Chuchu – Benefícios, Tabela nutricional, Propriedades e Como consumir

O chuchu é um alimento rico em água. Com a combinação dos minerais e de suas calorias, é ótimo para recompor o tecido muscular.

O chuchu é uma hortaliça da família das cucurbitáceas, nativo das Américas. Ele pode chegar a até 20 cm de tamanho, e faz parte da culinária brasileira em diferentes pratos. Mas, quais são os benefícios guardados nesse vegetal tão comum nas dispensas do Brasil? Vamos conhecer?

chuchu

Muitas pessoas contestam a qualidade do chuchu, com o argumento de que ele tem pouco sabor, porém, desconhecem quantas propriedades benéficas ao corpo possui essa hortaliça. Na verdade, o chuchu tem um sabor sútil, o que confunde muitos paladares.

Tabela nutricional do chuchu

Para confirmar o quanto o chuchu faz bem à saúde, vamos conferir o que 100 gramas do alimento podem nos oferecer:

  • Valor calórico – 24 kcal;
  • Proteína – 0,62 g;
  • Lipídeos totais – 0,48 g;
  • Carboidrato – 5,09 g;
  • Fibra total – 2,80 g;
  • Cálcio – 13 mg;
  • Magnésio – 12 mg;
  • Manganês – 0,17 mg;
  • Fósforo – 29 mg;
  • Ferro – 0,22 mg;
  • Sódio – 1 mg;chuchu beneficios
  • Sódio de adição – 236 mg;
  • Potássio – 173 mg;
  • Cobre – 0,11 mg;
  • Zinco – 0,31 mg;
  • Selênio – 0,30 mcg;
  • Tiamina – 0,03 mg;
  • Riboflavina – 0,04 mg;
  • Niacina – 0,42 mg;
  • Equivalente Niacina – 0,55 mg;
  • Piridoxina – 0,12 mg;
  • Folato – 18 mcg;
  • Vitamina E – 0,12 mg;
  • Vitamina C – 8 mg;
  • Açúcar total – 1,97 g.

O chuchu é ainda um alimento rico em água. Com a combinação dos minerais e de suas calorias, é ótimo para recompor o tecido muscular.

Mais propriedades do chuchu

Além de sua riqueza nutricional, o chuchu tem outras características pertinentes à saúde humana. Vamos conhecê-las:

Ótima para o sistema digestivo

Sua boa quantidade de água e fibras fazem do seu consumo regular um ótimo inibidor de problemas, como a prisão de ventre. Ele atua positivamente na flora intestinal, regulando-a.

Potencializa emagrecimento

Quem está atrás de emagrecer, optar pelo chuchu na dieta será bem positivo. O alimento, pela alta quantidade de água e minerais, traz uma sensação de saciedade muito rápida. E mesmo que precise realizar exercícios junto à dieta, o chuchu tem concentração de calorias que ajudarão.

Controle dos níveis de açúcar

Propriedade importante para pessoas acometidas pelo diabetes. O consumo do chuchu traz instabilidade aos níveis de açúcar no sangue, justamente por ser rico em fibras.

Bom para o coração

Substâncias do complexo B presentes no chuchu ajudam a regular o funcionamento cardíaco. Consumido regularmente, o alimento ainda reduzirá as chances de acidentes cardiovasculares e de outros problemas ligados ao sistema arterial. O alto teor de potássio presente na hortaliça é responsável por essa qualidade.

Potencializa os exercícios

Como já mencionado, as ótimas referências de sais minerais fazem do chuchu o parceiro do tecido muscular, além de da melhora pela presença de vitamina C – essa, responsável por atenuar a fadiga muscular.

Outro ponto a destacar é que o consumo do chuchu reduz a incidência de cãibra. A presença do manganês favorece a inibição desse incomodo que praticantes de exercícios físicos sentem.

Melhora o sistema imunológico

De novo se aproveitando da vitamina C, o chuchu melhora a imunidade dos indivíduos e preveni males, como a anemia.

O percentual de vitamina C presente no chuchu corresponde a 17% do que o corpo precisa diariamente. Por isso, consumi-lo regularmente livra o corpo de radicais livre e, por consequência, da incidência de alguns tipos de câncer.

A melhor forma de consumir chuchu

Para tornar atrativo comer o chuchu nas diferentes refeições, montamos uma lista com pratos que farão parte do seu cardápio e que você desfrutará das vantagens deste formidável vegetal. Será uma ótima oportunidade para colocar seus dotes culinários em prática. Vejamos:

  1. Associe o chuchu no cozimento com carnes e peixes;
  2. Faça tortas salgadas e coloque o chuchu no recheio;Chuchu como consumir
  3. Use o chuchu como acompanhamento de crustáceos;
  4. Leve o chuchu ao forno e coma-o assado;
  5. O vegetal também pode ser refogado com azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco;
  6. Enriqueça sopas e caldos com chuchu;
  7. Sua presença na salada com os legumes é uma das mais tradicionais;
  8. Chuchu com ovo cozido, uma combinação que trará muitos benefícios.

São tantos pratos que você pode montar, é só caprichar na imaginação e, claro, atender ao seu paladar! O importante é que você adote o chuchu em sua dieta, para que possa aproveitar toda a eficiência nutritiva desse alimento.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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