Chuchu: O Legume Subestimado com Poderosos Benefícios para a Saúde
O chuchu é um alimento rico em água. Com a combinação dos minerais e de suas calorias, é ótimo para recompor o tecido muscular.
- Publicado: 12/12/2023
- Atualizado: 16/12/2023: 22 57
- Por: Vitória Martinez
O chuchu é um alimento que divide opiniões. Uns apreciam sua versatilidade e seu sabor suave, outros não veem graça no legume, e preferem ficar bem longe dele. No entanto, o chuchu é um alimento riquíssimo em nutrientes, podendo ser um aliado para o emagrecimento e para o controle de algumas doenças.
Em sua composição nutricional, podemos destacar diversas vitaminas, como a A, B e B, bem como minerais, incluindo fósforo, potássio, ferro e cálcio. Quer ver como esse legume subestimado pode melhorar sua saúde? Vem com o Quero Viver Bem e descubra!
Chuchu na perda de peso: um aliado baixo em calorias
O chuchu é um alimento que pode potencializar a perda de peso! Isso porque ele é rico em fibras, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo e regular o intestino, e também porque ele tem uma quantidade de calorias muito baixa. Em 100g deste alimento você consome apenas 19 Kcal.
O papel do chuchu no controle do diabetes
Por ser rico em fibras, o chuchu também auxilia no controle do diabetes, pois ajuda no controle glicêmico dos alimentos que o acompanham. Isso quer dizer que ele deixa a digestão dos carboidratos mais lenta, evitando picos de glicemia. Além disso, seus nutrientes ajudam na prevenção e no controle da sensibilidade a insulina.
Gerenciando colesterol e pressão arterial
O potássio disponível em alta quantidade no chuchu favorece a regulação do controle da pressão. Isso porque ele age sobre o sódio, eliminando seu excesso do organismo. Além disso, ele é um alimento extremamente diurético, contribuindo para evitar a retenção de líquido.
No controle do colesterol, ele age “se disfarçando” da molécula de colesterol, conseguindo controlar o nível sanguíneo desse indicador. Isso acontece porque ele possui fitoesteróis parecidos com esta molécula.
Veja também: Dieta equilibrada: Como evitar fraqueza e fadiga
Um impulsionador natural da imunidade
Devido as suas vitaminas, principalmente do complexo C, e suas fibras probióticas, que auxiliam na microbiota intestinal, o chuchu consegue melhorar o estímulo da formação de células da imunidade.
Aplicações culinárias do chuchu: versatilidade e sabor
Com um sabor suave, o chuchu consegue ser bastante versátil, combinando com diversas preparações, e sendo base para diversas receitas saudáveis. Ele pode ser consumido cru, refogado, assado, cozido, e combinado com diversos outros alimentos para potencializar seus benefícios.
O segredo para comer chuchu com prazer é variar seu preparo, e utilizar ervas e especiarias para acrescentar ainda mais sabor ao legume. Se você não gostar do sabor, experimente adicioná-lo em caldos, batido, ou em ensopados com cortes de carne.