Quanto tempo leva para o dente siso nascer completamente?

Você sabe quanto tempo leva para o dente siso nascer completamente? Confira esssa e outras informações completas sobre o assunto, aqui no Quero Viver Bem!

Em torno de 3 a 4 anos o dente do siso nasce. O surgimento dele, normalmente, acontece entre os 17 e 20 anos de idade.

De maneira geral, nascem quatro: 2 superiores e 2 inferiores. Porém, não quer dizer que todas as pessoas terão esses dentes brotados. Também, pode acontecer de os sisos não romperem a pele da gengiva – o que pode causar dores.

quando nasce o dente siso

Ao contrário do que muitos pesam, não é obrigatório que se extraía o dente do “juízo” (como é conhecido). Se esse dente nascer sem comprometer o alinhamento da arcada, ou não estiver comprometido por cárie, deve permanecer onde está.

[LEIA TAMBÉM: DENTE SISO NASCENDO – O QUE FAZER?]

Sabemos que para conseguir todos os nutrientes importantes dos alimentos, precisamos triturá-los bem. Por isso, os sisos têm importância fundamental na força da mastigação.

O alinhamento da arcada dentária

Esse é um ponto importante, pois, quando comprometido, não influenciará apenas na estética bucal, mas afetará todo processo digestivo, provocando muitas dores e inflamações.

Quando o dente siso atrapalha a formação dos dentes, precisará ser extraído – essa será sempre uma recomendação do dentista, sempre depois da avaliação, inclusive, por radiografias.

O procedimento de remoção será uma pequena cirurgia, que levará em torno de 30 minutos. Após 7 dias, a região do dente arrancado cicatrizará.

O mais indicado é retirar os 4 dentes no mesmo procedimento, mas, se não for possível, o dentista fará a programação mais adequada à sua situação.

Dente siso inflamado

dente siso

Quando esses molares estiverem inflamados, não podem ser extraídos. Antes é preciso tratar a inflamação, e somente depois seguir para a cirurgia.

O dentista prescreverá anti-inflamatórios e antibióticos, com o intuito de acabar com a infecção – em geral, sempre 7 dias antes da intervenção.

[LEIA TAMBÉM: QUANTO TEMPO DEMORA PARA CICATRIZAR EXTRAÇÃO DO DENTE SISO?]

Hoje, nenhum procedimento dentário deve causar dor. Na extração do dente siso, o paciente é devidamente anestesiado, e, se precisar, poderá solicitar um sedativo, para amenizar o nervosismo.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário