Benefícios do bolo de fubá – 8 motivos para consumir sem medo!

Que o bolo de fubá é delicioso isso muita gente sabe, mas você conhece os benefícios que esse alimento pode trazer para a sua saúde? Confira, aqui!

O fubá era muito utilizado pelos índios no continente americano, sendo proveniente do milho seco e moído, como um pó. No entanto, com a vinda dos colonizadores, a farinha de milho foi substituída pela farinha de trigo, sendo incorporada na dieta moderna. Porém, o fubá ainda é muito versátil e popular, inclusive no Brasil, sendo utilizado em receitas doces e salgadas.

Dentre estas receitas, está o bolo de fubá. E tem cheiro mais gostoso do que o bolo saindo do forno? Infelizmente, por ser altamente calórico, seu consumo deve ser moderado ou consumido a versão mais saudável do bolo, a versão fit. Quando comparado ao bolo de milho ele tem suas vantagens, como maior quantidade de fibras. Confira mais detalhes deste quitute delicioso abaixo.

Grande parte dos benefícios do bolo do fubá estão relacionados à sua matéria prima principal ser o milho. Confira quais são:

Bolo de fubá

Fonte de antioxidantes

As diversas variedades de milhos contêm antioxidantes distintos, mas que estão presentes também no fubá. São substâncias que combatem os radicais livres do nosso organismo, que são decorrentes de processos metabólicos, exposição à poluição, tabagismo ou radiação por exemplo. O consumo de antioxidantes naturais ajuda a saúde do coração e a prevenir infecções, bem como combater o envelhecimento.

Protetor dos olhos

Como o bolo de fubá é rico em antioxidantes ele é bom para a saúde ocular, reduzindo os riscos de doenças como a catarata, por exemplo.

Fonte de proteínas

O fubá, por ser proveniente do milho, é uma boa fonte de proteína de origem vegetal. Ele contém quase todos os aminoácidos essenciais, com exceção da lisina, que é encontrada no feijão, por exemplo. Assim, é uma ótima opção para pessoas com restrições alimentares, como vegetarianos e veganos. O fubá contém 7,2 gramas de proteínas a cada 100 gramas, contra 5 gramas de proteína oferecidas a cada 100 gramas de milho.

Fonte de fibras

Fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino, prevenindo doenças na região, como o câncer de cólon. O fubá contém 4,7 gramas de fibra a cada 100 gramas, sendo uma boa opção desse nutriente.

Fonte de ácido fólico

O ácido fólico, ou vitamina B12, é essencial para o desenvolvimento e para o funcionamento do sistema nervoso. Ele é de essencial importância para mulheres grávidas, para auxiliar no desenvolvimento dos bebes, pois sua ausência pode desencadear problemas graves no feto. O bolo de fubá pode ser uma alternativa para a ingestão dessa vitamina, principalmente para pessoas que seguem dietas restritivas a alimentos de origem animal.

Bolo de fubá

Fonte de energia

O milho, por ser um carboidrato, é um alimento altamente energético. Assim, o bolo de fubá está na lista de restrições de quem está tentando perder peso. No entanto, pessoas que precisam ganhar massa ou que fazem atividades físicas intensas, podem se beneficiar do seu consumo.

Fonte de minerais

O bolo de fubá também contém boas concentrações de ferro, zinco e potássio, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Assim, ele pode ser utilizado no tratamento de pessoas anêmicas ou para prevenção da anemia.

Amigo dos celíacos

Pessoas com alergia ao glúten podem consumir o bolo de fubá como alternativa a farinha branca, uma vez que o fubá não contém glúten. Ele pode ser utilizado também na confecção de pães e panquecas.

Como consumir bolo de fubá?

O bolo de fubá deve ser ingerido com moderação nas versões normais, por ser um alimento altamente energético, contendo altas concentrações de carboidrato e açúcar. Porém, suas versões fit são indicadas para serem consumidas logo antes ou após as atividades físicas, como fonte de proteínas e de energia. Para estas receitas, as modificações são a substituição do açúcar cristal por adoçante, pelo mel, açúcar mascavo ou demerara. Além disso, o leite integral é substituído pelo leite desnatado e pode haver adição de canela, um termogênico que combina muito bem com o sabor do fubá. Se desejar consumi-lo diariamente, ele deve ser substituto a algum outro carboidrato de sua dieta.

Bolo de fubá

Tabela nutricional

Confira abaixo a tabela nutricional para 100 gramas de fubá.


Referências utilizadas neste conteúdo:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15526796


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