10 Benefícios do Limão – Table Nutricional e Como Consumir

O limão tem benefícios variados, pois possui propriedades curativas e poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico,além de ajudar a emagrecer!

O limão, bastante conhecido no Brasil e em diversos países, é uma fruta de um tipo de árvore pequena, de folha perene, que teve sua origem na Ásia. Sua árvore chama-se limoeiro e é muito comum em solo brasileiro.

Ele possui inúmeras variações, como o limão Lisboa, limão eureca, limão fino, limão Junário, taiti, siciliano, entre outros.

O limão apresenta benefícios variados e vantagens diversificadas à saúde dos indivíduos, uma vez que possui propriedades curativas e poder clareador, adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico, entre outros.

10 benefícios do limão para a saúde 

O limão ou o suco de água com limão tem diversos benefícios. Vamos apresentar agora alguns deles:

1. Ajuda na digestão

Apesar do seu princípio ativo ser o ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez estomacal. Sendo assim, o limão serve de remédio natural para azia, gastrite e refluxo gastresofágico.

[VEJA TAMBÉM: melhores remédios naturais para azia]

2. Auxilia fortemente no sistema imunológico

O limão é conhecido por conta de suas propriedades anti bactericidas e anti-inflamatórias que fazem com que ele seja um verdadeiro remédio natural no tratamento de infecções causadas por vírus e bactérias.

Além disso, por ser rico em vitamina C (ácido ascórbico) ele também ajuda no fortalecimento geral do sistema imunológico, ajudando no nivelamento dos leucócitos – as principais células de defesa do corpo.

3. Reduz índices de glicose no sangue

O consumo regular de limão, seja bebendo água morna ou o tomando em sucos e chás é altamente recomendado para pacientes diabéticos. Isso ocorre porque as fibras do limão ajudam auxiliam no controle do apetite, garantindo que a digestão ocorra de forma mais lenta, evitando assim, picos de glicemia.

4. Previne o envelhecimento precoce

A propriedade antioxidante do limão é capaz de combater os radicais livres, organismos responsáveis pelo envelhecimento das células corporais. Desse modo, espremer meio limão num copo com água todos os dias pode ser uma receita natural certeira para a manutenção da jovialidade e beleza da pele e cabelos.

5. Ajuda na digestão e elimina toxinas do aparelho digestivo

O limão é um poderoso antibactericida, por isso, seu consumo ajuda a matar alguns microrganismos estranhos que ficam armazenados no trato digestivo. Além disso, sua função diurética ajuda na eliminação de toxinas que ficam acumuladas indevidamente no corpo, evitando assim o desenvolvimento da retenção de líquidos. 

6. Emagrece e auxiliar na perda de gordura localizada 

O limão é rico em fibra pectina, um tipo de substância que ao chegar no estômago forma uma espécie de gel que torna a absorção dos alimentos mais lenta. Na prática, isso garante mais tempo de satisfação – ou seja, o limão é tido como um supressor de apetite.

Saiba mais sobre como tomar água de limão para emagrecer no conteúdo sobre dieta do limão. 

7. Trata o mau hálito

O mau hálito é um problema bastante recorrente e que pode ser tratado com o uso de limão e bicarbonato de sódio. Afinal, aqui é mais uma situação em que a propriedade antibactericida dessa fruta cítrica age muito bem.

8. Equilibra o Ph do Sangue

Seus diversos sais convertem-se em carbonatos, bicarbonato de cálcio e potássio, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue. Na prática, isso auxilia no bom funcionamento de todo o organismo.

9. Auxilia no humor e no controle da ansiedade;

Pesquisas identificam que o consumo de limão está associado a melhorias no bom humor. Isso se dá por conta da capacidade que ele possui em regular alguns dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e felicidade, como a serotonina e endorfina.

10. Trata a garganta infeccionada;

os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que contribuem para gerar as úlceras;

O ideal para aproveitar todos esses benefícios do limão, é toma-lo somente com água, evitando ao máximo o açúcar.

Vale lembrar que, se consumido em excesso, o limão pode apresentar alguns malefícios, como irritar o estômago e o esôfago. Por isso, deve-se consumir conscientemente e sem exageros.

suco de limão

Tabela Nutricional do limão

Em cada limão de tamanho médio encontram-se os seguintes valores nutricionais:

  • Água: 89%;
  • Calorias: 15 kcal;
  • Gordura: traços não significativos;
  • Ácido Graxo: traços não significativos;
  • Ácido Graxo Monoinsaturado: traços não significativos;
  • Ácido Graxo Poli-insaturado: 0,1g;
  • Proteína: 1g;
  • Carboidrato: 5g;
  • Colesterol: 0mg;
  • Cálcio: 15mg;
  • Fósforo: 9mg;
  • Potássio: 80mg;
  • Ferro: 0,3mg;
  • Sódio: 1mg;
  • Vitamina A: 20 UI;
  • Niacina: 0,1mg;
  • Tiamina 2mg;
  • Riboflavina: 0,01mg;
  • Ácido Ascórbico: 31mg.

Como pode ver, em sua tabela nutricional, o limão tem ótimas propriedades e vitaminas que podem auxiliar a saúde, de diversas maneiras.

Limão emagrece?

O suco de limão com água pode ajudar no emagrecimento, pois ele desintoxica o organismo. Claro que para um emagrecimento correto é preciso a união do controle da alimentação e do exercício físico.

Auxilia, também, aumentando a sensação de saciedade. Por isso, ele pode ser um grande aliado se você quer emagrecer, desde que tomado da maneira correta.

Como consumir o limão corretamente

Além do suco de água com limão, você também pode se usar outras receitas que utilizem a fruta para que ele faça parte da sua rotina. A água morna com limão pela manhã é altamente recomendada para quem quer prevenir doenças e ganhar disposição.

Beber água com limão somente sensaborizada também é um forma de adquirir os benefícios dessa fruta ácida, contudo, é preciso saber que as versões em que a polpa é consumida são mais benéficas para a saúde do que somente nas situações em que é fervido com a água – como no chá ou na água com limão.

Confira algumas receitas que incluem limão e que podem ajudar na dieta:

Suco de limão com gengibre

Ingredientes:

  • 2 limões descascados;
  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • 500 ML de água;
  • 4 Raminhos de Hortelã.

Modo de preparar:

Pegue todos os ingredientes e bata-os no liquidificador. Se preferir, inclua algumas folhas de hortelã inteiras e gelo. Consuma na hora para evitar a oxidação dos nutrientes.

Suco Detox de limão

Ingredientes:

  • 1 limão;suxo detox de limão
  • 1 maçã;
  • 1/4 de uma cenoura;
  • 2 folhas de couve-manteiga;
  • 200ml de água de coco.

Modo de preparar:

Para preparar este Suco Detox de limão, pegue todos os ingredientes e bata-os no liquidificador.

Além dos sucos e chás, o limão também é bastante utilizado como tempero para saladas, carnes e outros pratos.

Agora que você já conhece as propriedades e os benefícios do limão, aproveite para saboreá-lo de forma consciente.

Também é de boa pedida o uso do óleo essencial de limão e o chá de limão com gengibre – especialmente recomendado para quem deseja perder peso rapidamente.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

3 Comentários

  1. José
  2. Ticy
    • webgocontent

Deixe um Comentário