Início / Qualidade de Vida / Além do Peso: A Importância do Percentual de Gordura na Saúde

Além do Peso: A Importância do Percentual de Gordura na Saúde

O percentual de gordura corporal é um dos índices mais importantes para a nutrição, pois com ele é possível identificar em qual nível nutricional o indivíduo se encontra. Um nível alto de gordura corporal pode aumentar as chances de desenvolvimento de doenças crônicas, além de ser fator de risco para diversos problemas de saúde adjacentes.

Dentre as principais causas do aumento de gordura corporal, podemos citar alguns hábitos que aumentam consideravelmente este percentual, como o sedentarismo, alcoolismo, tabagismo e uma alimentação desregrada.

Para você que tem dúvidas se o seu percentual de gordura é bom ou ruim, o Quero Viver Bem trouxe como você pode descobrir essa informação.

Métodos de medição do percentual de gordura

Existem dois métodos comuns que são utilizados por nutricionistas e outros profissionais da saúde para aferir o percentual de gordura corporal de um indivíduo. O primeiro deles é por meio das dobras cutâneas, com uso de um instrumento chamado adipômetro.

Medição de gordura corporal
Além do Peso: A Importância do Percentual de Gordura na Saúde

Este instrumento é feito de uma pinça, que vai medir a gordura localizada em algumas partes específicas do corpo. Após a aferição, é utilizada uma fórmula para o cálculo de composição corporal, onde também é possível descobrir o percentual de massa muscular.

Outra forma de descobrir o percentual de gordura é por meio de uma balança de bioimpedância. Ela faz a medição do percentual de gordura através de uma corrente elétrica que percorre o organismo. O indivíduo não sente nada, e é possível encontrar outros marcadores com esse tipo de avaliação.

De acordo com o Conselho Americano de Exercícios, o percentual de gordura ideal para mulheres é de 14 a 31%, e para os homens, de 6 a 24%.

Veja tambémMingau de aveia engorda?

Por que o percentual de gordura é mais importante do que o peso

O peso é um indicador muito raso do estado físico, afinal, um indivíduo pode estar com um peso bastante elevado para sua estatura, porém, a maior parte do seu peso pode ser de músculos.

Imagine dois homens, ambos medem 1,70 m e possuem 120 kg. No entanto, um possui percentual de gordura de 56%, e o outro, um percentual de gordura de 19%. Como vamos dizer que os dois são obesos?

Fazendo a avaliação de composição corporal, é possível saber se o peso elevado possui ou não algum risco à saúde, e só assim podemos definir se uma pessoa é obesa ou não.

Estratégias para reduzir o percentual de gordura de forma saudável

A mudança de hábitos é essencial para a diminuição da gordura corporal, então:

  • Leve uma alimentação equilibrada, consumindo vegetais e frutas, e adequando o consumo de macronutrientes;
  • Diminua o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gordura;
  • Pratique pelo menos meia hora de atividade física diária.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

1 comentário

  • Bom dia.
    Parabéns pelo trabalho. Sou um estudante de Educação Física e o conteúdo como um todo foi muito esclarecedor. Muito obrigado.

Deixe seu comentário