Vitamina K3 – Para que Serve? Onde encontrar e Quando utilizar

Você já ouviu falar na vitamina k3? Sabia que essa pode ser uma das curas para doenças como leucemia e câncer? Entenda mais, aqui no Quero Viver Bem!

A vitamina K3 é mais um subtipo da vitamina K. Ela também é conhecida como Menadiona, pertencente à classe dos compostos orgânicos, também chamados de naftoquinonas.

Essa vitamina é lipossolúvel e é quantificada em mcg (microgramas). A diferença é que os demais subtipos (K1 e K2) podem ser sintetizadas pelas bactérias, mas o mesmo não ocorre com a K3, pois trata-se de uma vitamina sintética.

Embora haja poucas informações a respeito da K3 e do seu uso isolado, confira para que ela serve, onde encontrar e quando utilizar, só aqui no Quero Viver Bem!

Vitamina k3

Para que serve a vitamina K3?

O trio de vitaminas K é muito importante para a saúde. A K1 está mais envolvida em processos que contêm hemorragias. Ela favorece o bom fluxo do sangue no corpo humano, evita que o seu coagulo e outras complicações.

a vitamina K2 tem sua função voltada a saúde de ossos e coração, além dos estudos mostrarem seu efeito positivo na longevidade humana.

Segundo algumas pesquisas, as vitaminas K3 e K2 possuem uma atividade eficiente antitumoral. Esses nutrientes conseguem inibir tumores em humanos, por exemplo: próstata, mama, cabeça e pescoço.

O que se notou nos estudos é que a vitamina K2 e a K3 conseguem parar o ciclo de morte celular. No entanto, é preciso salientar que a vitamina K3 é sintética, por isso, alguns pesquisadores preferem empregar a K2, acreditando que os antioxidantes não interferem no mecanismo de ação, ao contrário do que ocorre com a K3, que funciona oxidando as células, da mesma forma que uma quimioterapia.

Onde encontrar a vitamina K3?

Vitamina k3

Não existe nenhuma fonte natural de vitamina K3, ela só é produzida em laboratório, sendo representada pela fórmula molecular: C11H8O2.

Mas, a vitamina K3 pode ser convertida em K2 no trato intestinal. É importante salientar que o ser humano precisa garantir o aporte da vitamina K no geral, isso inclui ingerir vegetais, frutas, folhosos verde-escuros e laticínios fermentados.

Quando a Vitamina K3 é utilizada?

A vitamina K3 não é usada em forma de suplemento nutricional, pois as reações adversas podem ser graves, como anemia hemolítica e danos cerebrais, caso as dosagens sejam altas.

Essa alternativa é usada somente para alguns tratamentos e determinadas pesquisas de combate a diversas doenças.

O US National Library Of Medicine divulgou um artigo em seu site apontando que a vitamina K3 induziu a morte das células da leucemia por meio do mesmo mecanismo do estresse oxidativo.  Por isso, acredita-se que a ingestão seja uma terapia viável para o tratamento contra esse tipo de câncer – mas, são só especulações.

Outros artigos publicados no mesmo site afirmam que a Vitamina K3 é uma agente anticancerígena, especialmente quando se trata da leucemia. Entretanto, o mecanismo ainda é ilusório.

Vitamina k3

Pesquisadores afirmam que o uso da vitamina K3 e da vitamina C oral pode ser combinado ou usado separadamente, sendo um tratamento promissor para os tipos de câncer mencionados.

Entretanto, a questão é que essas premissas de que o uso desses dois elementos induz a morte celular da leucemia ainda não estão convencendo todos os especialistas de medicina, isso porque é muito complexo o caminho da morte das células, fator que torna o uso desse medicamento um grande desafio.

O que se sabe é que, nas últimas 3 décadas, a vitamina K3 conseguiu mostrar uma atividade antitumoral in vitro, realmente induzindo a morte das células por diferentes vias bioquímicas. No entanto, como a maioria dos estudos analisou uma determinada via de forma isolada e usando diferentes tipos de células, a interação entre vias não foi abordada.

Portanto, a incerteza a respeito da morte celular induzida pela vitamina K3 em um modelo unicelular permanece até que apareçam novos avanços científicos que provem o contrário.

Em suma, a vitamina K3 só pode ser administrada por médicos, quando necessário, pois há riscos de toxidade. Ademais, ela é dificilmente encontrada para compra.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. Julio souza

Deixe um Comentário