Comidas saudáveis para emagrecer – Receitas e Dicas do que Comer

As Comidas saudáveis para emagrecer não precisam ser complexas e com ingredientes estranhos. Confira aqui as melhores receitas do que comer para emagrecer e ainda veja dicas do que evitar e o que incluir para acelerar sua perda de peso. É mais fácil do que você imagina...

Perder peso, atingir a forma que sempre sonhou e ficar feliz com a própria imagem são desejos de muitas pessoas. Curiosamente, o segredo para conquistar esses resultados é passar por uma reeducação alimentar e comer comidas saudáveis.

É justamente aí que muitos ficam em dúvida: o que pode ser definido como saudável, que ajudará a emagrecer definitivamente? Há alguns critérios para saber o que comer para perder peso. Confira, a seguir, quais são eles e dicas de comidas saudáveis para inserir em sua alimentação.

Lembrando que nesse texto daremos dicas gerais sobre alimentação saudável no emagrecimento, para ter um cardápio específico é preciso consultar um nutricionista!

Industrializados não são boas escolhas

Alimentos industrializados são escolhas práticas e rápidas, mas esse tipo de refeição costumar ter alta taxa de gordura, sal e açúcar, que comprometem o emagrecimento.

Se sua intenção for ter resultados rápidos de perda de peso, evite os industrializados, trocando-os por alimentos naturais e frescos, que têm maior taxa de nutrientes e baixa caloria.

Produtos light/diet também não são ideais, pois, apesar de terem pouco ou nenhum açúcar ou gordura, eles são altamente artificias, contendo substâncias químicas que podem fazer mal ao organismo, além de não oferecem quase nenhum nutriente essencial.

o que não comer para conseguir emagrecer

Tenha o açúcar refinado como vilão

O açúcar refinado não oferece benefício algum ao organismo, além de ter alto valor calórico. Seu consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento de doenças, como a diabetes.

Caso faça questão de tomar sucos e cafés adoçados, invista em produtos naturais para tornar as bebidas mais palatáveis. Ótimos exemplos são o mel (com moderação!) e a estévia.

Mesmo com opções melhores, procure não adoçar a comida, tentando adaptar seu paladar ao real sabor dos alimentos.

Frituras devem ser deixadas de lado

Ao imergir um alimento em óleo, seu teor calórico pode triplicar. Por isso, deixe as frituras de lado e consuma mais o alimento cru, cozido ou assado, versões em que as calorias tendem a serem sempre menores.

Além de aumentar – e muito – as calorias da preparação, ao submeter os alimentos a altas temperaturas, especialmente com gordura, são produzidas substâncias tóxicas que fazem mal à saúde, aumentando até mesmo o risco de câncer.

Faça substituições inteligentes

Saber fazer substituições inteligentes em sua refeição é uma dica perfeita para emagrecer. Bateu a vontade de comer um hambúrguer? Procure uma versão caseira com mais produtos naturais e integrais, pois o valor nutricional é maior e as calorias são menores.

Esta dica de substituir vale para tudo o que quiser comer. Sempre pense no seu desejo gastronômico e se ele pode ser substituído por alimentos mais saudáveis. Assim, dá para emagrecer e ainda comer melhor em seu dia a dia.

Como já mencionado, evite também trocar os alimentos “normais” pelas suas versões light/diet. Essa troca não é inteligente, pois você apenas diminuirá o teor de açúcar ou gordura da refeição, mas não a tornará mais nutritiva. A melhor opção é substituir por alimentos naturais como frutas, verduras, ovos, carnes, sementes oleaginosas, entre outras.

comidas saudaveis para emagrecer

Dicas de comidas saudáveis e baratas para emagrecer

Chás

chás para emagrecerO chá não é exatamente uma comida, mas é um aliado no emagrecimento, pois é natural e pode substituir sucos industrializados e refrigerantes em grande estilo.

Existem inúmeros tipos de chás, mas no emagrecimento é interessante consumir os que possuem efeito termogênico e queimam a gordura (chá verde) e os diuréticos (hibisco, cavalinha) . Se quiser um chá com sabor diferente, opte pelas versões feitas com canela, cravo, casca de laranja e gengibre, por exemplo.

<< Confira aqui as 5 melhores receitas de chás para emagrecer rápido!>>

Ovo 

O ovo é um alimento rico em proteínas e que proporciona boa saciedade, dando suporte ao emagrecimento. O ovo mexido, especificamente, é fácil e barato de ser feito, resultando em um prato que pode ser consumido em qualquer refeição. Também são bem vindas as versões cozidas, poché e omeletes.

comida saudavel para emagrecer - ovoSe quiser incrementar seu ovo mexido, é possível fazê-lo com diversos alimentos leves, como sugerido nesta receita com queijo fresco e tomate:

  • 2 ovos batidos;
  • Meio tomate picado;
  • Meia cebola ralada;
  • Uma fatia de queijo fresco picado;
  • Uma pitada de sal.
  1. Misture todos os ingredientes;
  2. Leve-os ao fogo, numa frigideira antiaderente, mexendo constantemente, até que o ovo fique com uma consistência macia;
  3. Consuma como prato principal ou acompanhamento.

Snacks saudáveis

o que comer para emagrecer - cereal integralAo fazer dieta, sempre bate uma fome fora de hora entre as refeições principais. Para eliminá-la, tenha consigo snacks saudáveis, como porções pequenas de vegetais cortados. Ótimos exemplos são a cenoura e pepino.

As refeições da tarde combinam bem com cereais integrais e alimentos ricos em fibras como as frutas (veja aqui quais são). Outras opções práticas de lanche são as sementes oleaginosas (amendoim, amêndoas, castanhas, nozes) e frutas secas. Mas cuidado com a quantidade, pois são alimentos mais calóricos, porém ricos em nutrientes e dão saciedade.

 

Sopas

As sopas são alimentos leves, nutritivos e pouco calóricos, claro que isso vai depender dos ingredientes escolhidos. E o melhor? São baratas e simples de serem feitas, como esta receita de sopa de legumes, que é uma ótima sugestão de janta:

  • 3 cenouras médias cortadas;alimentacao saudavel para emagrecer
  • 3 cebolas picadas;
  • 2 xícaras de salsão picado;
  • 2 alhos porós cortados;
  • Um maço de cebolinha;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 litros de água;
  • Sal a gosto.
  1. Leve todos os ingredientes ao fogo;
  2. Após levantar fervura, tampe a panela e deixe a sopa cozinhando por 3 horas, no máximo;
  3. Desligue o fogo, espere meia hora e bata tudo no liquidificador;
  4. Coloque a sopa no prato e sirva.

Use e abuse da criatividade para criar novos sabores! Dê preferência aos vegetais, temperos naturais, carnes magras e frango. Evite colocar muitos carboidratos como batatas, arroz, macarrão; escolha apenas um deles.

<< NÃO PERCA: Receitas simples de sopas para emagrecer – Sem ingredientes difíceis!>>

Legumes assados

Não é muito fã das saladas cruas? Os legumes assados são apostas certeiras. Se você tem dúvidas sobre o que adicionar no seu cardápio então confira nossa categoria com a tabela nutricional completa e benefícios de cada legume e verdura aqui.

lergumes para emagrecerNessa receita base para legumes assados você vai precisar de:

  • Legumes picados grosseiramente (batata, cenoura, chuchu, abóbora, berinjela, enfim, o que estiver na geladeira);
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 cebolas cortadas em rodelas;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.
  1. Coloque os legumes numa assadeira, espalhe-os sobre eles os demais ingredientes e leve ao forno por 20 minutos;
  2. Vire os legumes e deixe-os no forno por mais 20 minutos ou até que estejam macios;
  3. Após prontos, agora é só deliciar-se!

 

Com essas dicas infalíveis para emagrecer ficará muito mais fácil encontrar a rotina certa reeducada e, mesmo assim, sem perder o prazer de comer. Para um cardápio específico de emagrecimento, procure um nutricionista.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário