Os 7 Melhores suplementos para ganhar massa muscular rápido

Os suplementos para ganhar massa muscular rápido são aqueles que ajudam a sintetizar as proteínas que fortalecem os músculos após o treino.

Para que funcionem, devem ser consumidos em conjunto com a prática regular de atividades físicas, preferencialmente com técnicas de musculação – já que essas modalidades são as que trazem melhores resultados no ganho de massa magra.

Engana-se quem acha que vai conquistar a hipertrofia abusando dos melhores suplementos para massa muscular ou abusando dos treinos para forçar as micro lesões musculares.

Uma pesquisa da USP¹ provou que o segredo para conseguir aumentar a massa muscular rápido está em aliar doses corretas dos suplementos aos exercícios, tentando garantir a melhor taxa de síntese proteína possível.

No mercado, as opções de pós para hipertrofia são inúmeras. Portanto, para ajudar na escolha, segue abaixo, uma lista dos 7 melhores suplementos para ganhar massa muscular rápido e as indicações para iniciantes, público feminino ou masculino. 

1. Creatina

A creatina é um suplemento feito à base de aminoácidos que facilitam a reciclagem do ATP (Adenosina de Trifosfato) – substâncias corporais essenciais para a síntese proteína nos músculos.

É a síntese proteica o evento responsável por fazer com que os músculos cresçam, dando o efeito de corpo bombado.

Estudos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)² demonstram que 95% da composição muscular é feita a partir de creatina, sendo assim, a suplementação desse tipo de composto pode aumentar em 10% a 20% a força da estrutura muscular.

Como tomar:

A dosagem recomendada desse suplemento é de 2g a 5g por cada dia de treino, podendo ser usado tanto no pré-treino como no pós-treino.

Principais marcas:

  • Creatina Universal Nutrition;
  • Creatina Powder Black Line da Optimum Nutrition;
  • Creatina micronizada da Dymatize Nutrition;
  • Creatina Creapure da Growth Supplements;
  • Creatina Integralmédica.

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2. BCAA

BCAA são os chamados aminoácidos de cadeira ramificada. Esse suplemento é composto de 3 aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina – três substâncias que ajudam no ganho de massa muscular e na recuperação das estruturas musculares após os treinos físicos.

Como tomar:

Esse suplemento é muito usado nas academias com a proposta de diminuir a fadiga central e facilitar o crescimento muscular. Se você consumir até mesmo menos de 5g de BCAA por dia, já verá resultados satisfatórios. O uso mais recomendado é no pré-treino.

Principais marcas:

  • BCAA da Growth Supplements;
  • BCAA 2400 Max Titanium (para atletas);
  • BCAA fix e Amino BCAA da Integralmédica;
  • BCAA Plus da Probiótica;
  • BCAA 1000 ON Optimum Nutrition.

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3. Termogênicos

Os termogênicos possuem inúmeros benefícios para quem quer perder peso e queimar gordura. São eles quem auxiliam na aceleração do metabolismo, ajudam no aumento da temperatura do corpo e também na queima de gordura.

Sendo assim, essas opções são as mais recomendadas para quem precisa emagrecer ao mesmo tempo que procura pela hipertrofia.

Como tomar: 

A recomendação dos especialistas é de apenas 1 comprimido de 15 a 60 minutos antes de praticar as suas atividades físicas, porém há exceções e dependendo do caso a sugestão pode ser 1 cápsula especificamente no café da manhã e outro após 8 horas.

As cápsulas de termogênicos só podem ser usados no máximo dois meses, após isso é necessário fazer um intervalo de um a dois meses. Isso acontece porque ele pode sobrecarregar o organismo e até causar dependência. Sem contar que poderá perder o efeito desejado.

Principais marcas:

  • Lipo 6;
  • Oxyelite Pro;
  • Epiburn;
  • Roxy Lean;
  • Super Slim X.

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4. Glutamina

A Glutamina é outro suplemento alimentar que possui o mesmo efeito da Creatina, porém, em menor intensidade. Por isso, é aconselhável que utilize a Glutamina junto com a Creatina,  potencializando os efeitos de fortalecimento muscular.

Experimente incluir esses dois suplementos em sua alimentação diária, você verá quão bom foi o investimento e o quanto acelerou o ganho de massa muscular.

Como tomar:

São necessárias 10g de Glutamina por dia para conseguir bons resultados com ela.O consumo deve ser feito logo após o treino, preferencialmente juntamente com o ingestão de bastante água.

Principais marcas:

  • Glutamina Probiótica
  • Glutamina Integralmedica
  • Glutamine Black Skull
  • Glutamina Musclepharm

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5. Carboidratos de rápido absorção

O nosso corpo jamais pode parar de funcionar e o principal combustível dele são as carboidratos. Elas são essenciais para que o organismo funcione normalmente e o ganho da massa muscular ocorra de forma perfeita.

Por isso, esse suplemento é um dos melhores e mais indicados para quem quer ganhar massa muscular de forma saudável.

Os carboidratos de rápida absorção promovem picos de energia que garantem melhor desempenho durante os exercícios físicos.

Com isso, você consegue treinar mais e melhorar os seus resultados. Sem contar que eles também proporcional o ganho de massa muscular magra.

Os mais conhecidos são a maltodextrina e a dextrose. O principal objetivo desses suplementos é melhorar a absorção de água no organismo.

Como tomar:

Não é necessário esse tipo de suplementação em meio a sessões de treinamento que durem menos de 1 hora, pois nestes casos você deverá beber água no intervalo dos treinos para reidratar novamente. Já atividades acima de 90 minutos devem ter a reposição de carboidratos e também de repositores.

Principais marcas:

  • Carb Up da Probiótica
  • Maltodextrina da Millenium

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6. Whey Protein

O Whey Protein é a proteína do soro do leite da forma mais pura e concentrada, de forma que é um dos melhores suplementos para ganhar massa muscular.

Aliás, esse é um dos poucos suplementos de academia que suplementam o corpo com aminoácidos essenciais que o organismo não é capaz de produzir.

Como tomar:

A dose de whey protein geralmente é aplicada depois dos treinos, para melhorar a recuperação muscular. A dosagem, no entanto, depende de cada desportista, devendo ser menor para o público feminino e iniciantes.

Principais marcas:

  • Gold Standard – Optimum Nutrition;
  • Pure Whey da Probiótica;
  • ISO 1000 da Dymatize Nutrition;
  • Top Whey 3W  da Max Titanium;
  • Ultra ISO Whey da Universal Nutrition.

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Para economizar, você também pode suplementar com o seu próprio whey protein caseiro – veja como fazer. 

7. Óleo de peixe e CLA

O óleo de peixe e CLA são anabolizantes naturais que ajudam a manter o nível ideal de ácidos graxos no sangue, favorecendo o crescimento dos músculos de forma espontânea.

Esses suplementos são compostos de altas quantidades de ômega 3, DHA e o CLA – oriundo da proteína de laticínios.

Há pesquisas³ que demonstram que o uso contínuo de 4 gramas de óleo de peixe em conjunto com a prática da musculação elevou a síntese proteína de atletas em 30%. Na prática, isso resulta em 2% a mais de massa muscular.

Além disso, as mesmas pesquisas também mostram que o uso do CLA por 7 semanas consecutivas fizeram com que homens de biotipo magro ganhassem 1,4kg de músculo e perdessem 1kg de gordura corporal.

Como tomar: 

O óleo de peixe pode ser tomado no pré-treino para evitar inflamações e ajudar na recuperação muscular. Enquanto isso, no pós-treino ajuda a restabelecer os músculos, favorecendo seu crescimento.

A dosagem depende da quantidade de exercícios e peso em kg de cada pessoa. Portanto, consulte as informações da embalagem antes de começar a tomar.

Principais marcas:

  • Super ômega 3 TG Essential Nutrition;
  • Ômega 3 da Vitafor;
  • Moringa Caps;
  • Ômega 3 da Atlhetica Nutrition;
  • Ômega 3 DHA da Naturalis.

Melhores suplementos para ganhar massa muscular –  para iniciantes

Iniciantes nos treinos de hipertrofia devem começar com dosagens mais brandas e apostar nos suplementos de proteína como:

  • Creatina;
  • BCAA;
  • Whey Protein.

Melhores suplementos para ganhar massa muscular feminino

Apesar das mulheres terem algumas especificidades biológicas, em relação à suplementação, a única coisa que muda delas para os homens é que a dosagem é ligeiramente melhor.

Ainda assim, a quantidade de produto consumido no pré e pós treino depende das necessidades calóricas de cada uma.

Confira, também, as dicas para mulheres ganhar massa muscular. 

Suplementos naturais para ganhar massa muscular

Lembrando que antes de ingerir qualquer suplemento é importante fazer uma avaliação com um profissional para saber qual o suplemento necessário para o seu organismo.  Dessa forma, você saberá mais sobre cada um deles e quais os efeitos colaterais que cada um pode causar.

É importante que você evite consumir produtos que não saiba a origem e/ou não sejam recomendados por profissionais, pois eles podem ser prejudiciais e causar danos a sua saúde.


Referências

¹ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Lesão no treino físico não leva a aumento de massa muscular. 2018. Disponível em <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/>

²UNIFESP. A creatina como suplemento ergogênico para atletas. José, Peralta. 2002. Disponível em <http://www.repositorio.unifesp.br/handle/11600/1331>

³HOFFMAN et al. Efficacy of phosphatidic acid ingestion on lean body mass, muscle thickness and strength gains in resistance-trained men. Journal of the International Society of Sports Nutrition (2012) 9:4

REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE. Consumo de proteína por praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular. MENON, Daiane. 2012. Disponível em <https://www.ingentaconnect.com/content>

REVISTA NUTRICIONAL DE CAMPINAS. Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de exercícios físicos em academias. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rn/v11n1/a07v11n1>


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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