Quem tem diverticulite pode comer ovo?

Você sabe o que é a diverticulite? Sabe quais são as restrições alimentares? Quer descobrir? Confira informações completas, aqui no Quero Viver Bem!

Sim. Não há restrições desse alimento para pessoas que sofrem com diverticulite. Evidentemente que, no início da crise, a dieta será composta por alimentos leves e à base de muito líquido.

A diverticulite é uma inflamação que ocorre no divertículo (pequenas bolsas que aparecem nas paredes de órgãos do trato digestivo), provocando o aparecimento de abscessos ou perfurações.

Essa doença é mais comum em pessoas que já passaram dos 40 anos, sendo que o corpo normalmente cria os divertículos, que podem ou não ficar inflamados. Um dos principais motivos que levam ao mal é uma dieta desregulada. A falta de nutrientes, como as fibras, é considerada uma das causas para doença.

[CONFIRA TAMBÉM: CIRURGIA DE DIVERTICULITE É PERIGOSA? ]

diverticulite

Os sintomas da diverticulite

O quadro mais comum de quem sofre com essa inflamação é de apresentar os seguintes sintomas:

  • Constante inchaço abdominal;
  • Calafrios;
  • Náuseas;
  • Perda do apetite;
  • Sensibilidade acentuada do lado esquerdo do abdômen.

Qual o melhor tratamento para a diverticulite?

Antes de começar qualquer tratamento, é necessário consultar um médico especialista, nesse caso, um gastroenterologista. Ele fará o diagnóstico correto e definirá o melhor tratamento.

É possível que esse profissional solicite coleta de sangue, ou exames de ultrassom, tomografia e colonoscopia, para ter noção do nível do problema. Em quadros nos quais o paciente está muito afetado pela inflamação, a cirurgia pode ser um dos caminhos de tratamento.

O medicamento comumente prescrito pelos médicos é a Mesalazina.

Sugestões para a ingestão de alimentos

Por tratar-se de uma doença que afeta o trato digestivo, o segredo para a prevenção e o tratamento é ter uma dieta equilibrada. Beber muito suco (coado) e comer alimentos bem cozidos é a principal dica.

Os especialistas ainda recomendam:

  • Água de coco;
  • Gelatina;
  • Vegetais no vapor;
  • Iogurte e leite desnatado.

Em relação ao consumo de ovo durante as crises de diverticulite, poderá comê-lo mexido ou cozido. Os ovos são alimentos proteicos e essenciais à dieta de quem for diagnosticado com a inflamação – não precisa ser excluído do cardápio.

[CONFIRA TAMBÉM: QUEM TEM DIVERTICULITE PODE TOMAR CERVEJA?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário