Início / Qualidade de Vida / Tapioca e Colesterol Alto: Uma Combinação Segura?

Tapioca e Colesterol Alto: Uma Combinação Segura?

A tapioca é um alimento muito versátil, podendo ser consumida pura, em receitas, ou com diversos recheios. Ela é muito utilizada para substituir o pão, como uma alternativa para pessoas que não podem, ou não querem consumir glúten.

Embora seja encaixada em diversas dietas por aí, muitas pessoas temem consumi-la, principalmente aquelas que possuem colesterol alto. Mas será que existe algum problema destas pessoas fazerem o uso deste alimento? A Quero Viver Bem vai te contar isso agora!

Tapioca saudável
Tapioca e Colesterol Alto: Uma Combinação Segura?

Tapioca na dieta de quem tem colesterol alto

Se você pensa que quem possui colesterol alto não pode consumir a tapioca, tem pensado errado! A tapioca não possui colesterol, e por isso pode ser uma ótima alternativa para diversas refeições.

Na verdade, o perigo que a tapioca pode oferecer para pessoas que possuem colesterol alto está no recheio escolhido para acompanhá-la. Existem diversos recheios que combinam com a tapioca, e nestes casos, é preciso escolher um recheio saudável.

Leia também: Feijão: Vilão ou aliado na perda de peso

Tapiocas com recheios doces, com muito queijo ou com ingredientes fritos podem ser ruins, sim, para pessoas com altos níveis de colesterol. Além disso, pessoas com triglicerídeos altos precisam tomar cuidado com o consumo de Tapioca, devido à sua composição.

Em apenas 30g de tapioca, é possível encontrar cerca de 27g de carboidratos, e é o consumo alto deste macronutriente que pode desenvolver a condição. Ainda assim, ela pode ser uma substituição para outros alimentos do grupo dos carboidratos.

Dicas para consumir tapioca de forma saudável

Como o maior problema para pessoas com colesterol alto é o modo de preparo da tapioca, a Quero Viver Bem trouxe algumas dicas de como prepará-la de forma mais saudável:

  • Acrescente fibras à tapioca: a maior desvantagem da tapioca é não possuir fibras, mas você pode acrescentar misturando chia, linhaça, aveia ou gergelim em sua massa antes do preparo, ou acrescentando vegetais em seu recheio;
  • Escolha proteínas magras para recheá-la: para manter o nível de gordura controlado, e não ultrapassar as calorias nessa refeição, as proteínas magras são as melhores opções. Além disso, rechear sua tapioca com proteína te dá mais saciedade. Opte por frango, atum, ovos, queijo branco.
  • Experimente a crepioca: uma boa ideia para variar a tapioca é misturá-la com ovo, deixando-a mais parecida com uma panqueca. Você pode recheá-la da forma que quiser, e também comer pura, pois fica muito deliciosa (e saudável);
  • Experimente com frutas: quando desejar uma opção doce, recheie com frutas e abuse da canela para dar aquele sabor especial.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário