Início / Guia COMPLETO Sobre Alimentação / Bebendo Cerveja com Diverticulite: Riscos e Recomendações

Bebendo Cerveja com Diverticulite: Riscos e Recomendações

A diverticulite é uma inflamação na parede interna do intestino, que pode gerar diversos sintomas desconfortáveis, como estufamento abdominal, dores e mal-estar. Geralmente essa inflamação acontece após o consumo de alimentos como embutidos, carnes processadas, refrigerantes, e bebidas gaseificadas.

Bebidas alcóolicas também não são recomendadas para pessoas com diverticulite, no entanto, existem maneiras menos prejudiciais de ingerir, sem precisar lidar com os desconfortos causados pela doença.

Qual a melhor cerveja para quem possui diverticulite?

Pessoas com diverticulite podem tomar cerveja
Bebendo Cerveja com Diverticulite: Riscos e Recomendações

Cervejas mais fortes são melhores para a saúde do intestino, podendo até trazer alguns benefícios para quem não possui nenhum problema. Isso porque essas cervejas costumam ter probióticos, que são microrganismos que ajudam no funcionamento intestinal.

Veja também: O poder nutritivo da cenoura: um tesouro nutricional além dos carboidratos

Por mais que não seja recomendado o consumo, estas cervejas terão um efeito menos agressivo para quem sofre com a doença. Além disso, é importante que a quantidade seja controlada, além de dar preferência àquelas com um teor menor de álcool.

O que comer durante as crises de diverticulite?

Além de evitar os alimentos mencionados anteriormente, é sugerido optar por alimentos que podem diminuir os sintomas. Alimentos que não formem fezes muito consistentes é a melhor saída, e para isso é importante manter a hidratação alta, fazendo uso de isotônicos, soros e água de coco.

Alimentos como sopas e caldos também podem beneficiar neste momento, além de gelatinas e torradas. Alimentos gordurosos, leites, café normal e alimentos rico em açúcar podem piorar os sintomas nestes momentos, e por isso devem ser evitados, inclusive em momentos sem crise.

Desvendando a causa da diverticulite

Ainda não se sabe exatamente o que causa a diverticulite, mas acredita-se que esteja relacionado a uma fraqueza na parede do intestino grosso, e isso pode se agravar com a idade. Não é à toa que vemos a doença com maior frequência em idosos.

Além disso, acredita-se que uma dieta pobre em fibras e água pode antecipar esse tipo de problema, pois aumenta a pressão intraluminal.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

4 comentários

  • Gostei muito

  • Ola, depois da crise e tratamento por 10 dias de antibióticos, posso introduzir, azeite p finalizar prato, e se posso colocar limão no meu chá? Grata pela atenção.

  • Gostei das informações …..

  • Quem tem divirculite pode comer sushi?

Deixe seu comentário