Benefícios do Muay Thai – 10 vantagens da prática para a saúde!

Você sabe o que é o Muay Thai e quais os seus benefícios para a saúde? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as 10 vantagens dessa prática esportiva!

O Muay Thai é uma arte marcial tailandesa, praticada pela combinação de técnicas e movimentos de alta intensidade, que confere resultados rápidos para quem quer eliminar as gorduras indesejáveis.

O objetivo da modalidade é fazer com que o praticante se supere a cada dia. Para isso, ele precisa enfrentar suas limitações físicas e mentais.

Os tailandeses criaram o Muay Thai como uma proposta de autodefesa durante as guerras. Os movimentos são golpes com os pés, socos, joelhadas e cotoveladas usando 8 partes do corpo (2 cotovelos, 2 joelhos, 2 canelas e 2 punhos).

Atualmente, esta é a arte marcial mais popular no país de origem, porém a cada dia ganha maior dimensão internacional e vários adeptos, devido aos seus benefícios citados à seguir. Confira!

Muay Thai

Melhora a coordenação motora e os reflexos

Um dos princípios do Muay Thai é se movimentar rapidamente.  O praticante precisa ser ágil e habilidoso para se defender. Além disso, é fundamental que ele antecipe os pensamentos para criar estratégias que visam vencer o oponente e evitar que ele golpeie antes.

Tanto a coordenação motora como os reflexos são usados no dia a dia, tendo um declínio, com o passar dos anos. Por isso, é importante treinar para prevenir a perda total dessas habilidades.

Fortalece e tonifica os músculos

Os movimentos são bastantes intensos e repetitivos, por isso, ocorre um processo de fortalecimento rápido quando o esporte é aliado à boa alimentação.

A junção dos movimentos de força e aeróbicos são grandes responsáveis pela mudança corporal do praticante. Isso é muito positivo não só para a estética, mas para a saúde, pois evita a perda de massa gradual corporal, dá mais disposição e melhora o coração.

Disciplina o corpo e a mente

Para praticar os movimentos adequadamente, é necessário que haja treinos regulares, mais propriamente dito 2 vezes na semana. É indispensável ter foco e muita concentração para conseguir fazer tudo o que a aula exige da melhor maneira possível.

É um anti-stress poderoso

Faz muito tempo que os especialistas dizem que praticar esporte melhora a saúde emocional e psicológica. O alívio do estresse e da ansiedade após uma aula de Muay Thai é instantâneo, isso ocorre porque os movimentos são rápidos e a produção de endorfina no cérebro é acelerada.

Os movimentos de luta energizam o corpo e reduzem a tensão, dando uma sensação muito grande de satisfação ao praticante.

Muay Thai

Melhora a autoestima

Praticantes de esportes de alta intensidade precisam de determinação e autoconfiança para conseguir superar os desafios propostos na modalidade. Cada treino é uma surpresa, além disso, é necessário melhorar os movimentos a cada dia para estes ficarem próximos à perfeição.

Os benefícios físicos aparecem juntamente com a melhora da autoestima, ajudando em diversos aspectos da vida.

Aumenta a flexibilidade corporal

Não é incomum encontrar pessoas que não conseguem alcançar os pés ou realizar outros movimentos que exigem elasticidade. Com a prática do Muay Thai, há um grande ganho de flexibilidade em coxas posteriores, flexores, extensores dos quadris e músculos lombares.

Os movimentos realizados durante os treinos estimulam a amplitude e a flexibilidade corporal, dessa forma, a prática constante traz grandes benefícios nesse quesito.

Ajuda no emagrecimento

O gasto calórico dos treinos são bastante elevados. De acordo com os especialistas, são 850 calorias perdidas por hora de aula. As aulas costumam durar 1h30 e devem ser feitas 2 vezes na semana para ter bons resultados.

Os movimentos do Muay Thai são aeróbicos e de força, dupla perfeita para acelerar o emagrecimento em termos de atividade física. Não se pode esquecer que uma alimentação saudável é essencial nesse processo.

Eleva os níveis de energia

É comum sentir preguiça no começo da execução de qualquer atividade física, mas alguns treinos são capazes de mudar essa percepção e conferir mais disposição e energia.

A variedade de movimentos do Muay Thai aumenta os níveis de endorfina, fazendo com que o corpo tenha mais disposição e bem-estar.  Além disso, elimina o estresse, pois também é responsável por sugar as energias do organismo.

Melhora o sistema imunológico

A atividade exige bastante do praticante, é como se o corpo passasse por uma prova de fogo, na qual suas habilidades são testadas. Mas, isso é positivo para a saúde quando os treinos são realizados com periodicidade. Dessa forma, o organismo cria mecanismo para realizar esses estímulos, o que favorece o fortalecimento.

Favorece a autodefesa

A luta nasceu com esse objetivo: os tailandeses começaram a treinar movimentos de força e aeróbicos para se defender e mobilizar os adversários de guerra.

É claro que, atualmente, o Muay Thai é apenas usado como esporte, entretanto, ele prepara o praticante para situações mais extremas. É possível aprender golpes poderosos com a evolução dos treinos.

Muay Thai

O Muay Thai é indicado para todas as pessoas?

A atividade pode ser praticada tanto por crianças, mulheres e homens de diferentes idades. As artes marciais são uma excelente modalidade para quem busca uma forma de se exercitar de modo diferente e que saia completamente da rotina.

Por meio desta prática, é possível aprender muitas coisas que podem ser levadas para a rotina do dia a dia. No entanto, é preciso ter em mente que as aulas são puxadas e demandam muitos movimentos.

Diante disso, existem alguns casos em que o Muay Thai é contraindicado, são eles:

  • Pessoas com problemas em articulações, coluna, joelhos e quadris;
  • Portadores de algum tipo de deficiência motora;
  • Pessoas com problemas de mobilidade;
  • Gestantes.

Para praticar o Muay Thai ou qualquer outro esporte de alta intensidade, é preciso fazer uma avaliação médica antes.

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Muay Thai Emagrece? Benefícios, Dietas e Dicas para Praticantes iniciantes!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário