11 Benefícios do Cará – Para que serve e Tabela Nutricional Completa

O cará apresenta diversos benefícios para a saúde, sendo uma ótima fonte de carboidratos saudáveis. Muitos confundem o cará com o inhame, o que é normal, por serem muito parecidos. O cará é de uma espécie, conhecida como Dioscoreaalata.

Esse alimento é lembrado por diversos nomes, já que existem inúmeras variedades do vegetal e isso aumenta ainda mais a confusão na hora de escolher o correto. Ele pode ser encontrado como inhame roxo, inhame grande, inhame branco dentre outros. Fisicamente, o inhame tem forma mais arredondada e tem a casca peluda. Já o cará é maior que o inhame e não tem pelos na casca.

Sendo assim, esse é um vegetal de raiz tuberosa, como a batata doce, a beterraba e a cenoura. Sua origem vem do sul da Ásia, da região da Indonésia, e é usado, desde a antiguidade, para diversos fins.

11 Benefícios do cará para a saúde

Se você está se perguntando quais são os benefícios do cará para a sua saúde a lista, abaixo, vai te dizer quais são as vantagens garantidas por sua fórmula.

benefícios do cará

1. Melhora a circulação sanguínea

Os pigmentos roxos presentes na variedade do cará estão relacionados a uma melhor circulação do sangue. Tais pigmentos são compostos por uma substância chamada antocianina, que apresenta propriedades antioxidantes, capazes de eliminar radicais livres, como os presentes no ar poluído que respiramos nas grandes cidades. Desta forma, a formação de coágulos sanguíneos é evitada.

Além disso, o potássio presente no cará ajuda a controlar a pressão arterial, o que também é bom para a saúde do coração.

2. Torna a digestão mais lenta

A presença de fibras, principalmente a pectina, promove benefícios para a boa digestão dos alimentos. Ajudam, portanto, a prevenir problemas como constipação e outros distúrbios digestivos.

3. Possui boa fonte de carboidratos

O cará apresenta grande quantidade de carboidratos, podendo ser um substituto do arroz em algumas refeições, contando com muito mais nutrientes. Além disso, é uma boa fonte de carboidratos saudáveis, já que apresenta teor zero de gordura, diversas vitaminas, fibras e minerais.

4. Conta com função antibacteriana

O cará apresenta atividade bactericida que age contra diversas bactérias maléficas ao organismo. Tal atividade é até 3,2 vezes maior que vários tipos de mirtilos, por exemplo, que também são antibacterianos.

5. Possui poucas calorias

Como já mencionado, uma porção de 100g de cará tem, em média, cerca de 116 kcal. Além disso, o cará não apresenta gordura nem sódio em sua composição e possui índice glicêmico baixo a médio (dependendo da forma de preparo) sendo, portanto, uma ótima fonte de carboidratos para o organismo.

6. Tem função anticancerígeno

Devido às suas propriedades antioxidantes, mais um dos benefícios do cará é o combate aos radicais livres, o que pode ser ótimo para a prevenção do câncer. Além disso, o cará apresenta selênio e iodo em sua composição, que também são substâncias importantes no combate ao câncer.

7. Combate a depressão

A presença de altos níveis de vitamina B6 reduz a incidência de depressão. Isso porque a vitamina B6, chamada também de piridoxina, é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico e está diretamente envolvida com a síntese de neurotransmissores, inclusive os responsáveis pelo humor.

8. Controla os níveis de açúcar no sangue

O cará é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, o que significa que a conversão dos carboidratos presentes no vegetal em açúcar é bem lenta. Isso ajuda a manter o equilíbrio dos níveis de glicose no organismo. As fibras presentes também ajudam a estabilizar a glicemia.

9. Mantém a pele saudável

Há benefícios do cará para retardar o surgimento de sinais de envelhecimento, como rugas e manchas. Isso se deve à grande quantidade de vitamina C e a outros nutrientes com propriedades antioxidantes.

Tais antioxidantes eliminam os radicais livres e previnem danos celulares na pele. Além disso, a vitamina C regenera a pele danificada e estimula a produção de colágeno, deixando-a mais elástica e suave. Além do consumo do alimento, é possível preparar máscaras faciais com cará, previamente cozido e misturado ao mel.

10. Repõe hormônios femininos

Mulheres em fase de menopausa podem usufruir dos efeitos benéficos do cará, isso porque ele pode repor hormônios de forma natural, diminuindo os sintomas desagradáveis da menopausa, que incluem calor excessivo e náuseas. Isso acontece graças a uma substância chamada diosgenina, que tem a propriedade de se converter em hormônio no nosso organismo.

11. Minimiza os sintomas durante a gravidez

O cará é conhecido por minimizar os sintomas de vômito e náuseas sentidos durante a gravidez, graças à presença de vitamina B6. Além disso, ele previne a ocorrência de partos prematuros e pode ajudar a aliviar problemas como constipação, também muito usuais durante a gravidez. Sem contar que o alto poder antioxidante pode evitar doenças, tanto na mãe, quanto no feto.

Para que serve o Cará

O cará é um alimento rico em nutrientes, sendo que sua forma é roxa por dentro e mais nutritiva que as demais espécies. A presença de antocianina fornece atividade antioxidante para o organismo, bem como carboidratos com pouca proteína e gordura.

Tabela Nutricional

quais são os benefícios do cará

Confira o valor nutricional encontrado em 100 g do cará cozido:

  • Calorias: 116 kcal
  • Carboidratos: 27,6 g
  • Proteínas: 1,5 g
  • Gorduras: 0,1 g
  • Fibras: 4,1 g

O cará é um alimento rico em carboidratos, sendo altamente energético. Contém uma grande quantidade de vitaminas do Complexo B – B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B5 (Niacina), B6 (Piridoxina)- e é rico em fibras solúveis. Os nutrientes encontrados no cará fortificam os nervos, estimulam o apetite e o crescimento e auxiliam no processo digestivo.

O cará ajuda a tratar e prevenir a dengue, por tratar-se de um alimento completo, com alta quantidade de nutrientes. Ele age como fortalecedor das defesas do organismo, ou seja, previne gripes e resfriados. Também, funciona como purificador do sangue, diminuindo as toxinas.

Por mais que não existam comprovações que afirmem que o cará seja benéfico no tratamento da dengue, ele tem nutrientes que auxiliam na redução dos sintomas. Como o cará serve para agir em defesa do organismo, auxilia no tratamento de qualquer que seja a patologia, até porque ele melhora o sistema imunológico como um todo.

O cará é uma fonte rica em Vitamina B6, necessária para o funcionamento do nosso organismo e auxilia na quebra de homocisteína – aminoácido capaz de trazer danos diretos para as paredes dos vasos sanguíneos. Pessoas que já sofreram com ataques cardíacos, mesmo tendo as suas taxas normalizadas ou até baixas de colesterol, são relacionados a terem grandes níveis de homocisteína – até porque os níveis altos de homocisteína estão relacionados com o aumento das chances de um ataque cardíaco e AVC. Ingerir corretamente a vitamina B6 reduz as chances de ter complicações cardíacas.

Com o cará você pode fazer inúmeros pratos deliciosos como purês, cozidos, sopas, assados, refogados, pães ou como gostar mais. É uma boa fonte de carboidratos para se inserir no dia a dia.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário