Uva-passa engorda? Estes benefícios vão acabar com as piadinhas

As uvas-passas são frutas de alto valor nutricional, afinal, apesar de não possuírem mais o teor de água, mantêm todas as propriedades originais da uva, como carboidratos, vitaminas e poderosa ação antioxidante.

A origem da uva-passa aconteceu de forma muito natural no mundo. Na era pré-histórica, as uvas caíam das parreiras e ficavam expostas ao sol, ocasionando sua desidratação espontânea. Alguém, em algum momento, teve a ideia de experimentá-las, acabando por descobrir que ela poderia ser uma boa harmonização para diversos pratos que são tradicionais até hoje, especialmente no fim do ano.

uva passa beneficios

Os 7 principais Benefícios da Uva-passa

Como tudo, o teor adocicado da fruta desidratada não agrada a todos os paladares. Apesar das piadinhas feitas na Internet, várias pesquisas mostram que um punhado de 100g de uvas-passas é muito benéfico. Como exemplo, você confere, abaixo, quais são as principais propriedades dessa fruta – algumas delas podem até levar alguém que odeia comer uvas a fazer este sacrifício em nome da saúde.

1 – Fortalece o sistema imunológico

Conforme indica um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisas Energética e Nucleares,  da Universidade de São Paulo¹, a uva-passa é uma das frutas com maiores proporções de vitamina B – substância fundamental para a prevenção da anemia e o funcionamento correto do sistema de defesa do organismo.

Além disso, por conter quantidades razoáveis de cobre e ferro, ela torna-se uma boa alternativa para fortalecer o corpo e deixá-lo mais protegido contra doenças recorrentes, tais como resfriados ou infecções urinárias.

2 – Ajuda a regular o intestino

A uva desidratada é uma boa fonte de fibras alimentares, esta substância é considerada o principal remédio no tratamento contra o intestino preso. O que acontece é que as fibras, ao chegarem no trato digestivo, liberam uma espécie de gel que umedece o bolo fecal e torna a evacuação mais fácil. Ao mesmo tempo, evita que substâncias e toxinas fiquem armazenadas no intestino, provocando o inchaço abdominal.

Esse efeito ficou conhecido como “detox”, portanto, não é difícil encontrar a uva-passa nas receitas desintoxicantes. Confira algumas delas no texto sobre sucos detox.

3 – Possui efeito anti-inflamatório

Na composição da uva-passa, há um quantidade razoáveis de polifenóis, que são substâncias que agem como anti-inflamatórios naturais. Isso faz com que a uva-passa seja uma aliada no controle de infecções severas até as menores como as espinhas.

4 – Estimula sexualmente

Estas pequenas frutinhas não faltavam nas bandejas de Afrodite – a deusa grega da sexualidade e do amor -, afinal, elas são excelentes afrodisíacos naturais. De acordo com um estudo divulgado pelo II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência, na fórmula da uva-passa há arginina – uma aminoácido que age no aumento da libido e da disposição para o sexo.

Ademais, a fruta também pode potencializar as ereções nos homens, por conta da ação benéfica que têm para a circulação adequada do sangue.

[VEJA TAMBÉM: lista de alimentos que abrem o apetite sexual]

5 – Mantém os cabelos e unhas mais fortes e hidratados

Como você pode ver na tabela nutricional, divulgada logo abaixo, a uva desidratada é cheia de vitaminas e minerais. Tamanha riqueza ajuda a eliminar possíveis carências do organismo, proporcionando mais beleza para cabelo, pele e unhas – isso sem contar a poderosa ação antioxidante da fruta, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

6 – Protege contra doenças cardiovasculares

Assim como as uvas in natura, a sua versão passada é cheia de compostos fenólicos, que controlam a quantidade de colesterol disposto nas veias, minimizando, assim, as chances de acometimento por doenças cardiovasculares, como a aterosclerose ou o infarto do miocárdio.

Além disso, esta modalidade da uva faz parte da dieta para hipertensospois a grande quantidade de potássio em sua composição ajuda a controlar o sódio no organismo e, portanto, mantém a pressão arterial regulada.

7 – Fortalece os ossos

O cálcio e o ferro presentes nessa fruta ajudam a manter os ossos fortes de forma que a perda de massa óssea aconteça de forma natural, conforme a idade chega, principalmente nos casos das mulheres que entram na menopausa.

Uva-passa Engorda ou emagrece?

O efeito da uva-passa para o peso corporal vai depender da forma como ela é consumida. Se for de forma exagerada, poderá levar ao acúmulo de gordura, por conta da grande quantidade de açúcar presente nela (cerca de 67 a 72% de sua composição).

No entanto, se consumida em poucas unidades diárias, ela pode trazer benefícios para quem está tentando emagrecer, sendo preciso usá-la de maneira estratégia nos momentos do dia, nos quais se tem fome, assim, por conter grande quantidade de fibras, ela proporcionará energia e saciedade por muito mais tempo, ajudando a livrar aquela vontade de afundar-se no carboidrato.

propriedades da uva passa

Quanto comer por dia?

O limite é 100 gramas por dia. Essa porção deve ser dividida em duas ou três diárias, de preferência, durante os lanches da manhã ou da tarde. Mas, cuidado para não exagerar: uva-passa em excesso tem caráter laxativo, assim, comê-las demais, pode causar intensas diarreias.

Tabela Nutricional da Uva-passa

Abaixo, segue a tabela nutricional referente a 100g do alimento:

Como você já bem sabe, a uva-passa cai bem com iogurtes, granola, arroz, molho funghi, mousses e saladas de frutas. Portanto, use, mas não abuse!


Referências utilizadas neste conteúdo:

¹ INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICA E NUCLEARES. Efeitos da radiação ionizante nas propriedades nutricionais das uvas de mesa benitaka e uvas passas escuras. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-01062011-155233/en.php

INSTITUTO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIÊNCIA. Uva-passa: uma revisão da literatura. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1054273/1/ArtigoII.pdf


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário