Dente siso nascendo – Sintomas, Quando extrair? Detalhes da cirurgia e como aliviar a dor

Confira aqui como ter certeza de que o dente siso está nascendo e confira tudo sobre como aliviar a dor, quando é preciso a extração e detalhes da cirurgia!

O dente siso começa a nascer entre os 17 aos 21 anos de idade – mas dependendo da condição e posição do dente, os sinais de sua erupção podem se dar mais tarde, até depois dos 30 anos. O nascimento dos terceiros molares nem sempre tem sintomas, bem como a cirurgia de extração não é recomendada para todos os casos.

São quatro dentes sisos (dois superiores e dois inferiores) quais nascem de forma aleatória – eles são os últimos dentes da arcada dentária e, por isso, são chamados popularmente como “dente do juízo”.

O principal sintoma de que o siso está nascendo é a gengiva inchada, o que pode ser acompanhado de dor e pequenos processos inflamatórios.

O siso pode demorar de dois meses a anos para conseguir sair completamente da gengiva, tudo dependerá das condições ortodônticas do paciente. Quando a arcada não têm espaço, por exemplo, o dente precisará de muito mais força (e tempo) para conseguir sair completamente.

apontando para o dente siso em frente ao dentista

Preciso extrair o siso?

Extrair o siso nem sempre é necessário. Pessoas que possuem espaço o suficiente para os terceiros molares na arcada dentária e o nascimento do dente não oferece risco para o paciente, é recomendado pelos dentistas que se espere o nascimento completo.

Nestes casos, o máximo recomendado são alguns remédios para aliviar a dor como o ibuprofeno.

A cirurgia de extração do siso deve ser feita em casos de:

  • Se não houver espaço para os sisos na boca, pois isso poderá entortar outros dentes da arcada ocasionando desalinhamento;
  • Se a posição do siso comprometer a mastigação dos demais molares;
  • Dentes sisos inclusos: aqueles que não conseguem nascer por estar em posição desfavorável ou por falta de espaço na arcada;
  • Sisos que infeccionam facilmente ou possuem cáries recorrentes;
  • Sisos estão entrando em contato com a raiz dos segundos molares;
  • Dor excessiva na mandíbula, ouvidos ou cabeça.

Para saber se você precisa extrair o siso é preciso consultar o seu cirurgião dentista.

Caso um dos terceiros molares não tenha nascido completamente ainda é muito provável que o profissional solicite uma radiografia panorâmica para analisar a posição do siso em relação aos demais dentes da arcada, o que facilitará a tomada de decisão.

radiografia de siso incluso

Quando extrair o siso?

Não existe uma época exata para a extração do siso. Quando a remoção é necessária, costuma-se fazer logo que surge os primeiros sintomas de nascimento do terceiro molar. Isso porque quando as raízes do dente ainda não estão totalmente formadas a cirurgia torna-se mais fácil.

No entanto, a cirurgia pode ser feita em qualquer idade sem grandes riscos.

Se o dente estiver inflamado ou excessivamente careado pode ser necessário tratar o dente antes da cirurgia.

Como é feita a cirurgia de remoção do siso?

  1. O cirurgião dentista aplica a anestesia (na maior parte dos casos é local) aplicada via injeção;
  2. Após acontecer o efeito anestésico o cirurgião faz uma incisão na gengiva para que se possa ver o dente que será removido
  3. Caso os dentes ainda não tenham nascido é feita a remoção do osso que recobre o dente, para depois remover o siso;
  4. O dentista retira o dente.Dependendo do caso ele pode ser retirado inteiro ou quebrado em partes para facilitar a saída (geralmente acontece quando o dente está incluso);
  5. É feita a sutura da região;

A duração da cirurgia pode levar de 30 minutos até 10 minutos – tudo dependerá da situação do paciente. Recomenda-se retirar um dente do siso por vez para facilitar a recuperação. A anestesia, no entanto, pode levar de 30 minutos a uma hora para passar o efeito completo.

Após a recuperação do local é preciso retornar ao cirurgião dentista para retirar os pontos da gengiva. Com isso, o tratamento fica completo.

dente siso como extrair

Preço da cirurgia

O preço da extração do siso varia conforme o dentista e a condição do paciente. A média é de R$ 250,00 para cada dente nos casos simples. No entanto, há situações em que o custo chega a R$ 5 mil.

Como retirar o siso no SUS

É possível retirar o siso pelo Sistema Único de Saúde. No entanto, o atendimento pode demorar anos, dependendo da fila e da urgência do seu caso pode levar até quatro anos para conseguir realizar a cirurgia completamente gratuita. Ainda assim, são retirados somente dois dentes por vez.

Para solicitar a extração de siso pelo SUS é preciso agendar uma consulta primeiramente num dentista no posto de saúde no qual está cadastrado. Lá será feita a análise, exames, para então entrar na lista de espera pela cirurgia.

Recuperação no pós-operatório

Por mais que a extração de sisos seja um procedimento relativamente simples, não deixa de ser uma cirurgia. No dia da extração é recomendado o repouso completo e nos dias subsequentes é provável que haja inchaço intenso da mandíbula, dor e secreção de sangue.

Para garantia da recuperação rápida e eficaz da cirurgia é recomendado:

  • Permanecer de repouso;
  • Falar o mínimo possível;
  • Aplicar compressas de gelo;
  • Manter a saúde bucal escovando os dentes corretamente;
  • Evitar alimentos quentes;
  • Alimentar-se bem;
  • Beber muita água;
  • Higienizar a região, seguindo orientações médicas;
  • Não fumar nem consumir bebidas alcoólicas;
  • Tomar os medicamentos nos horários definidos pelo dentista;
  • Não se automedicar.

A eliminação de sangue, dor de dente e o mau hálito são sintomas comuns após a remoção. Fique atento com o acúmulo de alimentos no local, isso pode causar infecções, portanto, mantenha a higiene bucal.

Quantos dias de atestado para remoção do siso?

O atestado médico para remoção do siso deve ser emitido pelo seu dentista no dia da consulta, a quantidade de dias dependerá do caso de cada paciente e do trabalho que desempenha.

Quem realiza trabalhos em que exige fazer força  ou uso constante da fala o atestado pode durar até sete dias. Já quem trabalha em ambientes de escritório consegue retirar de um a três dias.

Quanto tempo demora para cicatrizar?

O tempo de cicatrização é muito variável, uma vez que dependerá do sistema imunológico de cada um e de como foi a cirurgia. Na maior parte dos casos uma semana é o suficiente para desinchar completamente e já não ter mais desconfortos – no máximo alguma rebarba na gengiva.

Para acelerar o processo de cicatrização recomenda-se não mastigar alimentos sólidos, fazer uso de compressas de gelo, se alimentar de alimentos gelados e enriquecer o cardápio com alimentos ricos em proteína e vitamina C.

E se inflamar depois da extração?

Pode acontecer da região inflamar depois da cirurgia, por isso, que por quase uma semana são recomendados remédios anti-inflamatórios como o ibuprofeno com arginina. Se houver excreção de pus, sangue e sensação de dor aguda deve-se procurar o dentista para receber recomendações do que fazer. Não se automedique.

mulher com inchaço no pós operatório de extração de siso

Alimentação recomendada

A alimentação adequada é determinante para a boa recuperação do local.

Alimentos recomendados:

  • Sopas de legumes
  • Legumes em papa
  • Sorvete
  • Sucos e vitaminas

O que não comer: 

  • Carnes
  • Alimentos quentes
  • Alimentos granulosos
  • Alimentos duros e consistentes ou crocantes.

A alimentação deve ser mantida por pelo menos três dias e deverá ser estendida pelo paciente de acordo com a recuperação.

Quanto tempo depois devo tirar os pontos?

Os dentistas recomendam que os pontos sejam retirados após uma semana da extração do dente. No entanto, pode ser adiado caso haja complicações durante a recuperação.

4 mitos e verdades sobre os dentes sisos

É muito comum ouvir várias pessoas dizendo várias “verdades” sobre o dente siso e sobre a sua extração. Mas, até que ponto todas essas informações são confiáveis?

  • Todas as pessoas têm dentes sisos e precisam extraí-los — Mito! Existem muitas pessoas que realmente não possuem estes dentes, e outras que possuem, mas não precisam removê-los, pois os dentes não interferem em nada.
  • A extração do dente siso deve ser feita na adolescência — Mito! Esta é uma época comum para a remoção dos dentes, mas muita gente só precisa realizar o procedimento apenas na vida adulta, e não há problema nenhum nisso.
  • É mais fácil remover os sisos nos adolescentes — Verdade! Na realidade, quanto mais jovem o paciente for, mais fácil será a remoção dos dentes sisos. Isso acontece porque, na adolescência, a raiz dos dentes não está completamente formada, o que facilita a extração.
  • O siso sempre vai desalinhar o restante dos dentes — Mito! Na maioria das vezes, isso acontece, sendo uma das principais razões para a sua remoção. Porém, em alguns casos, o dente possui espaço suficiente para crescer e não vai modificar em nada o restante da estrutura

Agora que você já sabe tudo sobre o siso fique atento aos sinais e consulte ao seu cirurgião dentista para receber mais detalhes do que fazer no seu caso.


Referências utilizadas neste conteúdo:

INSTITUTO DE CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO. Radiografia panorâmica para a extração dos terceiros molares inferiores. Disponível em <http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GRANDE DOURADOS. Localização e classificação de terceiros molares: análise radiográfica. Disponível em <http://www.unigran.br/interbio/paginas/ed_anteriores/vol3_num2/arquivos/artigo3.pdf

REVISTAS CIENTÍFICAS DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, ESPAÑA Y PORTUGAL. Principais complicações clínicas odontológicas pós-operatórias da cirurgia de terceiro molar incluso/impactado. Disponível em <http://www.redalyc.org/html/929/92915260015

MINISTÉRIO DA SAÚDE.  Só o dentista pode dizer se siso precisa ser extraído. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/30692-so-o-dentista-pode-dizer-se-siso-precisa-ser-extraido


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário