Hidroginástica: O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

Que praticar esportes é algo benéfico e muito bom para a nossa vida, não é nenhum novidade, porém o mais difícil é conseguir encontrar um em que realmente vamos nos sentir bem, com vontade de frequentar e realmente interessados.

Um dos esportes que tem tomado conta dos locais que tem natação, é a hidroginástica, um tipo de exercício aeróbico considerado leve e de baixo impacto, ele é indicado para pessoas de todas as idades.

Hidroginástica: os benefícios e a prática

Hidroginástica: O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

Ele é um esporte muito indicado principalmente para mulheres gestantes e idosos, isso porque ele ativa o sistema circulatório, dá força, controla o peso, melhora as articulações e também reduz drasticamente o risco de doenças no nosso organismo.

Veja abaixo quais são os benefícios dessa prática e corra o quanto antes para se matricular na academia mais perto.

1 – Doenças crônicas

Os exercícios que são executados nas aulas de hidroginásticas são conhecidos por ajudar pessoas que tem artrite, isso porque atuam diretamente no funcionamento das articulações que estão afetadas, sem correr o risco de piorar ainda mais os sintomas.

As pesquisas mostram também que quem tem artrite reumatoide possui uma melhora significativa, assim como quem sofre das dores de osteoartrite.

2 – Saúde mental

Ela pode ser uma ótima aliada para o humor. Muitas pessoas que sofrem com fibromialgia notaram que quando dentro d’água, tem a sua ansiedade menor. A água morna ajuda a diminuir o estresse, melhora o humor e também diminui drasticamente as possibilidades de depressão.

Os principais benefícios da hidroginástica também são indicados para crianças que tenham algum tipo de deficiência no desenvolvimento, ajudando também na inserção de um ciclo social, além de melhorar e muito as relações familiares.

3 – Uma velhice boa

Os benefícios da hidroginástica também são ótimos para pessoas que estão no processo de pós ou entrando na menopausa. Para homens, pode beneficiar muito o fortalecimento e saúde óssea.

4 – Suporte à flutuação

Hidroginástica: O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

O exercício também fornece muita flutuabilidade e suporte para o nosso corpo, isso evita muito a possibilidade de lesões sobre os músculos, ossos e articulações.

A água reduz o peso do corpo em até 80%, isso diminui muito a pressão nas articulações, costas e no torso, principalmente quando comparada aos exercícios que são feitos no solo.

5 – Aumento da resistência dos músculos

Quando a densidade da água e a do ar são comparadas, podemos falar sobre o aumento da nossa resistência muscular. A hidroginástica pode atuar sobre a região que está enfraquecida, contribuindo assim para que exista um melhor suporte para toda a nossa massa muscular do corpo. Os resultados dos exercícios que são feitos na água são muito mais rápidos do que aqueles que feitos no solo.

6 – Flexibilidade maior

O efeito da redução da nossa força gravitacional enquanto está sob a água, conduz uma maior flexibilidade no nosso corpo. As articulações vão se mover de uma maneira mais fácil diante da grande quantidade de movimentos existentes nas aulas, o que torna esse exercício muito indicado para idosos.

7 – Sistema cardiovascular

Os exercício de hidroginástica são muito benéficos para o nosso sistema cardiovascular, eles beneficiam a frequência cardíaca, que continua baixa quando comparamos com o ciclismo e a corrida.

Há pessoas que afirmem que o coração trabalha melhor quando se faz hidroginástica.

8 – Perda de peso e queima de calorias

Todos nós sabemos que os exercícios físicos são super indicados para perdemos peso de maneira saudável. Mas você sabia que com a execução de apenas 1 hora de hidroginástica, você pode perder peso entre 450 até 700 calorias?

9 – Uma gestação saudável

Hidroginástica: O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

Os benefícios da hidroginástica não são ótimos apenas para as futuras mamães, mas sim para os bebês, isso porque os movimentos que são feitos dentro da piscina, são capazes de liberar o hormônio relaxina, esse que masca presença direta nas articulações, ainda auxilia em uma abertura maior do quadril, o que ajuda na hora do parto.

As gestantes tem menos chances de edemas, que costumam surgir a partir do terceiro trimestre da gestação, isso é causado pelo aumento do feto, que acaba comprometendo a circulação do sangue, isso porque as artérias acabam ficando comprimidas.

10 – Recuperação de cirurgias

Pessoas que acabaram de passar por cirurgias ou por procedimentos cirúrgicos também tem uma ótima indicação de se fazer hidroginástica, isso porque ela não prejudica a recuperação, pode ajudar a fortalecer as articulações e ainda melhora a postura do corpo.

11 – Músculos tonificados

Indo além dos benefícios cardiorrespiratórios e circulatórios, a hidroginástica também é como uma musculação dentro d’água, o que acaba fortalecendo muito os músculos, tendo uma melhor definição e com hipertrofia.

12 – Relaxar

Diferente de fazer musculação ou um esporte individual, na hidroginástica você vai interagir com outras pessoas, vai ouvir música alta e ainda se exercitar.

Você vai trabalhar a sua concentração, a calma, a respiração e também os movimentos, o que vai te proporcionar muito relaxamento.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply