Laranja – Para que Serve, Benefícios, Informações Nutricionais e Propriedades

A laranja é fácil de ser encontrada e muito saborosa. Veja aqui a origem da fruta, para que ela serve, seus benefícios na saúde e informações nutricionais

A laranja é uma fruta originária da laranjeira. Acredita-se que a muito tempo atrás, ela originou-se a partir da mutação de sementes de várias frutas cítricas similares. Amplamente consumida no mundo, muitos a associaram sua origem a Portugal, entretanto a fruta é originária da China, sendo levada a Europa no século XVI pelos portugueses.

De baixo custo e fácil de ser encontrada nos mercados e feiras durante o ano inteiro, a laranja é uma das frutas mais populares no mundo. Pode ser consumida in natura, na forma de suco e até mesmo como tempero.

Para que serve

O principal nutriente encontrado na laranja é a vitamina C. A falta de ácido ascórbico, ou seja, de vitamina C, no corpo humano é responsável por uma patologia chamada de escorbuto. Entre os sintomas, têm-se o cansaço, fraqueza, irritação, problemas na gengiva, dentes, pele e cabelos extremamente secos, além de causar anemia.

Outro nutriente importante que ela possui é a fibra, presente em maior quantidade na casca. As fibras melhoram o funcionamento do intestino e também ajudam a diminuir a absorção de colesterol.

Benefícios

A laranja é essencial para a saúde. O fator principal é associado ao teor de vitamina C, presente também em diversas frutas como acerola e limão. Conheça os principais benefícios da laranja para a sua saúde:

Ajuda a Emagrecer

Por ser rica em fibras, ela é uma boa opção para lhe dar a sensação de saciedade, ou seja, mesmo que você consuma apenas uma, se sentirá satisfeito. Além disso, como foi mencionado, elas também são responsáveis por melhorar a absorção de sais minerais e outros nutrientes e facilitar a evacuação.

Não é somente isso, mas segundo o “Journal of the American College of Nutrition”, mostrou que uma alimentação rica em ácido ascórbico, a popular vitamina C, tende a ter menos peso do que aqueles que não consomem o nutriente com regularidade. Por ser rica em ambos, fibras e vitamina C, a laranja é um excelente coadjuvante na perda de peso.

 

Melhor saúde cardiovascular

Por conter uma boa quantidade de substâncias antioxidantes, ela é excelente para combater a ação dos radicais livres. A oxidação sanguínea, proveniente dos radicais livres, causa o que chamamos de placas ateroscleróticas, elas podem entupir veias e artérias, causas trombose e até mesmo acidente vascular cerebral (AVC).

O potássio presente na laranja é capaz de reduzir a pressão arterial, isso sem comentar as fibras que auxiliam a ter menores taxas do colesterol ruim. Como um todo, ela é responsável por melhorar a saúde do sistema cardiovascular.

Reduz as chances de desenvolver câncer

Um estudo de 2004 liderado pela “American Journal of Epidemiology“, mostrou que as crianças que consumissem banana e laranja até os seus dois primeiros anos de vida, tinham uma probabilidade menor do que as outras de desenvolver a leucemia, um tipo de câncer que afeta o sangue.

Além disso, outros tipos da patologia, como o câncer de esôfago, boca, estômago, faringe e laringe também podem ser prevenidos. Tudo isso graças aos incríveis antioxidantes que combatem os radicais livres.

Pele mais bonita

A aplicação da vitamina C diretamente na pele, é responsável por uma série de benefícios, tais como um melhor aspecto da derme, uma vez que estimula a produção de colágeno, conferindo a ela maior firmeza. Além disso, previne o envelhecimento precoce e atrasa o surgimento de marcas de expressão e rugas.

Vale a pena ressaltar que tudo isso também pode ser sentido quando você ingere o alimento, sem precisar aplicá-lo diretamente a sua cútis.

Combate a Artrite Reumatóide

Apesar de ser só uma fruta, ela contém propriedades anti-inflamatórias. Consumir apenas uma por dia, é o suficiente para combater o aparecimento da artrite e evitar também outros tipos de inflamações.

Propriedades

Cada laranja tem cerca de 130 g, isso corresponde a 62 kcal que são distribuídas em: 16 g de carboidratos, 1,2 g de proteínas e 0,16 g de gorduras, além disso, mais de 3 g são referentes as fibras alimentares, isso equivale a 13% de nossas necessidades diárias.

Apesar das 16g de carboidratos serem basicamente açúcar (frutose), ela pode ser consumida por diabéticos, uma vez que as fibras nela presentes fazem com que a glicose vá para o sangue mais lentamente, não alterando de modo drástico o índice glicêmico. Além disso ela é rica em sais minerais e vitaminas. Apenas uma laranja contém cerca de 70 mg de vitamina C, isso é cerca de 150% do que a taxa brasileira recomendada. É fonte, também, de vitaminas A, do complexo B, cálcio, ferro e fitonutrientes (flavonoides, antocianinas e polifenóis).

 

Muito versátil e saborosa, é possível inclui-la na alimentação de várias formas. Contudo, para um total aproveitamento das propriedades da fruta, prefira consumi-la in natura, inteira. E não esqueça de consumir a casca também: use para fazer chás e sucos.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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