Hidroginástica emagrece? Perde a barriga?

Hidroginástica pode emagrecer, mas o resultado vai depender muito da forma com que a atividade é desempenhada. Para cada hora de prática queimam-se 402 calorias, no caso de pessoas que pesam até 72kg. Quem pesa até 91kg queima 500 calorias por sessão. Já aqueles com mais de 100kg, a perda calórica é de 600 calorias por aula.

Para perder peso, é preciso que o gasto calórico diário seja maior do que a quantidade ingerida pela alimentação. Isso quer dizer que a hidroginástica é uma opção de exercício para emagrecimento, desde que seja acompanhada de uma dieta e que a duração da aula proporcione gasto energético equivalente ao necessário para o indivíduo.

O emagrecimento acontece quando a pessoa queima ou ingere menos de 500 calorias, pelo menos, do que gasta no dia. Já ensinamos, aqui, a calcular quantas calorias você precisa gastar para emagrecer.

hidroginástica emagrece

Emagrece mais que academia?

Depende de como está configurado o treino, afinal, a academia corresponde a uma série de exercícios físicos. Correr por uma hora na esteira equivale a perder 500 kcal (quase o equivalente à hidroginástica). Já fazer musculação queima menos: cerca de 300 kcal em uma hora de atividade.

Geralmente, os exercícios de alta intensidade terão gastos calóricos maiores, como o step, no qual se perde cerca de 1.000 kcal por hora. Já mostramos, aqui, como funciona o step. 

Na hora de optar pelo exercício, é preciso colocar na balança qual é mais vantajoso a longo prazo, afinal, dificilmente uma pessoa sedentária conseguirá praticar uma hora de step – o que, provavelmente, não acontecerá em uma aula inteira de hidroginástica. Além disso, cada tipo de exercício possui benefícios individuais.

A hidroginástica é um tipo de atividade que costuma trabalhar todos os membros do corpo e, por isso, é tão vantajosa, pois consegue simular os exercícios feitos em aparelhos de academias.

Hidroginástica perde barriga?

Sim, a hidroginástica facilita o emagrecimento. No entanto, ela pode demorar mais para trazer resultados, por não ser focada no abdômen. Para resolver este problema, basta associar as aulas à prática de exercícios abdominais em casa.

Tonifica os músculos?

Um dos benefícios mais evidentes da hidroginástica é a capacidade que ela tem para tonificar os músculos. Por ser feita embaixo d’água, ela força a resistência muscular e ainda tem a vantagem de não promover impacto – o que é ideal para quem tem problemas nas articulações, sofre de lesões ou está na terceira idade. Para saber mais, confira o conteúdo completo sobre benefícios da hidroginástica. 


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário