O chuchu é uma hortaliça da família das cucurbitáceas, nativo das Américas. Ele pode chegar a até 20 cm de tamanho, e faz parte da culinária brasileira em diferentes pratos. Mas, quais são os benefícios guardados nesse vegetal tão comum nas dispensas do Brasil? Vamos conhecer?
Muitas pessoas contestam a qualidade do chuchu, com o argumento de que ele tem pouco sabor, porém, desconhecem quantas propriedades benéficas ao corpo possui essa hortaliça. Na verdade, o chuchu tem um sabor sútil, o que confunde muitos paladares.
Tabela nutricional do chuchu
Para confirmar o quanto o chuchu faz bem à saúde, vamos conferir o que 100 gramas do alimento podem nos oferecer:
- Valor calórico – 24 kcal;
- Proteína – 0,62 g;
- Lipídeos totais – 0,48 g;
- Carboidrato – 5,09 g;
- Fibra total – 2,80 g;
- Cálcio – 13 mg;
- Magnésio – 12 mg;
- Manganês – 0,17 mg;
- Fósforo – 29 mg;
- Ferro – 0,22 mg;
- Sódio – 1 mg;
- Sódio de adição – 236 mg;
- Potássio – 173 mg;
- Cobre – 0,11 mg;
- Zinco – 0,31 mg;
- Selênio – 0,30 mcg;
- Tiamina – 0,03 mg;
- Riboflavina – 0,04 mg;
- Niacina – 0,42 mg;
- Equivalente Niacina – 0,55 mg;
- Piridoxina – 0,12 mg;
- Folato – 18 mcg;
- Vitamina E – 0,12 mg;
- Vitamina C – 8 mg;
- Açúcar total – 1,97 g.
O chuchu é ainda um alimento rico em água. Com a combinação dos minerais e de suas calorias, é ótimo para recompor o tecido muscular.
Mais propriedades do chuchu
Além de sua riqueza nutricional, o chuchu tem outras características pertinentes à saúde humana. Vamos conhecê-las:
Ótima para o sistema digestivo
Sua boa quantidade de água e fibras fazem do seu consumo regular um ótimo inibidor de problemas, como a prisão de ventre. Ele atua positivamente na flora intestinal, regulando-a.
Potencializa emagrecimento
Quem está atrás de emagrecer, optar pelo chuchu na dieta será bem positivo. O alimento, pela alta quantidade de água e minerais, traz uma sensação de saciedade muito rápida. E mesmo que precise realizar exercícios junto à dieta, o chuchu tem concentração de calorias que ajudarão.
Controle dos níveis de açúcar
Propriedade importante para pessoas acometidas pelo diabetes. O consumo do chuchu traz instabilidade aos níveis de açúcar no sangue, justamente por ser rico em fibras.
Bom para o coração
Substâncias do complexo B presentes no chuchu ajudam a regular o funcionamento cardíaco. Consumido regularmente, o alimento ainda reduzirá as chances de acidentes cardiovasculares e de outros problemas ligados ao sistema arterial. O alto teor de potássio presente na hortaliça é responsável por essa qualidade.
Potencializa os exercícios
Como já mencionado, as ótimas referências de sais minerais fazem do chuchu o parceiro do tecido muscular, além de da melhora pela presença de vitamina C – essa, responsável por atenuar a fadiga muscular.
Outro ponto a destacar é que o consumo do chuchu reduz a incidência de cãibra. A presença do manganês favorece a inibição desse incomodo que praticantes de exercícios físicos sentem.
Melhora o sistema imunológico
De novo se aproveitando da vitamina C, o chuchu melhora a imunidade dos indivíduos e preveni males, como a anemia.
O percentual de vitamina C presente no chuchu corresponde a 17% do que o corpo precisa diariamente. Por isso, consumi-lo regularmente livra o corpo de radicais livre e, por consequência, da incidência de alguns tipos de câncer.
A melhor forma de consumir chuchu
Para tornar atrativo comer o chuchu nas diferentes refeições, montamos uma lista com pratos que farão parte do seu cardápio e que você desfrutará das vantagens deste formidável vegetal. Será uma ótima oportunidade para colocar seus dotes culinários em prática. Vejamos:
- Associe o chuchu no cozimento com carnes e peixes;
- Faça tortas salgadas e coloque o chuchu no recheio;
- Use o chuchu como acompanhamento de crustáceos;
- Leve o chuchu ao forno e coma-o assado;
- O vegetal também pode ser refogado com azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco;
- Enriqueça sopas e caldos com chuchu;
- Sua presença na salada com os legumes é uma das mais tradicionais;
- Chuchu com ovo cozido, uma combinação que trará muitos benefícios.
São tantos pratos que você pode montar, é só caprichar na imaginação e, claro, atender ao seu paladar! O importante é que você adote o chuchu em sua dieta, para que possa aproveitar toda a eficiência nutritiva desse alimento.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.