Quais os principais benefícios da cebola?

A cebola, um alimento popular que é usado como tempero na maior parte dos pratos, também é ótima para a saúde. Veja aqui indicações e cuidados.

A cebola é um alimento popular, normalmente usada como tempero. Também é ótima para prevenir e a combater hipertensão e doenças relacionadas, principalmente, com a circulação sanguínea e o colesterol ou triglicerídeos altos.

Embora comer grandes quantidades de cebola possa irritar o estômago e provocar gases, ela faz muito bem à saúde, de forma geral. Existem muitos tipos de cebola, como a roxa ou a chalota, que são as mais populares e que podem ser ingeridas, cruas na salada, em conserva, cortadas em fatias e assadas, picadinha no arroz e trituradas em molhos, para ser consumida disfarçada, por quem não gosta da sua textura.

Informação nutricional da cebola

Quais os principais benefícios da cebola? Para que serve e propriedades.

Classificada como bulbo comestível, ela pertence à mesma família do alho e do alho poró e não serve apenas para dar sabor às receitas. O vegetal é rico em fibras(são 3 gramas/xícara), que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação de toxinas.

Com poucas calorias e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade (são apenas 64 kcal por xícara de cebola picada). A mesma porção fornece, ainda, mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês.

O bulbo oferece, também, uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio, cálcio e magnésio, do antioxidante quercetina e de compostos sulfurados. De preferência deve ser consumida crua, sempre que possível, para evitar a perda desses nutrientes e antioxidantes.

Possui um excelente poder antibacteriano, sendo muito utilizada para o tratamento de  gripe. Ela é bactericida e purificadora do ar, utilizada para controlar a evolução de doenças respiratórias e para evitar o agravamento de gripes e resfriados, pois inibe a proliferação de bactérias. Uma boa forma de aproveitar esse benefício consiste em deixar uma cebola cortada ao meio no mesmo cômodo do indivíduo com gripe.

Além disso, é um excelente remédio natural para o tratamento da tosse, devido à sua propriedade expectorante, que ajuda na eliminação do catarro e na limpeza das vias respiratórias, trazendo alívio para crises de tosse e congestão nasal, tanto em adultos como em crianças.

Para que serve a cebola?

Além de ser uma alternativa pouco calórica aos temperos já prontos, ricos em sódio, a cebola também pode ser utilizada para:

Facilitar a perda de peso

Não é que emagrece, mas ela pode dar um empurrão para eliminar aquela gordura indesejada. A cebola contém diversos óleos essenciais e minerais, que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural.

Isso se deve à quercetina, que, presente também na maçã, no vinho tinto e nas frutas vermelhas, é um flavonoide com ação antioxidante. Além de prevenir inflamações e alguns tipos de câncer, a quercetina acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura.

Como a casca da cebola (sobretudo a roxa) contém cerca de 20 vezes mais quercetina do que obtemos regularmente na dieta, a dica é utilizá-la no preparo de sucos, sopas ou outras receitas de sua preferência.

Também, é pouco calórica. As calorias da cebola são menores que aquelas encontradas em boa parte dos alimentos industrializados, o que resulta em uma refeição de menor aporte calórico.

Por fim, a presença das fibras é um fator importante, pois são auxiliares no processo de emagrecimento, preenchendo o estômago e desestimulando um consumo maior de calorias, além de retardar a digestão.

Estimular o funcionamento dos rins

Além de facilitar o funcionamento do intestino, a cebola estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonoides causam um efeito diurético. Tomar dois copos de suco de cebola, por exemplo, preparado com água, todos os dias, pode não apenas ajudar a emagrecer, como eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos renais.

Controlar a glicemia

Quais os principais benefícios da cebola? Para que serve e propriedades.

Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina, pois o bulbo contém glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal. Essas propriedades da cebola têm duas aplicações práticas: ajudam a controlar a vontade de comer doces, regulam o apetite e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

Melhorar a circulação

Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias. Essa é mais uma das propriedades da cebola relacionadas ao DADS, ou dialildissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).

Além disso, substâncias presentes na cebola fazem relaxamento muscular e vasodilatação, diminuindo a pressão arterial.

Fortalecer o sistema imunológico e evitar o câncer

Uma série de estudos tem comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem evitar o crescimento de determinados tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe. Isso acontece porque a cebola aumenta os níveis de glutationa, um poderoso antioxidante.

Em uma região do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, famosa pelo cultivo de cebolas, os índices de mortalidade por câncer de estômago são quase 50% menores que no restante do país. Pesquisadores também puderam observar que os chineses que consomem grandes quantidades de alho e cebola apresentam um risco 40% menor de desenvolvimento de câncer de estômago do que seus compatriotas, que não têm o hábito de utilizar os dois bulbos.

Por aumentar a proliferação de células do sistema imunológico, a cebola é excelente para fortalecer o sistema imune.

Combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele

As vitaminas A, C e E têm grande potencial antioxidante e podem evitar o envelhecimento precoce da pele, causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.

A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, a proteína indispensável para a firmeza da pele e a prevenção de rugas. A quercetina e os compostos sulfuro-orgânicos também contribuem para uma pele macia e com menos marcas de expressão.

Além de consumir o vegetal na dieta, massagear a pele com suco fresco de cebola aumenta a circulação e melhora o aspecto geral, deixando-a mais macia e flexível.

 

A cebola é um alimento poderosíssimo, então que tal deixar de utilizá-la apenas como tempero e passar a consumi-la com mais frequência? Ela crua pode ser picada e misturada a molhos, patês, vinagrete e qualquer prato frio como saladas. Também pode ser assada, refogada ou cozida, porém irá perder nutrientes. Use sua criatividade e prepare a cebola do modo que achar mais agradável!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário