Sim, a cenoura possui carboidrato e proteína, apesar de ser em pequenas quantidades. Além disso, esse é um alimento super saudável e aliado da dieta, pois é rico em nutrientes, além de ser versátil.
A cenoura pode ser consumida crua, cozida, assada ou usada em receitas. Mas, antes de saber como usa-la, veja mais sobre os demais nutrientes presentes nesse vegetal, a seguir.
Cenoura: carboidratos, proteínas e nutrientes
Uma cenoura crua, com aproximadamente 60 g, possui:
- 25 calorias;
- 5,8g de carboidratos;
- 0,6g de proteínas;
- 1,7g de fibras;
- 53,9g de água.
Além disso, há muitos nutrientes em sua composição excelentes para a saúde do corpo, como vitamina A e C, cálcio, cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio e zinco.
Dicas de consumo
A cenoura é um alimento bem versátil e cheio de nutrientes. Por isso, é interessante sempre tê-la em sua casa. Ela pode ser consumida crua, assada ou cozida.
Na versão crua, a forma mais comum é ralada, já que a cenoura é dura. Ela também pode ser consumida sozinha ou junto com outros legumes e verduras, como repolho, couve, alface, etc.
A cenoura assada é uma alternativa bem prática, principalmente quando não se tem muito tempo na cozinha. Para preparar, comece descascando e picando como preferir: em rodelas ou palitos (finos ou grossos). Coloque em uma assadeira com papel manteiga e tempere com sal, azeite e ervas de sua preferência. Asse por cerca de 20 minutos ou até ficar macia.
Ela também pode ser consumida cozida em água ou ao vapor e temperada a gosto. Lembre-se: todos os alimentos cozidos no vapor garantem melhor quantidade de nutrientes!
Outra forma deliciosa de consumir esse legume é acrescentá-lo nas receitas, como em omeletes, sopas, purês, pães, panquecas, bolinhos, entre outros.
Como escolher e armazenar cenouras?
Na hora de comprar, opte pelas cenouras com cor laranja brilhante e que estejam firmes. Descarte as que estão moles e com partes escuras. As cenouras duram algum tempo, podendo ser armazenadas dentro ou fora da geladeira, além de congeladas.
Para este último processo, é importante passar pelo processo de branqueamento. Descasque e pique as cenouras, enquanto isso deixe a água fervendo. Quando ferver, adicione a cenoura e deixe cozinhando por 3 minutos. Após esse tempo, tire da água quente e coloque em água corrente. Em seguida, deixe as cenouras em água gelada com gelo, para parar o cozimento.
Seque muito bem suas cenouras, embale-as em sacos plásticos ou potes e congele por até 3 meses.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.