Muay Thai feminino – Características, Benefícios e Quem pode praticar
Você sabe o que é o Muay Thai feminino e quais os seus benefícios para a saúde da mulher? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as vantagens dessa prática!
- Publicado: 06/03/2019
- Atualizado: 12/12/2023: 22 21
- Por: Flavio Carvalho
Chutes, cotoveladas e socos são apenas alguns dos movimentos desta modalidade esportiva originada da Tailândia. Não é de se estranhar que o Muay Thai feminino tenha abarrotado as academias de artes marciais, pois uma de suas grandes vantagens é que trabalha o corpo inteiro e deixa tudo definido.
Além disso, não se pode negar o fato de a prática ser uma aula pra lá de animada, ou seja, você emagrece, enquanto se diverte. O gasto calórico em 1h de aula é de, aproximadamente, 800 calorias, entretanto, exige uma boa preparação física dos praticantes.
Características do Muay Thai
Essa é uma modalidade de artes marciais conhecida em todo mundo como “arte das oito armas”. É chamado dessa forma porque, em sua prática, são usadas duas combinações perfeitas: técnicas e força dos membros do corpo (2 punhos, 2 canelas, 2 cotovelos e 2 joelhos).
Quando todas essas “armas” são usadas meticulosamente, o praticante alcança um alto nível de preparação física e mental. Todavia, não se trata somente da boa forma, mas sim de uma estilo de vida que desencadeia um grande apego pela atividade.
[VEJA TAMBÉM: MUAY THAI EMAGRECE? TIRE SUAS DÚVIDAS AQUI!]
O Muay Thai é popular na Tailândia como o futebol é no Brasil e o basquete nos Estados Unidos. Os treinos são intensos, começando com um aquecimento forte, que envolve saltos, corrida, flexões de braços, agachamentos e abdominais.
Precisa ter bastante disposição para terminar uma aula, em contrapartida, os resultados são impressionantes – é justamente por isso que o Muay Thai feminino ganha cada vez mais adeptas no Brasil.
Benefícios do Muay Thai Feminino
Ação, suor e energia em excesso. É preciso tudo isso e muito mais para aplicar as técnicas usadas no Muay Thai, entre elas:
- Socos (direito, esquerdo, cruzado, upper);
- Cotoveladas;
- Pontapés (circular, frontal, remoinho traseiro);
- Joelhadas (perna, joelho, barriga);
- Defesas;
- Clinch (prendida de pescoço).
É de cansar só de ler, mas acredite, cada minuto vale a pena, pois os benefícios para a saúde da mente e do corpo são realmente incríveis. Confira:
- Melhora o condicionamento físico;
- Deixa a pessoa mais segura e confiante;
- Acelera o metabolismo;
- Auxilia no emagrecimento, pois queima muitas calorias;
- Define os músculos de coxas, glúteos e abdômen e trabalha a região lombar;
- Promove mais agilidade, força e flexibilidade no corpo;
- Protege o sistema imunológico;
- Melhora a coordenação motora;
- Desenvolve a massa muscular de braços, peitoral, costas e ombros;
- Reduz os níveis de estresse, pois, durante os treinos, são liberadas endorfina e serotonina – hormônios responsáveis pelo relaxamento;
- Promove a disciplina;
- Incentiva o pensamento rápido.
Devido a esse conjunto de benefícios, o Muay Thai feminino está crescendo aceleradamente, pois é uma excelente oportunidade de manter um corpo definido se divertindo, estando liberto do estresse.
[LEIA TAMBÉM: 5 BENEFÍCIOS DO MUAY THAI PARA MULHERES]
Quem pode fazer o Muay Thai?
Essa modalidade de artes marciais pode ser praticada por homens, mulheres e crianças que tenham condições de realizar os movimentos exigidos nos treinos.
Como as aulas são bastante puxadas, é necessário que o praticante esteja apto para acompanhar. Por isso, é indicado procurar um médico a fim de fazer uma avaliação da saúde antes de se matricular nas aulas.
As indicações do Muay Thai são para quem deseja alcançar os seguintes objetivos:
- Ganho de massa magra;
- Emagrecimento, sobretudo, eliminação da barriga;
- Aumento de condicionamento;
- Alívio do estresse;
- Definição corporal;
- Bem-estar para corpo e mente;
Além disso, o Muay Thai feminino tem se popularizado porque promove boas noções de autodefesa.
Contraindicações do Muay Thai
A prática de artes marciais não é para todas as pessoas, assim como qualquer outra modalidade esportiva. Por isso, sempre são exigidos avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física.
Não podem fazer Muay Thai:
- Portadores de problemas graves na coluna, nas articulações, nos ombros e nos joelhos;
- Pessoas com problemas de mobilidade;
- Grávidas.
A modalidade exige um certo grau de condicionamento, por isso, é ideal começar a se exercitar de leve para depois partir para essa arte marcial que vai exigir um pouco mais do seu corpo.
Agora que você já sabe mais sobre o Muay Thai feminino, que tal fazer a sua inscrição na academia? Mas, não esqueça de consultar um médico antes!