Ameixa – Benefícios e Informação Nutricional

Apesar de ser calórica, ela ajuda a emagrecer, além de outras propriedades benéficas para o organismo. Consumi-la regularmente ajuda a perder uns quilinhos, a controlar a diabetes e a prevenir muitas outras doenças. Conheça mais sobre a ameixa AQUI

A ameixa é uma fruta conhecida no mundo todo e possui milhares de tipos. Você já deve ter visto desde as vermelhas até às pretas. Ela pode ser consumida in natura ou desidratada, mais conhecida como ameixa seca. É um fruto com caroço e que pertence à família do pêssego, nectarina e do damasco.

 Conheça mais sobre ela:

Tabela nutricional da ameixa

Em cada unidade de ameixa fresca você encontra:

  • 30 calorias;
  • Carboidratos: 7,5g;
  • Proteínas: 0,5g;
  • Gorduras: 0,2g;
  • Fibras: 0,9g (entre solúveis e insolúveis);
  • Colesterol: 0g;
  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina K;
  • Potássio;
  • Cobre;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Magnésio;

Devido à quantidade de bons nutrientes, a ameixa tem poder antioxidante e laxante. Quem tem, ou teve, bebê com intestino preso, deve ter oferecido a água da ameixa seca ou a própria ameixa para a criança, com o intuito de soltar o intestino. Para uma pessoa adulta, esse benefício pode ser usado para quem quer perder peso.

A versão desidratada, conhecida como ameixa seca, possui os mesmos nutrientes, porém é mais calórica, pois tem mais açúcar (frutose) e menos água em sua composição.

ameixa tabela nutricional

Ameixa emagrece? Saiba como consumir!

A ameixa pode ajudar a emagrecer. Isso acontece devido ao seu poder laxante e à boa quantidade de fibras existentes na fruta. No entanto, os nutricionistas recomendam ir com calma com a frutinha, já que ela possui alta concentração de frutose, principalmente se for a seca.

As fibras são ótimas para garantir a saciedade do apetite. Elas fazem com que o bolo alimentar aumente, dando a sensação de que o estômago ainda está cheio. Portanto, você não terá vontade de ingerir outros alimentos, evitando o consumo de mais calorias em excesso.

Estudos mostram que consumir uma pequena quantidade da fruta ajuda a eliminar alguns quilos e ainda a perder alguns centímetros na circunferência abdominal. Porém, a grande maioria dos profissionais recomenda a ingestão da fruta in natura, que possui mais água e por isso tem menos açúcar e calorias.

Porém, leve em consideração que a ameixa não é milagrosa! Para emagrecer de verdade, ela precisa estar acompanhada de uma dieta equilibrada e da prática de atividades físicas.

Benefícios da ameixa

ameixa emagreceO poder laxante da ameixa, além de colaborar com o emagrecimento, é responsável por promover o bom funcionamento intestinal – que, por sua vez, provoca o bom humor, a disposição e também reduz os riscos de câncer no intestino.

Devido à presença dos antioxidantes (flavanóides, polifenóis e vitamina C), ela combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de células cancerígenas.Os mesmos antioxidantes combatem e evitam doenças do coração e a aterosclerose. Esta último, causa sérios danos, como entupimento de veias e até o AVC.

A maior concentração dos fitonutrientes (com poder antioxidante) é quando a fruta está bem madura, quase que entrando em decomposição. Por isso, o ideal é consumi-la nesse estágio.

As vitaminas presentes na ameixa também são benéficas ao organismo. A vitamina C é excelente para aumentar a imunidade.a vitamina A é ótima para unhas, pele, ossos e, até mesmo, para olhos. As vitaminas do complexo B são boas para a pele e evitam o reumatismo. Elas evitam, também, a queda de cabelo, fortalecendo os fios e trabalhando para que eles cresçam mais.

A ameixa é uma fruta extremamente rica em nutrientes. Seu consumo precisa ser moderado, pois, apesar de tantos benefícios, se consumida em excesso, poderá causar o efeito contrário: o ganho de peso e o desenvolvimento da diabetes. As duas formas —in natural ou seca — possuem todas as propriedades, mas lembre-se de que a in natura possui menos calorias e menos açúcares.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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