Feijão é carboidrato? Engorda ou emagrece?

Será que feijão é um carboidrato? Entenda aqui do que é feito este grão e como ele pode ser consumido no dia a dia para emagrecer.

O feijão contém carboidratos, eles correspondem de 50% a 60% da composição do grão, sendo que outros 30% são proteínas.  Em 100 gramas de feijão encontra-se 14 g de carboidratos, o que corresponde a somente 5% do valor diário indicado para uma dieta de 2.000 kcal diárias.

A quantidade de carboidratos presente no feijão pode variar um pouco de acordo com o tipo. Confira a quantidade de carboidratos e proteínas em 100 g de cada tipo de feijão:

  • Feijão preto cozido: 14g de carboidratos e 4,5g de proteínas;
  • Feijão rosinha cozido: 11,8g de carboidratos e 4,5g de proteínas;
  • Feijão roxo cozido: 12,9g de carboidratos e 5,7g de proteínas ;
  • Feijão jalo: 16,5g de carboidratos e 6,1g de proteínas;
  • Feijão fradinho: 13,5g de carboidratos e 5,1 g de proteínas ;
  • Feijão carioca cozido: 13,6g de carboidratos e 4,8 de proteínas.

Vale lembrar, no entanto, que o tipo de carboidrato do feijão é o complexo. Isso quer dizer que ele traz uma série de benefícios quando consumido e não precisa ser restrito na dieta, como a farinha branca refinada e os açúcares. Já explicamos aqui a diferença entre carboidratos simples e complexos.

Numa dieta low carb, no entanto, precisará de uma restrição um pouco maior.

calorias do feijão

Feijão engorda ou emagrece?

Nenhum alimento sozinho engorda ou emagrece. O feijão, apesar de possuir carboidratos, não possui um índice calórico grande. Em 100 g há de 70 a 80 kcal, o que representa 4% do valor diário numa dieta de 2.000 kcal. Dessa forma, tudo depende de quanto ele for consumido no cotidiano.

Além de carboidratos complexos, ele possui proteínas vegetais (boa notícia para vegetarianos e veganos!), fibras, vitaminas do complexo B, zinco, fósforo, dentre outros nutrientes.

Se estiver tentando emagrecer recomendamos à você conferir o conteúdo com dicas de alimentação para perder peso com saúde.

Quanto consumir?

A recomendação do Ministério da Saúde é consumir uma porção de 100 g a 150 g de feijão de qualquer tipo todos os dias. No mesmo grupo do feijão, as leguminosas, estão a lentilha, grão de bico, soja e ervilha.

Tanto o grão quanto os brotos dele são cheios de vantagens para a saúde. Ele pode ser uma comida aliada para quem faz treinos físicos, por exemplo, pois a quantidade de proteínas pode ajudar no processo de construção e fortalecimento da massa muscular.[Confira também o conteúdo com todos os benefícios do feijão].

Portanto, não fique com medo de comer feijão e consulte um nutricionista para saber a quantidade ideal do seu consumo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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