Cadeira abdutora é o nome de um equipamento utilizado nas academias. Sua função é, de modo geral, trabalhar a região do quadril e dos músculos dos glúteos.
Ter e manter um corpo bonito e saudável não são tarefas fáceis. Muitos detalhes devem ser levados em consideração e um deles é justamente a parte dos exercícios físicos.
Entenda, a seguir, mais a respeito de como a cadeira abdutora pode ser benéfica nesse sentido, para que ela serve e como utilizá-la de forma correta!
Para que serve a cadeira abdutora?
A cadeira abdutora é considerada um dos exercícios mais simples nas academias, possuindo um equipamento específico para tal.
Embora muitas pessoas não saibam, o exercício que a cadeira abdutora proporciona pode ser realizado no chão, com o auxílio de elásticos. No entanto, pode não garantir a mesma eficácia do que o movimento feito no equipamento.
Os músculos que irão realizar os movimentos estão localizados na região do seu quadril, ou seja, são os músculos que constituem os glúteos. Por isso, a cadeira abdutora serve para movimentar os seguintes grupos musculares:
- Glúteo médio;
- Glúteo mínimo;
- Piriforme;
- Quadrado femoral.
Nesse caso, a cadeira abdutora não trabalha com o glúteo máximo, pois apenas faz a extensão do quadril e a rotação lateral. É claro que isso não desmerece sua função, muito menos seus benefícios para o corpo.
A finalidade do trabalho desses músculos específicos, quando o exercício é realizado na cadeira abdutora, é simplesmente o fortalecimento e a estabilidade.
Benefícios da cadeira abdutora
O movimento que a cadeira abdutora garante é um estímulo apropriado para os músculos, justamente porque essa ideia de abdução de quadril só acontece por meio desse equipamento.
A musculatura interna da perna precisa de fortalecimento assim como qualquer outra parte do corpo, principalmente por evitar que ocorram lesões – em pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas de alta intensidade, como as corridas, isso pode ser prejudicial e comprometer significativamente a saúde.
Com o auxílio da cadeira abdutora, os resultados podem ser visíveis a curto e médio prazo. Além disso, a cadeira também tem como benefício:
- Auxiliar na perda da gordura da região da perna;
- Aumentar a massa magra das pernas;
- Equilibrar a força e a flexibilidade da região treinada;
- Estabilizar o glúteo máximo, pois trabalha os glúteos médio e mínimo.
A ideia é que você use a cadeira abdutora nos treinos, sempre que possível, mas não necessariamente todos os dias, afinal você não vai querer sobrecarregar essa musculatura.
A dica é que você converse com o profissional de sua academia para montar um treino capaz de potencializar ainda mais os benefícios da cadeira abdutora.
Como usar a cadeira abdutora?
A prática do exercício promovido pela cadeira abdutora é bastante simples. Basta você se sentar na máquina com as pernas dentro do aparelho, apoiando-as nas almofadas laterais:
- Apoie-se no aparelho com as costas bem retas, colocando as mãos ao lado do corpo, onde existe um suporte;
- Afaste as pernas o máximo que puder para realizar o exercício, procurando mantê-las abertas por dois segundos;
- Depois, feche as pernas e repita o exercício de novo.
A preferência é que você repita o movimento, pelo menos, 15 vezes, em três sessões, pausando por um minuto entre elas. O peso deve ser leve para início, sendo aumentando de forma gradativa.
Lembre-se de manter o quadril e a coluna estabilizados, afinal a única movimentação deve ser feita na abdução de quadril.
O importante é que você procure prezar por uma amplitude alta, isto é, quanto maior o espaço que você conseguir abrir entre as pernas, deixando-as confortáveis ao mesmo tempo, melhor.
Somente fique de olho caso queira aumentar a amplitude, mas é preciso mudar a posição do seu quadril. Se isso for necessário, mantenha-se na amplitude original.
[VEJA TAMBÉM: QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS DE ABDUÇÃO?]
Outro cuidado que você deve manter é no ajuste da cadeira abdutora, pois o apoio das costas também influencia na amplitude do arco de movimento:
- Se a cadeira abdutora for ajustada de modo mais próximo ao seu joelho, você notará que fará um torque maior;
- Já se o apoio lateral ficar na região medial das coxas, o arco de movimento será menor.
O que importa é que a cadeira abdutora deve ser posicionada em uma distância apropriada para que o exercício seja feito de maneira correta.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.