Quem tem diverticulite pode comer ovo?

Sim. Não há restrições desse alimento para pessoas que sofrem com diverticulite. Evidentemente que, no início da crise, a dieta será composta por alimentos leves e à base de muito líquido.

A diverticulite é uma inflamação que ocorre no divertículo (pequenas bolsas que aparecem nas paredes de órgãos do trato digestivo), provocando o aparecimento de abscessos ou perfurações.

Essa doença é mais comum em pessoas que já passaram dos 40 anos, sendo que o corpo normalmente cria os divertículos, que podem ou não ficar inflamados. Um dos principais motivos que levam ao mal é uma dieta desregulada. A falta de nutrientes, como as fibras, é considerada uma das causas para doença.

[CONFIRA TAMBÉM: CIRURGIA DE DIVERTICULITE É PERIGOSA? ]

diverticulite

Os sintomas da diverticulite

O quadro mais comum de quem sofre com essa inflamação é de apresentar os seguintes sintomas:

  • Constante inchaço abdominal;
  • Calafrios;
  • Náuseas;
  • Perda do apetite;
  • Sensibilidade acentuada do lado esquerdo do abdômen.

Qual o melhor tratamento para a diverticulite?

Antes de começar qualquer tratamento, é necessário consultar um médico especialista, nesse caso, um gastroenterologista. Ele fará o diagnóstico correto e definirá o melhor tratamento.

É possível que esse profissional solicite coleta de sangue, ou exames de ultrassom, tomografia e colonoscopia, para ter noção do nível do problema. Em quadros nos quais o paciente está muito afetado pela inflamação, a cirurgia pode ser um dos caminhos de tratamento.

O medicamento comumente prescrito pelos médicos é a Mesalazina.

Sugestões para a ingestão de alimentos

Por tratar-se de uma doença que afeta o trato digestivo, o segredo para a prevenção e o tratamento é ter uma dieta equilibrada. Beber muito suco (coado) e comer alimentos bem cozidos é a principal dica.

Os especialistas ainda recomendam:

  • Água de coco;
  • Gelatina;
  • Vegetais no vapor;
  • Iogurte e leite desnatado.

Em relação ao consumo de ovo durante as crises de diverticulite, poderá comê-lo mexido ou cozido. Os ovos são alimentos proteicos e essenciais à dieta de quem for diagnosticado com a inflamação – não precisa ser excluído do cardápio.

[CONFIRA TAMBÉM: QUEM TEM DIVERTICULITE PODE TOMAR CERVEJA?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário