Início / Dietas / 7 alimentos perfeitos para uma refeição pós-treino equilibrada e revigorante

7 alimentos perfeitos para uma refeição pós-treino equilibrada e revigorante

A refeição pós-treino é tão importante quanto o que a antecede, e tem diversos benefícios, como a reposição de glicogênio e a síntese do tecido muscular afetado pelo exercício. É preciso ter atenção aos alimentos que são ingeridos neste período, pois isso faz toda a diferença para evitar o catabolismo.

Se você ainda se confunde na hora de fazer o pós-treino, fique ligado nesta lista de sete alimentos que são perfeitos para esta refeição!

Mesa com alimentos para pós-treino
7 alimentos perfeitos para uma refeição pós-treino equilibrada e revigorante

A combinação perfeita para o pós-treino

Eu considero uma combinação perfeita para esta refeição a junção de carboidrato e proteína, sendo o carboidrato responsável pela reposição do glicogênio e a proteína pela síntese proteica. Veja abaixo exemplos de alimentos destes grupos, que você pode optar para o seu pós-treino.

Carboidratos

Banana

A banana é um carboidrato de baixo índice glicêmico e trata-se de um alimento leve e prático. Além disso, ela é rica em potássio, o que pode ser ótimo para evitar câimbras pós-atividade física. Você pode comer a fruta sozinha ou misturá-la a outros alimentos, como em vitaminas ou smoothies, por exemplo.

Batata-doce

Outro carboidrato de baixo índice glicêmico, que contém uma quantidade alta de fibras, saciando por muito mais tempo. Ela é ideal para quem sente muita fome após a atividade física e pode ser consumida assada ou cozida.

Veja também: De whey a creatina: melhores suplementos para aumentar seus músculos

Aveia

É um alimento que também fornece muita saciedade, devido à sua alta quantidade de fibras, e torna-se muito versátil. Você pode combiná-la com frutas, adicioná-la em smoothies ou até mesmo preparar um mingau ou bolinho.

Arroz integral

É um alimento com alto teor calórico, mas com uma ótima capacidade de saciedade. Ele é ideal para quem tem o almoço ou a janta como refeição pós-treino, mas pode ser consumido em outras refeições, também, principalmente para quem busca a hipertrofia.

Proteínas

Ovo

O ovo é uma proteína magra, muito versátil e prática. Ele pode ser consumido de diversas formas: cozido, mexido, em forma de omelete, frito sem o uso de óleo, ou em receitas, como em uma panqueca de aveia.

Leite

O leite é um alimento rico em proteínas e também é muito prático, ideal para quem precisa fazer uma refeição rápida após o treino. Você pode consumi-lo puro ou misturá-lo com frutas ou aveia.

Frango

O frango é uma das melhores proteínas de origem animal, contendo baixa concentração de gordura e gerando uma ótima saciedade. Você pode combiná-lo com a batata-doce ou o arroz, ou adicioná-lo em receitas, como em bolinhos, por exemplo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário