Percentual De Gordura – Como Calcular? Qual A Quantidade Ideal?

Você sabia que é possível calcular o percentual de gordura no corpo? Sabia, também, que essa é uma prática muito importante para a saúde? Confira tudo, aqui

Estamos diante de uma sociedade cada vez mais sedentária e acima do peso. No Brasil, nos últimos anos, os números de obesos e sobrepeso são motivos de preocupação, já que passam dos 50% da população. Por isso, escutamos, com frequência, falando sobre alimentação adequada e prática de atividade física.

As muitas atividades do cotidiano fazem com que os seres humanos tenham cada vez menos tempo para se dedicarem a um exercício e, até mesmo, para preparar uma refeição balanceada, optando, assim, pelas comidas rápidas.

A televisão, os smartphones, os videogames, os embutidos, enlatados, refrigerantes, todas essas e muitas outras tentações roubaram todo o espaço do nosso dia a dia. Com essa prática inadequada, quem mais sofre é o corpo. Independente do peso – se está a cima, abaixo ou com o ideal -, o importante é atentar-se ao percentual de gordura.

O Que É Percentual De Gordura?

percentual de gordura corporal ideal

Percentual de Gordura é, basicamente, a quantidade de gordura que há no corpo. Ele faz parte de sua composição corporal, juntamente com a massa magra, os órgãos, o sangue e a água. Para saber o resultado desse percentual, soma-se duas medidas: a gordura interna, que está entre os órgãos, e a subcutânea, localizada abaixo da pele.

Para manter o organismo vivo e funcionando adequadamente, é necessário uma certa taxa de gordura no corpo. No entanto, o cuidado com o aumento desse percentual deve ser considerado. Os níveis altos de gordura são muito prejudicais à saúde e atraem doenças perigosas, como diabetes e obesidade, além de causarem problemas no cérebro e nas artérias.

Como Calcular Percentual De Gordura?

Existem métodos que calculam a gordura corporal de maneira direta e indireta. Alguns são mais precisos do que outros, entretanto, hoje em dia, dois dos métodos mais conhecidos e utilizados para medir a percentagem de gordura corporal de maneira indireta são a Bioimpedância e as dobras cutâneas.

Bioimpedância

A Bioimpedância mede o percentual de gordura por uma corrente elétrica que passa pelo corpo. Esse estimulo é de baixa voltagem e imperceptível, ou seja, não há dor durante o procedimento. Ela medirá a quantidade de massa magra, de gordura e de água dentro do corpo.

Antes de iniciar a contagem, será necessário fornecer alguns dados, como altura, idade e nível de atividade física. Se o aparelho utilizado for o de segurar nas mãos, também será necessário informar o peso – mas existem aparelhos que são como balanças e neles o peso será contado automaticamente.

É importante saber que, na bioimpedância, a alimentação e a atividade física feitas no dia da avaliação, bem como o período menstrual em mulheres alterarão o resultado. O correto, nesse caso, é realizar o treino após a avaliação e evitar métodos no período menstrual, 5 dias antes e 5 dias depois. Tomar muita água também pode confundir os resultados. Então, antes de realizar sua medição, é importante pedir todas as orientações ao profissional que irá te avaliar, a fim de que o resultado seja o mais preciso possível.

Dobras Cutâneas

Com um instrumento denominado Adipômetro, mede-se o percentual de gordura pelo método das dobras cutâneas. O adipômetro verifica a gordura subcutânea em milímetros, utilizando 7 pregas – tríceps, peito, subaxilar, subescapular, abdominal, supra ilíaca e coxa. O percentual de gordura é determinado pela somatória das 7 dobras, que são lançadas em um sistema e calculadas (por uma fórmula), encontrando-se o resultado desejado.

Esse método de dobras cutâneas e suas fórmulas para chegar ao resultado do percentual de gordura foram baseados em muitas pesquisas e estudos e são protocolos validados. Uma pessoa não consegue realizar o procedimento sozinha. Ela precisa de outra que seja capacitada, saiba manusear o adipômetro e conheça exatamente a posição das 7 dobras.

É importante saber que existem diferenças de protocolos para as avaliações de percentual por dobras cutâneas. Cada protocolo tem sua característica e cada uma delas inclui quantas e quais dobras foram utilizadas e idade e sexo do indivíduo que está sendo avaliado. Por isso, procure pelo método que melhor se encaixa ao seu perfil, para, assim, diminuir mais a margem de erro.

Qual A Quantidade Ideal De Gordura?

O percentual de gordura ideal é relativo. Ele varia de acordo com o sexo e com a idade. Em mulheres, o nível considerado BOM vai de 17% a 26% (de acordo com cada idade). Já em homens, a variação do nível BOM vai de 8% a 21% (também de acordo com a idade).

As tabelas, abaixo, são dos autores Foss e Keteyian (2000) e mostram, de maneira simples, a classificação por sexo, idade e nível (do excelente ao muito ruim):

tabela de gordura

tabela de gordura níveis

Agora que você já conhece os métodos para descobrir seu percentual de gordura e o resultado que precisa atingir para manter-se saudável, procure um profissional da área da saúde e faça uma avaliação física.

É muito importante saber em que nível você está e assim iniciar uma atividade física baseada no seu objetivo principal. É interessante, também, refazer as avaliações, de tempos em tempos, para avaliar o quão eficaz estão sendo seus exercícios e suas restrições alimentares.

Lembre-se sempre que o ideal é realizar atividades físicas, avaliações e restrições alimentares com o auxílio de profissionais da área da saúde.

[CONFIRA TAMBÉM: OBESIDADE INFANTIL E NA ADOLESCÊNCIA]

 


Referências utilizadas neste conteúdo:

Associação entre consumo alimentar, atividade física, fatores socioeconômicos e percentual de gordura corporal em escolares. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n4/1413-8123-csc-21-04-1071.pdf> Acessado dia 08 de novembro de 2018.

Percentual de gordura: descubra 5 mitos e verdades. Acessado em 08 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/percentual-de-gordura-mitos-e-verdades> Acessado dia 08 de novembro de 2018.

Percentual de Gordura. Disponível em: <http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=avaliacao_fisica_pergord> Acessado em 08 de novembro de 2018.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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