Dieta para Gastrite e Úlcera – Alimentos para evitar dor no estômago

A dieta para gastrite ou úlcera precisa ser feita a partir de alimentos leves, com baixo teor de gordura ou açúcar. Veja aqui o que está liberado para comer e o que evitar ao máximo para evitar a inflamação e passar longe da terrível dor de estômago.

Qualquer dor que nós sentimos já incomoda, não é? Porém, basta tomarmos algum remédio específico para aquela dor, que logo melhora, certo? Mas, cuidado! Dependendo da dor, o ideal é consultar um médico para saber a causa e o tratamento.

Quando a sua dor for no estômago, em forma de “queimação” ou “azia” é bom procurar logo um médico para tratar uma possível úlcera ou gastrite. Afinal, são dois problemas de saúde que, se não tratarmos, podem acarretar em sérios problemas que podem ser fatais.

O problema é que a causa para essas doenças está na nossa própria alimentação e no estresse do dia a dia.No entanto, elas podem ser evitadas com uma dieta saudável e alguns medicamentos para amenizar a acidez no estômago.

Vamos especificar melhor quais são os sintomas da úlcera e da gastrite, qual o tratamento mais adequado e qual dieta é a mais favorável para evitar ou tratar tais doenças.

Úlcera

dieta para úlcera no estômagoA úlcera gástrica é uma ferida que surge nas paredes estomacais, formada por meio de uma alimentação não saudável ou infecção por bactéria, a mais comum é a H. Pylori.

Outras causas para o surgimento da úlcera são estresse diário, que afeta o nosso sistema nervoso, bebidas alcoólicasuso indevido de alguns medicamentos, como o AAS ou anti-inflamatórios.

Para saber se você possui úlcera é bom ficar atento em alguns sintomas como:

  1. Dor abdominal, em forma de contrações ou pontadas;
  2. Queimação no estômago;
  3. Enjoos e/ou vômitos;
  4. Dores na cabeça;
  5. Sangramento nas fezes, muitas vezes, só identificado por um exame.

No entanto, em alguns casos, os sintomas aparecem algumas vezes e não são recorrentes.

Depois de confirmada pelo médico especialista e por exames, como a endoscopia (inserção de uma sonda com uma microcâmera pela boca, até o estômago), o tratamento é feito pelo uso de remédios antiácidos, como o Omeprazol.

Além dos remédios, você deverá seguir uma dieta específica para que a sua alimentação regular não interfira no tratamento e na cura.

Gastrite

cardápio para dor no estômagoUm pouco semelhante à úlcera, a gastrite é uma infecção ou inflamação que surge no revestimento do estômago, ou parede estomacal. Então, quando ingerimos algum alimento, o nosso organismo libera o ácido clorídrico e este vai direto na inflamação – por isso o desconforto.

As causas dessa doença são bebidas alcoólicas, uso indevido de medicamentos(Ibuprofeno, Naproxeno ou Aspirinas), café, estresse acumulado, sal de frutas e surgimento da bactéria H. Pylori.

Os sintomas, para quem possui gastrite, são quase os mesmos sintomas da úlcera:

  • Dores na região abdominal;
  • Dores de cabeça;
  • Enjoos e vômitos;
  • Falta de apetite e emagrecimento;
  • Fraqueza;
  • Refluxos;
  • Fezes escuras ou sangramento nas fezes.

O exame a ser feito em casos de suspeita de gastrite é o mesmo da úlcera, a endoscopia. Com a microcâmera, o médico especialista será capaz de observar tudo por dentro do seu estômago, para ter certeza da presença da gastrite ou não.

O tratamento para gastrite, também, ocorre com medicamentos antiácidos e antibióticos. E além da medicação, você deverá seguir uma dieta rigorosa dada pelo médico, pois como trata-se de alimentos que cairão direto na inflamação, o ideal é que sejam alimentos e bebidas leves.

cardápio para gastrite

Dieta para os casos de Úlcera e Gastrite

A seguir, você encontra a lista do que você poderá beber e comer, normalmente, os médicos prescrevem:

  • Nenhum tipo de café, somente chás – exceto os de mate, preto ou com cafeína; Escolha aqui com base nas propriedades. Alguns chás são digestivos, como hortelã, erva cidreira, camomila, alecrim, sálvia, menta.
  • Gengibre é um anti-inflamatório natural que pode auxiliar na digestão e melhorar a sensação de queimação, dor e náusea;
  • Sucos naturais de frutas, exceto as que contêm muita acidez, como laranja, abacaxi ou limão;
  • Evitar o pão de farinha branca, como o pão francês;
  • Queijo branco e ricota, pois possuem menos gorduras;
  • Carnes magras, sem gorduras e bem cozidas ou assadas;
  • Temperos na comida somente com ervas finas. Nada de molhos prontos, pimenta, alho, cebola ou mostarda;

Está com poucas ideias?Veja aqui 7 melhores receitas de sucos de frutas e aqui receitas simples e saudáveis.

dieta para úlcera

A lista, a seguir, é da dieta que você deve evitar beber ou comer:

  • Qualquer tipo de frituras, como batata frita, carne frita, salgados fritos, etc.;
  • Molhos prontos, como o branco ou de tomate;
  • Qualquer tipo de alimento com muita gordura;
  • Carne de porco e suas variações, como salsichas, presunto ou mortadela;
  • Refrigerantes, café (ou qualquer bebida que possua cafeína), chá preto, bebidas alcoólicas e sucos ácidos;
  • Bolachas recheadas, leite integral e bolos industrializados;
  • Lanches prontos e gordurosos, como os fast-foods;
  • Laranja, abacaxi, frutas cítricas em geral etc;
  • Pimenta.

Úlcera e gastrite são doenças graves que devem ser tratadas com médico. Se você sente frequentemente os sintomas relatados, procure melhor sua alimentação e vá ao médico. Quanto antes as doenças forem tratadas, menor o risco delas evoluírem para casos mais graves.

 

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

4 Comentários

  1. EDUARDO LUIZ GERALDO
  2. Anne Karolline Silva de Novais
  3. CHRISTINE GROTE
    • Quero Viver Bem

Deixe um Comentário