Início / Dietas / Não passe do ponto: os perigos de incluir Ovo demais em sua dieta

Não passe do ponto: os perigos de incluir Ovo demais em sua dieta

O ovo é um alimento prático, versátil e barato, mas demanda atenção. Há um limite para tudo nesta vida, e isso inclui o número de ovos que devemos consumir no dia, já que o exagero pode levar a alguns probleminhas. Entenda por que você deve limitá-los, e quantos é saudável incluir em sua rotina.

Problema ao exagerar na quantidade de ovos
Não passe do ponto: os perigos de incluir Ovo demais em sua dieta

O perigo de exagerar na quantidade de ovos

É fácil ficar empolgado com os ovos, afinal, eles são uma fonte econômica e deliciosa de proteína. Mas, assim como devemos respeitar os limites do de outros alimentos, devemos também respeitar os limites da nossa ingestão diária de ovos. Consumir muitos ovos pode levar a uma dieta desequilibrada e até mesmo resultar em ingestão excessiva de gorduras saturadas e colesterol.

O colesterol nos ovos sempre foi motivo de debate, e tudo isso tem uma razão. O consumo excessivo de ovos pode aumentar os níveis de LDL, o famoso “colesterol ruim”. Mas atente-se as palavras “consumo excessivo”!

Em nenhum momento podemos dizer que este alimento é ruim para a sua saúde, afinal, os ovos são ótimas fontes de proteína. Isso quer dizer que, eles sozinhos não podem elevar seu colesterol.

Veja também: Até 5 kg mais leve em 30 dias: dicas de dieta, alimentos funcionais e mais

Qual a quantidade ideal de ovos por dia?

O ideal é que pessoas que não pratiquem atividade física, ou não demandem de uma alta ingestão de proteínas, consumam no máximo três ovos por dia, enquanto atletas e praticantes de exercícios físicos intensos consumam no máximo seis ovos diariamente.

No entanto, esse número pode ser maior se algumas gemas forem descartadas, pois é ela que abriga a maior parte do colesterol. Uma pessoa sedentária poderia consumir 2 ovos inteiros e três claras tranquilamente durante o dia, sem prejuízos a saúde.

Os benefícios dos ovos para a saúde

Como já disse, os ovos não são vilões da sua dieta, na verdade eles são ótimas adições a uma alimentação equilibrada. As gemas são uma fonte incrível de colina, que desempenha um papel importante na saúde do cérebro. Além disso, os ovos são carregados com proteína de alta qualidade, vitaminas e minerais, incluindo a vitamina B12 e o selênio.

Para quem pratica atividade física, a albumina do ovo pode ser uma ótima aliada do ganho de massa muscular, além de ser um ótimo aliado do emagrecimento, já que promove saciedade por muito mais tempo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário