Início / Dietas / Uvas passas e peso: aliadas ou vilãs da sua dieta?

Uvas passas e peso: aliadas ou vilãs da sua dieta?

O Natal está chegando, e muitos já estão se preparando para colocar uva passa em tudo. A verdade é que essa pequena frutinha divide opiniões: uns gostam muito e acham que deve estar em todas as preparações natalinas, e outros acham desnecessária sua existência.

No entanto, existe uva passa além do Natal, e ela pode fazer parte da sua rotina diária de refeições. Mas a pergunta que sempre fica é: ela é mesmo saudável? Nós da Quero Viver Bem vamos te contar se ela é um alimento saudável e se você pode comer sem se preocupar. Confira!

Comparando calorias: uvas passas x frutas frescas

Bandeja de uva passa
Uvas passas e peso: aliadas ou vilãs da sua dieta?

Para que a uva passa chegue à sua mesa do jeitinho que você conhece, é preciso que ela passe por um processo de secagem, onde a fruta é desidratada por meio de exposição ao sol ou com a ajuda de um forno. Nesse processo, a fruta acaba perdendo sua água e tem sua composição nutricional completamente modificada.

Podemos encontrar alguns nutrientes de forma mais concentrada na uva passa, aumentando seus valores, e por isso seu consumo precisa de atenção. Quando comparamos a uva passa com a uva in natura, vemos que seus valores são bem diferentes!

Veja tambémDieta equilibrada: Como evitar fraqueza e fadiga

Enquanto 100g de uva in natura possui 69 kcal, a mesma quantidade de uva passa contém 299 kcal. A quantidade de carboidratos também surpreende, sendo que 100g de uva in natura possui 18,1g do macronutriente, e de uva passa possui 78,18g.

Considerando a mesma quantidade das análises anteriores, observamos um aumento também na quantidade de proteína, sendo encontrados 0,72g na uva in natura e 3,07g na uva passa. Em relação às fibras, o mesmo acontece, sendo observado 0,9g na uva in natura e 3,7g na uva passa.

Benefícios das uvas passas para a saúde

Devido à quantidade de fibras, a uva passa pode ser uma aliada na regulação intestinal. Além das fibras, ela ajuda na eliminação dos radicais livres que costumam prender o intestino. Ela também é um ótimo estimulante para o sistema imunológico, já que tem vitaminas do complexo B e minerais que fortalecem essa área do organismo.

Devido à sua concentração de carboidratos, além de seu nível de frutose, ela pode ser uma ótima fonte de energia para atividades físicas e pode ajudar na hipertrofia devido à sua concentração de potássio.

Dicas para incluir uvas passas na dieta de forma equilibrada

Como são muito calóricas, é importante que se tenha um controle ao consumir a uva passa. Você pode consumir de 30 a 50g diárias, misturadas no iogurte, batidas em vitaminas ou mesmo puras, como lanche. Outra forma interessante de utilizá-la é no preparo de receitas doces, substituindo o açúcar, triturando a frutinha até virar um pó.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário