Dieta para gordura no fígado – O que pode e não pode comer?
A dieta para gordura no fígado inclui alimentos desintoxicantes e com baixa quantidade de gorduras, principalmente de origem animal. Veja o que comer, o que evitar e cardápios prontos para evitar que esta situação progrida para uma cirrose ou paralisia das funções hepáticas.
- Publicado: 12/12/2023
 - Atualizado: 12/12/2023: 22 35
 - Por:
 
Você sabia que nas dietas para gorduras no fígado, muitas vezes, são indispensáveis? Valores iguais ou a superiores a 5% de acúmulo de gorduras no fígado é uma condição conhecida como esteatose hepática. A mudança da alimentação e prática de exercícios físicos fazem parte do tratamento da condição, que, se não tratada, pode evoluir para câncer.

O que causa gordura no fígado?
A doença pode ser causada por diversos motivos, tendo, também, variações em cada caso. Há a esteatose hepática alcoólica, que é causada por consumo regular e excessivo de bebidas alcoólicas e a esteatose hepática não alcoólica, qual pode ser causada por motivos como diabetes, dislipidemias (triglicerídeos e colesterol altos), obesidade, hepatite B, hepatite C, hipertensão, entre outras razões. É importante tratar essas doenças para que elas não evoluam, melhorando a saúde e diminuindo o risco de causar outras doenças associadas.
De modo geral, uma alimentação muito rica em gordura trans, açúcar e industrializados, pessoas que estão acima do peso, possuem acúmulo de gordura na barriga ou níveis alto de colesterol são fatores de risco para que as gorduras presentes na corrente sanguínea invadam o fígado, ocasionando a doença.
Tratamento
- Tratamento com medicamentos deve ser incorporado apenas quando prescrito pelo médico.
 - Tratamento não medicamentoso inclui mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física.
 
Dieta para gordura no fígado
Não existe uma dieta específica, mas sim uma reeducação alimentar para melhorar seu estilo de vida. O segredo é diminui o consumo de alimentos industrializados e processados, de gordura trans e de carboidratos simples (farinhas brancas e açúcares) na dieta, incluindo comidas com alto valor nutricional.
E como fazer isso? Veja a seguir:
- Aumentar o colesterol bom (o HDL – Hight Density Lipoprotein) é uma alternativa a se considerar. Para isso, é possível aumentar o consumo de gorduras boas como óleo de coco, azeite de oliva, oleaginosas, abacate, manteiga no lugar de margarina e outras gorduras naturalmente presente nos alimentos.
 - Evitar as gorduras trans presentes em alimentos industrializados como margarina, bolachas, sorvetes, chocolates ao leite e branco, frituras, entre outros.
 - Substituir carboidratos simples (açúcares, pão branco, massas) por carboidratos complexos (aveia, pão e arroz integral, frutas, tubérculos).
 - Moderar o consumo de bebidas alcoólicas também contribuirá para a cura ou a prevenção da doença.
 
O que evitar?
- Sorvetes;
 - Bolachas e biscoitos;
 - Bebidas alcoólicas;
 - Açúcares;
 - Pão branco;
 - Massas feitas com farinha refinada como macarrão e derivados;
 - Cereais refinados;
 - Chocolates;
 - Macarrão instantâneo;
 - Frituras;
 - Margarina.
 
O que priorizar?
- Alimentos integrais como arroz e pão integral, aveia, quinoa;
 - Frutas;
 - Verduras;
 - Legumes;
 - Tubérculos como batata inglesa ou doce, mandioquinha, aipim, inhame;
 - Carnes pouco gordurosas como frango, patinho, alcatra, coxão mole;
 - Peixes;
 - Oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes);
 - Óleo de coco e azeite de oliva;
 - Leite e iogurte desnatados;
 - Água e água de coco.
 
Sintoma de gorduras no fígado
A grande maioria dos pacientes não apresentam sinais ou sintomas, pois esta é uma doença silenciosa, mas não se engane pois ela pode piorar com o tempo..
Caso as gorduras no fígado não sejam tratadas, elas podem transformar-se em cirrose e até mesmo em câncer, sendo primordial um tratamento para mudar este quadro.
Se você está acima do peso, tem diabetes ou alguma dislipidemia, procure um médico para reverter a situação, evitando que estas evoluam.
Ovos: Evitar ou Priorizar
Olha, Maiara um fígado gorduroso ou que já está danificado pode ter dificuldades em metabolizar as proteínas e gorduras presentes no ovo. Contudo, quem está com o órgão dentro da normalidade pode consumir o alimento sem problemas. Sendo assim, o ovo não deve ser uma prioridade, mas sim consumido com moderação e de acordo com as necessidades nutricionais de cada um.
eu quro pede pesso poque eu esto com gordura na figado
Então está certíssima, Fabiana. Perder peso é o primeiro passo para quem tem gordura no fígado. Espero que o nosso conteúdo tenha te ajudado com o que deve colocar ou não no prato…
Em Janeiro/19 resolvi fazer um checkup, procurei uma urologista, um cardio e um endocrinologista, fiz vários exames, o resultado foi quase excelente se não tivesse aparecido a tal gordura no fígado ( TGO e TGP na casa do 50). Segui orientações médicas, o endocrinologista receitou a pioglitazona de 15 e disse que deveria procurar uma nutricionista e fazer exercícios. procurei uma nutricionista e me inscrevi em uma academia, comecei a dieta e a fazer exercicios. Hoje Novembro/19 fiz novo checkup, apesar de ter perdido 12 quilos em 10 meses, o meu TGO e TGP foram lá para as alturas. Vou retornar ao endocrinologista e nutricionista, pois o TGO / TGP de ~50 foram pra casa dos 230, estou apavorado com o resultado e entender o que está acontecendo.
Gostei muito dessas dicas.
Adorei a matéria,esclarecedora!
Obrigada!