Início / Guia COMPLETO Sobre Alimentação / Queijo Branco: um poder nutricional ou um risco à saúde

Queijo Branco: um poder nutricional ou um risco à saúde

O queijo faz parte da alimentação de uma grande parte da população, e pode estar presente em diversas preparações no dia a dia. Porém, quem está prestes a levar um estilo de vida mais saudável fica em dúvida se pode incluir na dieta esse tipo de alimento.

Sabe-se que quanto mais claro o queijo, mais saudável ele é, já que possui uma quantidade menor de calorias e uma quantidade maior de lactose. Na maioria das vezes ele possui uma quantidade menor de gordura, o que se encaixa melhor na dieta.

Queijo branco, um aliado ou adversário da saúde?

Queijos brancos são saudáveis
Queijo Branco: um poder nutricional ou um risco à saúde

Embora existam diversos tipos de queijos brancos, e eles se diferem entre si em nutrientes e calorias, eles costumam ser uma opção melhor que os queijos amarelos, justamente pelo que contamos anteriormente.

Veja também:Até 5 kg mais leve em 30 dias: dicas de dieta, alimentos funcionais e mais

Eles podem ser uma ótima opção para se ter na dieta, por ser um alimento magro e com diversos nutrientes. O problema, nesse caso, é a quantidade consumida, sendo importante se ter um controle para não acabar ingerindo muita gordura.

Benefícios para a saúde que você deve conhecer

Os queijos brancos são ótimas fontes de cálcio, o que pode ser um aliado da saúde dos ossos. Além disso, eles são ricos em proteínas, sendo um ótimo alimento para auxiliar na recuperação muscular, para estimular as defesas do organismo e regular o metabolismo.

Eles possuem também lactobacilos, que podem auxiliar na saúde do intestino e ajudar na absorção dos nutrientes. Por isso eles são ótimos para serem incluídos tanto em dietas de hipertrofia, quanto de emagrecimento.

Como escolher o queijo branco certo para você

Os queijos brancos possuem algumas diferenças, e você deve escolher o que melhor se encaixa em seu objetivo e no seu gosto. Veja por quais opções você pode optar:

  • Ricota – derivada do soro do queijo, tem baixa caloria e é muito nutritiva;
  • Cottage – derivada do leite desnatado, tem consistência macia e granulada, poucas calorias;
  • Muçarela de búfala – derivada do leite de búfala, tem consistência macia e cremosa, poucas calorias;
  • Queijo minas frescal – tem consistência úmida, sabor suave e ácido, encontrado mais tradicionalmente aqui no Brasil.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário