Pêssego – Benefícios, tabela nutricional e propriedades

O pêssego é rico em vitaminas e minerais e ajuda a regular muitas funções fisiológicas e a melhorar a qualidade de vida, além de combater os radicais livres

O pêssego é uma fruta de origem Asiática. Tem sua propagação ao mundo ocidental ligado à China, mas, rapidamente, foi abraçado pelos países europeus e hoje é uma das frutas mais apreciadas em todo o mundo.

beneficios do pessego

Aqui no Brasil, o pêssego é colhido em abundância no verão, por isso, faz parte das mesas nas festas de fim de ano. Além de ser saborosa e ligada às passagens culturais, a fruta tem benefícios surpreendentes para o corpo humano. Rico em vitaminas e minerais, o pêssego ajuda a regular muitas funções fisiológicas e a melhorar a qualidade de vida.

Vamos conhecer seus valores nutricionais, propriedades e a forma de consumo!

Tabela nutricional do pêssego

Em 100 gramas de pêssego encontramos os seguintes nutrientes:

  • Valor calórico – 39 kcal;
  • Proteína – 0,91 g;
  • Lipídeos – 0,25 g;
  • Gordura saturada – 0,02 g;
  • Gordura monoinsaturada – 0,07 g;
  • Ômega 6 – 0,08 g;
  • Fibra – 1,50 g;
  • Cálcio – 6,00 mg;
  • Manganês – 0,06 mg;
  • Magnésio – 9,00 mg;pessego
  • Fósforo – 20,00 mg;
  • Ferro – 0,25 mg;
  • Potássio – 190,0 mg;
  • Vitamina C – 6,60 mg;
  • Vitamina E – 0,71 mg;
  • Vitamina A – 16,29 mg;
  • Carboidrato – 8,38 g.

O destaque do pêssego vai para a sua boa concentração de potássio e vitaminas A e C. O potássio é anticoagulante, ou seja, impede problemas cardíacos e outros.

Outras propriedades do pêssego

Os nutrientes encontrados no pêssego são poderosos e empregam à fruta características consideráveis, são elas:

Combate ao câncer

A fruta apresenta bom número de antioxidantes, o que afasta o surgimento de radicais livres, que são responsáveis por alguns tipos de câncer.

Melhora a visão

No pêssego é possível encontrar betacaroteno, sustância que é usada no tratamento contra problemas na visão.

Ajuda no funcionamento fígado

A presença de fibra é responsável por livrar o fígado de resíduos tóxicos que não são eliminados.

Ajuda o sistema cardiovascular

O potássio presente na fruta ajuda a impedir a coagulação sanguínea, afastando riscos de doenças cardíacas. O ferro, outra substância que compõe a fruta, é importante para preservar o estado salutar do sangue.

Trata sintomas do stress

O magnésio é o nutriente que ajuda no combate à depressão.

Mantém a pele saudável

A vitamina C é responsável pelo retardar das rugas. Outro detalhe estético que é tratado com o consumo de pêssego é a queda de cabelos (novamente as substâncias antioxidantes).

Fortalece os ossos

O consumo de pêssego previne problemas ósseos, como a osteoporose e a descalcificação.

Auxilia no emagrecimento

Uma fruta com zero gordura, mas com muita fibra, é ótima para quem busca perder peso. As fibras também ajudam o intestino a funcionar melhor.

 

Qual a melhor forma de consumir o pêssego?

O primeiro passo é escolher bem o fruto. Nada de escolher pêssegos amassados ou estragados. É importante ficar de olho no período da colheita – o verão. Outro ponto é procurar pêssegos maduros, eles têm mais polpa.

comer pessego

Depois de comprados, armazene na geladeira e consuma em até 3 dias. Para aumentar seu tempo de vida útil, poderá descascá-los e guarda-los no congelador, numa embalagem que preserve a fruta.

Dicas para para comer o pêssego

  1. Cru, é bom lavar bem a fruta, eliminando os riscos de bactérias. É comum as pessoas retirarem a casca, já que ela tem “pelinhos” que não agradam. Mas, se quer aproveitar as fibras da fruta, coma-a com casca e tudo;
  2. O pêssego fresco é uma ótima sobremesa, pode ser acompanhada com vários alimentos: leite, iogurte, creme de leite, etc;
  3. Vitamina de pêssego é outra forma deliciosa de se aproveitar os benefícios da fruta. Algumas receitas combinam a vitamina batida de pêssego com sucos de laranja, por exemplo;
  4. Outro acompanhamento comum para comer o pêssego fresco são os cereais. Várias receitas combinam a fruta com granola, aveia, mingaus e outros;
  5. Purê de pêssego é uma receita simples e deliciosa;
  6. Geleia de pêssego, uma da mais conhecidas, poderá substituir a margarina no pão do café da manhã ou acompanhar outras frutas, prefira a versão sem açúcar;
  7. Evite as preparações muito açucaradas como compotas, caldas, geleia com açúcar e doces em geral.

Consuma o pêssego sempre que puder. Abuse dos benefícios desse incrível fruto. Ele, juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de atividade física, ajudará a manter a saúde de seu corpo em dia!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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