10 Benefícios da Moranga Para a Sua Saúde!

Veja aqui quais são os 12 principais benefícios do consumo de moranga para sua saúde, como ela pode fortalecer o seu corpo e muito mais.

Moranga é um tipo de abóbora, originária da Guiné, porém muito cultivada aqui no Brasil, principalmente no Recôncavo Baiano. Ela possui uma casca laranja ou amarelada e, internamente, grande quantidade de sementes e polpa.

Ela veio até o Brasil pela mão dos portugueses, durante a colonização no século XVI. Você, com certeza, já ouviu falar dela pelos nomes comuns: jerimum – no norte do país – ou moranga – no sul. Leia, abaixo, todos os benefícios dela para a sua saúde.

Os benefícios da abóbora para a saúde

1 – Previne doenças coronárias

Os 12 Benefícios Únicos da Moranga Para Sua Saúde!

Esse tipo de abóbora é rico em algumas substâncias, como a vitamina A e a C, além de fibras, magnésio e potássio. Este último ajuda a tratar a hipertensão, diminuir o risco de AVC, proteger o corpo contra a perda de massa muscular, preservar a massa óssea e, também, diminuir a possibilidade de formação de pedras nos rins.

Além disso, ela promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, prevenindo o acúmulo de gordura nas paredes das veias – isso diminui as chances de obstruções no local e também de aterosclerose. Também, as fibras presentes na fruta diminuem a quantidade de colesterol no corpo, principal causa de várias doenças do coração.

2 – Trata vermes no intestino

O consumo das sementes de abóbora com continuidade pode ser ótimo para o tratamento de uma possível proliferação de parasitas no intestino, tanto em humanos quanto em animais. Isso porque esse alimento tem um aminoácido conhecido como cucurbitina, que paralisa e elimina vermes do trato intestinal.

3 – Fortalece o sistema imunológico

A abóbora é rica em betacarotenovitamina C, que, quando juntos, fortalecem o sistema imunológico e complementam vários nutrientes.

4 – Melhora a saúde dos olhos

Como já dito, a moranga tem grandes quantidades de betacaroteno, que, quando consumidos, acabam transformando-se em vitamina A. No corpo, são como um antioxidante natural na manutenção da pele e das mucosas, isso sem falar nos benefícios para os olhos.

Além disso, a fruta possui zeaxantina, conhecido como um antioxidante capaz de filtrar a ação dos raios ultravioletas nos olhos, que causam doenças musculares no local, diretamente relacionadas ao envelhecimento das retinas.

4 – Fortalece bebês

Uma boa dica para as mamães de primeira viagem que querem começar a fazer a introdução alimentar em seus pequeninos é de iniciar com o purê de abóbora sem sal, isso porque ele é riquíssimo em vitaminas, potássio e betacaroteno.

Esse é um alimento gostoso, nutritivo, que pode ser congelado e consumido depois.

6 – Trata hiperplasia e câncer

As sementes da abóbora são usadas há vários anos para a hiperplasia, ou seja, próstata inchada. Isso acontece porque elas contam com fitosteróis, utilizados para diminuir a próstata inchada, quando ingeridas na quantidade mínima de 3 vezes por semana.

Pesquisas recentes também indicam que, pela quantidade de zinco, ela é boa para a saúde sexual masculina, bloqueando o crescimento de células malignas que causam o câncer de próstata. Além disso, as quantidades altas de betacaroteno são uma forma de tratamento alternativa para o câncer.

7 – Atribui um sono mais saudável

As sementes de abóbora possuem triptofano, conhecido por ser um aminoácido que estimula a produção de serotonina no organismo, um neurotransmissor elevador do humor que relaxa e proporciona um sono melhor.

8 – Previne rugas

Pela quantidade de vitamina A abundante, ela previne o envelhecimento precoce da pele, promovendo a renovação celular, aumentando a produção de colágeno no corpo. Isso tudo diminui e previne o aparecimento de rugas, melhorando a aparência da pele.

9 – Contribui para o emagrecimento

Os 12 Benefícios Únicos da Moranga Para Sua Saúde!

Ela é super indicada para quem quer perder peso, pois possui poucas calorias e boas quantidades de fibras – um copo de abóbora contém 3 gramas de fibras, 50 calorias e nenhum tipo de gordura.

Pelas fibras, ela ocasiona uma sensação de saciedade maior e por mais tempo, ou seja, você não sente fome e diminui a ingestão de alimentos. Ademais, essa função das fibras é ótima para pessoas que sofrem com diabetes, porque mantêm o nível de açúcar controlado e estabilizado, evitando possíveis picos de glicemia.

Uma boa maneira de começar a sentir as primeiras mudanças da abóbora no seu corpo é substituindo determinados alimentos por ela, ainda mais que é conhecida pelo seu sabor facilmente adaptável ao salgado ou ao doce.

10 – Diminui a pressão arterial

O óleo presente na semente de abóbora é rico em fitoestrógenos, substâncias que são usadas na prevenção da hipertensão.

 

A moranga tem muitos benefícios e é um ótimo alimento para ser incluído em uma dieta balanceada. Fica bom em forma de purê, assada, cozida, em sopas, saladas e até mesmo em pães integrais ou como preferir.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário