5 abdominais para fazer em casa e ficar com a barriga chapada rápido

Os abdominais são compostos por movimentos que fortalecem e definem a musculatura. Este exercício físico combinado com exercícios aeróbicos  é visado para emagrecer e queimar a gordura localizada no abdômen e é de alta importância pelos incríveis benefícios que proporciona ao organismo. Por exemplo, os abdominais podem:

  • Corrigir e manter a postura,
  • Melhorar a coordenação motora,
  • Auxiliar no fortalecimento muscular,
  • Melhorar o equilíbrio e estabilidade,
  • Diminuir os riscos de lesões na coluna,
  • Melhorar a resistência física,
  • Promover mais energia e mobilidade,
  • Entre outras vantagens.

Não se esqueça que é no abdômen que muitos órgãos importantes estão situados e a gordura presente ali, em excesso, pode prejudicar a saúde deles.

Os 4 principais tipos de abdominais para fazer em casa

Com mais de 20 tipos de abdominais existentes, você não pode arranjar desculpas em encontrar tipos que sejam fáceis e de alto impacto para você melhorar sua saúde e forma física.

Os 5 principais abdominais para fazer em casa devem ser feitos corretamente. Caso você tenha alguma dúvida, sempre procure um profissional de saúde ou um personal trainer, ok? Afinal, o que você não quer é prejudicar sua saúde e se lesionar!

1 – Abdominal com elevação de pernas

O abdominal com elevação de pernas é muito simples de ser feito, e possui grande eficácia. Primeiramente, deite de costas em um colchonete em um ambiente de sua casa, com as pernas estendidas em direção ao teto e os braços estendidos ao lado do corpo, com as palmas voltadas para o chão.

A partir daí, flexione o tronco em direção ao teto, levando as mãos em direção aos pés. A seguir, abaixe o tronco e retorne à posição inicial.

Uma observação importante é que o movimento que você deve fazer para levantar a cabeça, ombros e mãos em direção aos pés deve ser único, não podendo também fazer com que a parte superior das costas se curve.

Benefícios deste abdominal: elimina os culotes, potencializa a silhueta, gasta calorias, define a barriga, promove maior flexibilidade, músculos e combate estrias e celulite!

2 – Abdominal canivete

O abdominal canivete se popularizou bastante pelos benefícios. Aqui estão duas formas interessantes de executá-lo:

  • Deite-se de costas, com um dos joelhos flexionados e o braço deste mesmo lado estendido acima da cabeça, enquanto o outro fica colado ao tronco.

Faça a elevação do mesmo tempo do braço que estava atrás da cabeça com a perna oposta, até que as pontas dos dedos dos pés e das mãos se encontrem no centro do corpo, realizando a contração total do abdômen.

  • Deite-se de costas, esticando ambos os braços acima dos ombros, sobre a cabeça, mantendo-as em uma posição alinhada com o tronco.

Após, eleve os braços e as pernas ao mesmo tempo, sem flexiona-las, dando a impressão que o abdômen será esmagado.

Benefícios deste abdominal: fortalecimento muscular, equilíbrio postural, melhora na respiração, melhor digestão dos alimentos, definição de músculos abdominais e proteção das áreas que são propensas às hérnias.

3 – Abdominal lateral

Aprenda como fazer corretamente o abdominal lateral: deite-se de lado, com a perna direita flexionada por cima da esquerda, braço esquerdo estendido de forma perpendicular ao corpo e o direito atrás da cabeça.

Eleve o tronco, mas sem curvar a coluna para a frente. Quando acabar a série, basta trocar de lado, repetindo a mesma coisa.

Benefícios deste abdominal: ativa os músculos laterais do abdômen, atinge várias fibras musculares e exercita toda a área.

4 – Abdominal bicicleta

O abdominal do tipo bicicleta é um queridinho pelas vantagens, por isso faça-o desta forma:

Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Após, coloque as mãos atrás da cabeça.

Levante as escápulas e as pernas do chão, fazendo com que os joelhos fiquem flexionados a 90 graus. Logo, comece a pedalar lentamente no ar, alternando as pernas, como se você estivesse realmente andando de bicicleta.

Benefícios deste abdominal: tonifica as coxas, aumenta a força do torso, favorece os músculos e combate os culotes.

5 – Abdominal reto

Este é o tipo mais clássico dos abdominais e ainda um dos mais procurados.

Deite de barriga para cima em um colchonete e deixe os braços estendidos ou atrás da cabeça (esta é uma escolha sua). Após, contraia o abdômen, flexione as pernas – com os joelhos em direção ao teto e pés apoiados no chão – e eleve o tronco para realizar o movimento do abdominal.

Benefícios deste abdominal: melhora a postura, promove sustentação e equilíbrio, sem esquecer da própria definição e resistência muscular.

Os abdominais não devem ser feitos todos os dias para não sobrecarregar os grupos musculares – sempre alterne com exercícios aeróbicos para garantir melhor qualidade de vida e saúde ao seu organismo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário