendo resistente, é capaz de diminuir a absorção de gorduras e açúcares no intestino, promovendo maior saciedade e menor absorção do colesterol.

farinha de banana verde receita

A banana verde não é saborosa, por isso, existe a opção da biomassa e da farinha – formas recomendadas para o preparo de bolos, sucos ou mesmo como acompanhamento de frutas.

 

Doce de banana

A banana, quando bem madura, é muito boa para fazer doce sem precisar adicionar açúcar, pois irá ser uma alternativa com poucas calorias que satisfará o seu paladar.

Uma recomendação é consumir esse doce após o jantar, pois a banana irá servir como síntese da melatonina, o hormônio que tem a responsabilidade de relaxar o corpo e regular o sono.

Banana substituindo o carboidrato tradicional

Uma combinação curiosa é experimentar utilizar a banana no lugar do querido arroz ou macarrão.

Experimente juntar a banana com alguma proteína (frango, carne ou peixe) de sua preferência e deixe-se levar pela enorme quantidade de nutrientes.

Vitamina de banana

A vitamina de banana é muito conhecida e querida, pois, também, pode ser complementada com ingredientes saudáveis, tais como leite, aveia, iogurte, outras frutas, entre outros.

shake banana

Lembre-se que você pode criar as suas combinações, conforme os seus gostos.

Não tenha medo da banana por ela ser rica em carboidrato! Ela possui muitos nutrientes que valem a pena ser ingeridos, podendo tranquilamente ser adicionada em uma dieta equilibrada. Consulte um nutricionista para saber qual a quantidade ideal, horários e formas de consumo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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