Vitamina K3 – Para que Serve? Onde encontrar e Quando utilizar
Você já ouviu falar na vitamina k3? Sabia que essa pode ser uma das curas para doenças como leucemia e câncer? Entenda mais, aqui no Quero Viver Bem!
- Publicado: 13/12/2023
- Atualizado: 13/12/2023: 10 39
- Por:
A vitamina K3 é mais um subtipo da vitamina K. Ela também é conhecida como Menadiona, pertencente à classe dos compostos orgânicos, também chamados de naftoquinonas.
Essa vitamina é lipossolúvel e é quantificada em mcg (microgramas). A diferença é que os demais subtipos (K1 e K2) podem ser sintetizadas pelas bactérias, mas o mesmo não ocorre com a K3, pois trata-se de uma vitamina sintética.
Embora haja poucas informações a respeito da K3 e do seu uso isolado, confira para que ela serve, onde encontrar e quando utilizar, só aqui no Quero Viver Bem!
Para que serve a vitamina K3?
O trio de vitaminas K é muito importante para a saúde. A K1 está mais envolvida em processos que contêm hemorragias. Ela favorece o bom fluxo do sangue no corpo humano, evita que o seu coagulo e outras complicações.
Já a vitamina K2 tem sua função voltada a saúde de ossos e coração, além dos estudos mostrarem seu efeito positivo na longevidade humana.
Segundo algumas pesquisas, as vitaminas K3 e K2 possuem uma atividade eficiente antitumoral. Esses nutrientes conseguem inibir tumores em humanos, por exemplo: próstata, mama, cabeça e pescoço.
O que se notou nos estudos é que a vitamina K2 e a K3 conseguem parar o ciclo de morte celular. No entanto, é preciso salientar que a vitamina K3 é sintética, por isso, alguns pesquisadores preferem empregar a K2, acreditando que os antioxidantes não interferem no mecanismo de ação, ao contrário do que ocorre com a K3, que funciona oxidando as células, da mesma forma que uma quimioterapia.
Onde encontrar a vitamina K3?
Não existe nenhuma fonte natural de vitamina K3, ela só é produzida em laboratório, sendo representada pela fórmula molecular: C11H8O2.
Mas, a vitamina K3 pode ser convertida em K2 no trato intestinal. É importante salientar que o ser humano precisa garantir o aporte da vitamina K no geral, isso inclui ingerir vegetais, frutas, folhosos verde-escuros e laticínios fermentados.
Quando a Vitamina K3 é utilizada?
A vitamina K3 não é usada em forma de suplemento nutricional, pois as reações adversas podem ser graves, como anemia hemolítica e danos cerebrais, caso as dosagens sejam altas.
Essa alternativa é usada somente para alguns tratamentos e determinadas pesquisas de combate a diversas doenças.
O US National Library Of Medicine divulgou um artigo em seu site apontando que a vitamina K3 induziu a morte das células da leucemia por meio do mesmo mecanismo do estresse oxidativo. Por isso, acredita-se que a ingestão seja uma terapia viável para o tratamento contra esse tipo de câncer – mas, são só especulações.
Outros artigos publicados no mesmo site afirmam que a Vitamina K3 é uma agente anticancerígena, especialmente quando se trata da leucemia. Entretanto, o mecanismo ainda é ilusório.
Pesquisadores afirmam que o uso da vitamina K3 e da vitamina C oral pode ser combinado ou usado separadamente, sendo um tratamento promissor para os tipos de câncer mencionados.
Entretanto, a questão é que essas premissas de que o uso desses dois elementos induz a morte celular da leucemia ainda não estão convencendo todos os especialistas de medicina, isso porque é muito complexo o caminho da morte das células, fator que torna o uso desse medicamento um grande desafio.
O que se sabe é que, nas últimas 3 décadas, a vitamina K3 conseguiu mostrar uma atividade antitumoral in vitro, realmente induzindo a morte das células por diferentes vias bioquímicas. No entanto, como a maioria dos estudos analisou uma determinada via de forma isolada e usando diferentes tipos de células, a interação entre vias não foi abordada.
Portanto, a incerteza a respeito da morte celular induzida pela vitamina K3 em um modelo unicelular permanece até que apareçam novos avanços científicos que provem o contrário.
Em suma, a vitamina K3 só pode ser administrada por médicos, quando necessário, pois há riscos de toxidade. Ademais, ela é dificilmente encontrada para compra.
Ótimo, muito bom mesmo.
Parabéns!!!
Nossa, Já estava procurando essa vitamina para emagrecer oa 3/4 kilos que não consigo perder.
Mas não sabia que era uma vitamina sintética. Isso já é remédio não vitamina.
Obrigada pelo esclaricimento. e eu sou contra tudo que é químico para meu corpo.
Muito grata