Peso ideal – tudo o que você precisa saber sobre como calcular e controlar

A preocupação com o peso ideal não se equivale somente a ter uma boa forma física, mas, também, pelos mais variados motivos de saúde. É fundamental que a busca pelo peso ideal seja uma tarefa para todas as idades, dessa forma, é necessário saber algumas precauções antes de realizar qualquer procedimento:

peso-ideal

  • Qual é o seu peso ideal;
  • Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Dicas de como controlar o peso.

Preparado(a)?

Como saber qual é o meu peso ideal?

As condições físicas de uma pessoa podem ser avaliadas de várias formas, entretanto, existe o cálculo do Índice de Massa Corporal – mais conhecido como IMC – que é bem direto e simples, especialmente por ser aceito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim, quando é preciso saber se uma pessoa está dentro do peso considerado ideal ou não, faz-se uso do IMC que estabelece as faixas de índice de gordura e peso.

Como ferramenta primária para identificar seu problema de peso, o IMC estipula que há um peso ideal para cada altura – a partir disso, a conta, que é muito fácil de ser realizada, usa o peso e a altura da pessoa para encontrar o índice.

Quer saber como calcular o IMC?

O IMC tem a seguinte fórmula: IMC = peso (kg) / altura (em metros) x altura (em metros). Ou seja, consideramos que uma pessoa tenha um peso de 70 kg e meça 1,65 de altura. O IMC dessa pessoa será:imc-formula

IMC = 70 / (1,65) x (1,65)

IMC = 25,73

Este número não é um peso, mas sim o índice que irá situar a pessoa na tabela de pesos do IMC. Essa faixa irá decidir se ela está com o peso normal, abaixo do peso ou acima do peso. Veja só quais são essas faixas de IMC e como são considerados os pesos em cada uma:

ÍNDICE DE IMCDESCRIÇÃO DO PESO
Valor menor que 18,5 kg/m²Baixo peso
Valores entre 18,5 - 24,9 kg/m²Peso normal
Valor de 25 kg/m²Sobrepeso
Valores entre 25,0 - 29,9 kg/m²Pré-obesidade
Valores entre 30,0 - 34,9 kg/m²Obesidade Grau 1
Valores entre 35 - 39,9 kg/m²Obesidade Grau 2
Valores maior ou igual a 40 kg/m²Obesidade Grau 3

O IMC não diferencia massa gorda de massa magra;O IMC é a principal referência para classificação das diversas faixas de peso, porém ele não está correlacionado com a gordura corporal:

  • O IMC não reflete a distribuição da gordura corporal.

Outros fatores também devem servir de parâmetro para definir os riscos associados ao problema de peso, como é o caso da circunferência abdominal e a taxa de colesterol, por exemplo.

Os valores dispostos pelo IMC são corretos na medida em que apresentam uma ideia ordinária da questão do peso ideal, mas não deve ser o único método a ser analisado em uma pessoa – a orientação médica é essencial para determinar o peso ideal, assim como ele pode avaliar outros possíveis parâmetros que também podem ajudar na determinação de um número final.

Dicas de como controlar o peso

A manutenção de um corpo saudável pode parecer estressante e até um tormento, mas é algo que você terá que fazer se quer garantir saúde e bem-estar.

Para evitar a volta do excesso de peso e de problemas de saúde, separamos algumas dicas de como controlar o peso, combater a ansiedade e a compulsão por comida:

  1. Não exagerar nas quantidades e na frequência de consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura;
  2. Evitar os alimentos industrializados;
  3. Aposte em frutas ricas em fibras e água, pois possuem poucas calorias e muito volume;
  4. Consuma diariamente uma quantia adequada de hortaliças, legumes e verduras;
  5. Em algumas refeições, faça uso de peixes e proteína de soja, pois ajudam no controle da pressão arterial e diminuem o colesterol ruim;
  6. Carne vermelha é rica em nutrientes, mas lembre-se: ela deve ser magra (sem gordura).

Aprenda a comer corretamente! Tenha vontade e disciplina para mudar o cardápio e não somente quando for tentar perder peso (ou ganhar, dependendo do seu caso).

Não bastasse a alimentação, os exercícios físicos devem fazer parte de sua rotina diária! A prática regular motiva, mantém a forma e o metabolismo em alta, diminuindo o acúmulo de gordura corporal e, consequentemente, aumenta a massa muscular.

A educação alimentar é um dos alicerces para uma vida saudável. A prática regular de exercícios físicos é outro. O seu estilo de vida está entre eles – atitudes que podem prejudicar sua manutenção de peso ideal precisam ser combatidas e eliminadas!

Se precisar, não tenha vergonha ou receio de procurar auxílio para promover mudanças e rever as suas ações e seu modo de pensar. Seu organismo agradece (e muito) tudo isso!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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