Como ter corpo perfeito – Medidas femininas e masculinas e Dicas

As medidas do corpo perfeito são delimitados pelo universo da moda. Leva-se em consideração a simetria corporal e medidas de todos os membros do corpo, o índice de massa corporal e de massa muscular.

Existe grande parte dos autores que, ao discutir o conceito de corpo perfeito, defendem que a beleza do mundo ocidental ainda está muito atrelada à magreza, sendo que na verdade, o “belo” varia conforme o olhar de cada um. Já na medicina, o corpo perfeito é aquele que se apresenta mais saudável.

Medidas femininas do corpo perfeito

O corpo perfeito varia de acordo com o tipo físico adequado. Para quem valoriza a hipertrofia consagrada pelos bodybuilders, por exemplo, terá padrões de medidas muito diferentes dos corpos das modelos de passarela.

Mulher magra estilo passarela

  • Busto: entre 80 a 90 cm;
  • Cintura: entre 56 a 66 cm;
  • Quadril: entre os 80 a 90 cm.

Mulheres saradas

  • Busto: 85 a 95 cm;
  • Cintura: 70 a 80 cm;
  • Quadril: 95 a 105 cm;

Medida do corpo da Gisele Bünchen

No Brasil e no mundo a Gisele foi considerada uma das mulheres com simetria mais perfeita e não é atoa que até hoje é disputada entre muitas marcas para representar seu estilo:

  • Altura: 1,79 cm
  • Peso: 54 kg
  • IMC: 16,85
  • Busto: 86 cm
  • Cintura: 59 cm
  • Quadril: 87 cm

corpo perfeito para passarela

Medida estilo Panicat

As panicat se tornaram um perfil de corpo perfeito muito desejado entre as mulheres, elas são uma mescla do corpo sarado, aqui a magreza não é o que define, mas sim a quantidade de busto e quadril. Como modelo são usadas as medidas do corpo da Juliana Salimeni:

  • Altura: 1,70
  • Peso: 64 kg
  • IMC: 22,15
  • Busto: 93 cm
  • Cintura: 70 cm
  • Quadril: 102 cm
  • Braço: 31 cm
  • Pernas: 63 cm

corpo perfeito panicat

Corpo tipo padrão

O padrão, considerado pela medicina o corpo feminino saudável e que não é tão apelativo para a mídia.

  • Altura: 1,70 cm
  • Peso: 54 kg
  • IMC: 18,69 cm
  • Busto: 87 cm
  • Cintura: 67 cm
  • Quadril: 95 cm

A altura, para todos os tipos, é considerado perfeito entre 1,70 a 1,80 cm sendo que o peso varia entre 54 a 64 kg.

Fotos de mulheres consideradas com o corpo perfeito

Uma das brasileiras eleita com o corpo perfeito é a catarinense, Sancler Frantz e apesar das medidas que se encaixam perfeitamente nos padrões estéticos diz nunca ter feito uma cirurgia.

copro perfeito medidas femininas modelo catarinense

Ainda assim, para que você perceba como o padrão estético muda conforme o olhar de quem o vê, outra mulher que recebeu o título de corpo perfeito foi a Kelly Brook, atriz que quebrou todos os esteriótipos midiáticos após um estudo científico dizer que as suas medidas se encaixam na perfeição, e ela tem 1,68 m de altura. A diferença é que a pesquisa considerou o seu corpo como o mais simétrico após análise de todos os membros e detalhes do rosto.

corpo perfeito medidas mulheres

Medidas do corpo perfeito masculino

As medidas do corpo perfeito para os homens valorizam mais a massa muscular, sendo que o peso não é tão importante quanto entre as mulheres.

Corpo padrão

O corpo padrão é aquele mais comuns entre os modelos de marca: os músculos são definidos, mas não tão grandes e a magreza é um pouco mais valorizada. As medidas são:

  • Altura: 1,80 cm
  • Peso: 80 kg

Fotos de homens com o corpo perfeito

corpo perfeito modelo marlon teixeira

Modelo Marlon Teixeira

corpo perfeito masculino

Brad Pitt

Como medir o corpo perfeito para você?

As medidas do corpo perfeito vão variar conforme a altura e o peso de cada um. Assim você consegue descobrir qual é a massa ideal sem ser desproporcional.

Fazendo este cálculo também será mais fácil descobrir o que precisa fazer para conseguir atingir o corpo perfeito: se será preciso trabalhar os braços, ou a perda de gordura abdominal, por exemplo.

Confira a tabela:

medidas do corpo perfeito feminino

E a tabela de medidas entre os homens:

corpo perfeito masculino

Corpo perfeito versus corpo ideal – qual a diferença?

A primeira coisa para alcançar as medidas perfeitas é conhecer o seu corpo. Qual é o peso certo para a sua estrutura corporal? Está acima do peso? Está muito abaixo do peso? As respostas para essas questões mostrarão que o corpo perfeito nada mais é, do que aquele ideal às suas dimensões físicas.

E quando alcançar o seu corpo ideal, procurar mais músculos, ou ficar com barriga chapada, não haverá problema algum, desde que não seja por pressão externa, e que evite excessos.

O descontrole pelo corpo perfeito causa sérios problemas de saúde, tanto física quanto mental. O desconhecimento do corpo leva, muitas pessoas, a quadros de depressão, por exemplo, pois não conseguem chegar a resultados satisfatórios.

Por isso, é sempre interessante buscar avaliação de profissionais. Um nutricionista para montar uma dieta adequada e, depois na hora dos exercícios, procurar uma academia com bons profissionais que ajudem a praticar atividades, de acordo com os seus limites. 

Como ter o corpo perfeito

Alcançando o corpo ideal, chegar às medidas perfeitas precisará de muita dedicação. Entregar-se aos exercícios físicos. Existem métodos que prometem o corpo perfeito em um mês.

Eles são um conjunto de exercícios que devem ser realizados durante toda semana, na mesma sequência de dias do mês.

1 – Trabalhe todas as partes do corpo

Como visto acima o corpo perfeito vai depender muito da simetria corporal. Nos campeonatos de modelos como a miss universo são avaliados até mesmo a simetria do rosto e demais membros corporais.

Avalie o seu próprio corpo e identifique o que precisa dar mais atenção nos treinos. Existem formas de conquistar os seus objetivos somente investindo em alimentação e exercício físico.

O que acaba acontecendo na maioria das vezes, sobretudo entre as mulheres, é recorrer às cirurgias estéticas como drenagem linfática, lipoaspiração. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indicam que cresceram no mesmo período o número de cirurgias bariátricas e mamoplastia.

2 – Descubra a sua massa muscular ideal

A massa muscular diz respeito a quanto de músculos deve ter conforme o seu peso e altura. Essa quantidade será diferente dependendo do padrão estético de cada um. Quem é praticante do bodybuilding está sempre em busca de como aumentar a massa muscular fazendo uso de suplementos, treinos de alta intensidade e uma alimentação saudável.

Já quem quer o padrão modelo de passarela deverá fazer mais exercícios aeróbicos e manter controlado o peso corporal. Já mostramos aqui como calcular a sua massa muscular ideal. 

3 – Descubra o peso ideal

O peso ideal é aquele que determina o quanto de massa gorda cada um deve ter baseado na altura do indivíduo. Para saber a sua recomenda-se conferir qual é o seu Índice de Massa Corporal. No entanto, quem faz treinos muito focados para a definição muscular pode ter problemas em descobrir qual o peso ideal somente por meio do cálculo de IMC, uma vez que o índice não faz diferenciação do peso dos músculos da gordura.

Já publicamos aqui um conteúdo que te ajudará a descobrir qual é o seu peso ideal. 

Woman on a scale checking weight

4 – Alimentação equilibrada

Para muitos, a parte mais difícil de como ter o corpo perfeito é a manutenção das medidas. É preciso fazer uma análise muito criteriosa sobre quais são seus os seus objetivos, uma vez que muitos autores do campo médico indicam que o narcisismo excessivo pode desencadear transtornos psicológicos.

Esta foi a conclusão da pesquisadora Shirlaine Azevedo, a qual em sua pesquisa sobre a busca pelo corpo perfeito comenta que ” a constante luta do narcisista pela defesa de sua sanidade, numa sociedade e cultura que contamina com a taxação de um modelo de corpo padrão é capaz de levar qualquer sujeito a loucura”.

Portanto, a manutenção do corpo ideal deve estar de acordo com os padrões saudáveis. Para evitar os efeitos sanfonas e ter certeza de que os regimes e dietas não irão te fazer mal confira algumas dicas no conteúdo sobre alimentação saudável.

5 – Suplementação 

Não são todos os casos que precisam ter a suplementação para conquista do corpo perfeito. Geralmente, ela é um facilitador para treinos físicos, sobretudo os de emagrecimento e/ou que procuram pela hipertrofia. 

Os suplementos são potencializadores de resultado físicos. Eles têm a capacidade aumentada de algumas substâncias. Normalmente, são comercializados produtos com alto teor de proteína, por exemplo, visto que essa substância é fundamental para desenvolver o tecido muscular. Outros bem conhecidos são as cadeias de aminoácidos que, também, ajudam no desenvolvimento e na recomposição muscular.

O tipo de substância a ser incluída na rotina de uma alimentação regrada precisará ser avaliada em conjunto com um profissional, uma vez que precisará respeitar as especificidades e objetivos de cada um.

Treino recomendado

  • Primeiro dia – Alongamentos bíceps e peito; exercícios para peito; exercícios para bíceps; exercícios aeróbicos;
  • Segundo dia – Alongamento para costas; exercícios para tríceps; exercício aeróbio;
  • Terceiro dia – Alongamento para pernas e ombros; exercícios para pernas e ombros;
  • Quarto dia – Alongamento para bíceps e peito; exercícios para bíceps e peito; 200 abdominais; exercícios na bicicleta;
  • Quinto dia – Alongamento para costas e tríceps; exercícios para costas e tríceps; 200 abdominais; corrida;
  • Sexto dia – Alongamento para pernas e ombros; mesma série de abdominais; exercícios para pernas e ombros.

Seguindo à risca essa série, os especialistas apontam resultado impressionantes para chegar ao tão sonhado corpo perfeito. Mas, é importante ser acompanhando por profissionais da educação física. Como vimos, muitos dos exercícios são puxados e precisam ser realizados da maneira certa, para evitar possíveis lesões.

Cuidados a tomar

É uma recomendação dos profissionais de saúde orientar os pacientes a não confundir a busca por um corpo bonito e saudável com uma luta obsessiva e desgastante.

Conforme indicam estudos publicados na revista Ciência e Saúde Coletiva, é saudável pensar no corpo perfeito com múltiplas dimensões, não somente restringindo a busca pelos padrões estéticos afirmados pela mídia. A busca de um corpo saudável e bonito deve estar aliado com a consciência da saúde corporal, e não na luta a qualquer custo para a busca de uma felicidade irreal de sentir-se belo.

Se você tem problemas de autoestima ou quer saber quais são as medidas mais adequadas – e saudáveis – para o seu caso. Recomenda-se procurar a ajuda de um profissional da saúde para te ajudar a conquistar estes objetivos de forma saudável.


Referências usadas neste conteúdo

MOLIARI, Giane; SANTOS, Elizabeth. Saúde e mídia na construção da obesidade e do corpo perfeito. Revista de Ciência e Saúde Coletiva. Disponível em <https://www.scielosp.org/article/csc/2003.v8n3/691-701/pt/>

AZEVEDO, S. N. Em busca do corpo perfeito: Um estudo do narcisismo. Curitiba: Centro
Reichiano, 2007. Disponível em <www.centroreichiano.com.br/artigos.htm>

CATRACA LIVRE. Ciência elege o corpo de modelo curvilínea como o mais perfeito possível. Disponível em <https://catracalivre.com.br/estilo/ciencia-elege-corpo-de-modelo-curvilinea-como-o-mais-perfeito-possivel-veja-fotos/>


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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