Início / Guia COMPLETO Sobre Alimentação / Qual a refeição mais importante do dia? Temos a resposta definitiva para essa pergunta!

Qual a refeição mais importante do dia? Temos a resposta definitiva para essa pergunta!

O café da manhã sempre foi descrito como a refeição mais importante do dia, no entanto, você deve conhecer muitas pessoas que pulam essa refeição e são saudáveis, ou aquelas que a fazem religiosamente, sete vezes por semana, e sofrem com problemas de saúde. Então, seria certo o desjejum receber este título?

Pesquisadores estão sempre atrás de respostas para esse tipo de questionamento, e os dados encontrados são bem interessantes. Na nutrição, nada pode ser considerado válido para todas as pessoas, pois cada organismo é único, mas os estudos nos ajudam a entender o que funciona para a maior parte da população.

A fim de te dar uma resposta definitiva sobre o assunto, hoje vamos explicar qual seria a refeição mais importante. Confira!

Mesa de café amanhã
Qual a refeição mais importante do dia? Temos a resposta definitiva para essa pergunta!

O café da manhã é a refeição mais importante do dia?

De acordo com uma revisão de 2021, tomar café da manhã todos os dias pode diminuir as chances de desenvolver algumas doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol, obesidade e problemas cardíacos.

Além disso, outro estudo americano encontrou que, ao pular o café da manhã, perde-se nutrientes importantes, como as vitaminas A, B1, B2, B3, C e D. E um terceiro estudo menor mostrou que pular o café da manhã pode causar distúrbios nos ritmos circadianos, que é conhecido como o nosso relógio interno.

Com todos esses estudos, podemos interpretar que, sim, o café da manhã é a refeição mais importante. No entanto, a qualidade dessa refeição é mais importante do que o fato de ingerir ou não.

Veja também: Além do peso: A importância do percentual de gordura na saúde

Como deve ser o café da manhã ideal?

Começar o dia com uma refeição completa e cheia de nutrientes pode garantir ao organismo mais saciedade, bem como um grande aporte de nutrientes, logo após um longo tempo sem comer. Comer qualquer coisa pela manhã, só para não pular a refeição, pode ser ainda mais problemático do que pular.

O café da manhã ideal deve ter carboidratos complexos, como o pão integral e a aveia; pelo menos uma fonte de proteína, como ovos e leites; e, de preferência, uma fruta, para garantir alguns micronutrientes importantes.

Comer doces, frituras, alimentos ricos em sódio ou gorduras saturadas como primeira refeição do dia torna-se muito mais prejudicial ao organismo do que começar pelo almoço.

Relação do café da manhã com o emagrecimento

O emagrecimento se dá pelo déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que se gasta. Isso pode ser obtido pulando ou não o café da manhã, pois independe do número de refeições diárias.

No entanto, ficar longos períodos sem comer pela manhã pode resultar em más escolhas durante o restante do dia, justamente porque o corpo necessita de energia e a encontra mais rapidamente em alimentos ricos em carboidratos simples ou açúcar.

Começar o dia com uma refeição equilibrada ajuda a se manter saciado, e as escolhas no restante das refeições tornam-se mais inteligentes. Além disso, os nutrientes ingeridos pela manhã podem ser valiosos para o processo de emagrecimento.

 

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário