Nectarina – Valor nutricional, Benefícios e Calorias

Confira aqui todos os benefícios da nectarina, quantas calorias ela tem (tabela nutricional completa) e 3 receitas incríveis em que ela é o prato principal!

A nectarina é uma fruta da mesma família do pêssego, mas com valores nutricionais diferentes. Além de servir na gastronomia, sobretudo oriental, para dar acidez aos pratos, sua polpa e seu néctar ajudam no controle do colesterol e na suplementação de vitaminas e minerais essenciais.

Por ser uma fruta de baixo índice calórico (50 kcal por unidade), a nectarina é uma aliada para quem está à procura do controle de peso corporal, podendo ser incluída em lanches, no café da manhã ou incorporada às saladas.

Benefícios da Nectarina

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento das células;
  • Mantém a saúde de pele, cabelo e unhas;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Mantém a saúde dos olhos;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Previne o desenvolvimento de cânceres;
  • Garante uma melhor digestão;
  • Preserva o sistema nervoso central.

benefícios da nectarina

Entenda os 5 principais benefícios da Nectarina

Apesar de suas propriedades serem benéficas para uma série de situações, abaixo, segue as 5 vantagens mais poderosas da nectarina para a saúde:

1 – Controla os níveis de colesterol

Nas nectarinas há duas substâncias chamadas de ácido clorogênico e antocianinas, que ajudam a controlar os níveis de colesterol de baixa densidade, o LDL, na corrente sanguínea. A fruta ainda possui flavonoides, os quais agem diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose e o infarto, e do acúmulo de gordura nas veias. Já mostramos, aqui, dicas de como controlar o colesterol.

2 – Mantém a saúde dos olhos

Uma das substâncias mais ricas encontradas na nectarina é a luteína, um nutriente antioxidante que previne a degeneração natural dos olhos. Dessa forma, o seu consumo regular tende a manter a visão perfeita por mais tempo, bem como evitar ocorrências de cataratas ou danos na retina.

3 – Possui ação antioxidante

Os carotenoides, os flavonoides, o betacaroteno e a criptoxantina são algumas das substâncias antioxidantes presentes na nectarina. Elas minimizam a ação de radicais livres, de forma a retardar o envelhecimento das células. Por conta dos compostos presentes em sua fórmula, como o ácido clorogênico, a fruta prova ser uma aliada na prevenção do câncer.

Mas, preste atenção: a maior parte dos compostos antioxidantes da nectarina estão presentes na casca e na polpa. Portanto, deve-se preferir consumi-la in natura, sem cozimento ou adição de outros compostos.

4 – Ajuda na digestão e perda de peso

A nectarina é uma fruta com grande quantidade de fibras alimentares, o que facilita a digestão após refeições. Além disso, ao chegarem no estômago, elas liberam uma espécie de gel que regula o índice de glicemia no sangue. Na prática, isso faz com que a pessoa sinta-se satisfeita por mais tempo e coma menos, contribuindo indiretamente para a o emagrecimento. Já falamos, aqui, sobre a importância das fibras. 

5 – Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C e o Zinco fortalecem o sistema imunológico, de forma a deixar a pessoa mais resistente contra a infecção de bactérias e vírus comuns, como o da gripe ou da infecção urinária.

Tabela Nutricional

Em uma unidade de nectarina (aproximadamente 100 g) as propriedades encontradas são:

Diferença entre pêssego e nectarina

A nectarina, o pêssego e a ameixa são frutas facilmente confundidas, por conta do aspecto semelhante entre elas. A diferença é que, além da questão nutricional, todos os tipos de pêssego possuem pequenos pelos, o que não aparece na ameixa, que tem uma cor mais amarelada ou mais roxa. Já a nectarina é bem lisa e possuem tonalidades avermelhadas e alaranjadas.

Já falamos, aqui, sobre os benefícios do pêssego e os benefícios da ameixa.

Como consumir  

Para um melhor aproveitamento das vitaminas, minerais e propriedades da nectarina, é preferível que você a consuma in natura, com casca e tudo (só não esquece de lavar bem antes, ok?)

Após lavar e picar a fruta, também é possível consumi-la com iogurte, sementes, oleaginosas, em vitaminas e sucos.

Agora que você já conhece os benefícios da nectarina, fique de olho nas propriedades de outros alimentos, aqui, no QueroViverBem.com.br


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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