Cadeira abdutora – Para que serve? Benefícios e Como Usar!

Está procurando exercícios para as pernas e o glúteo? Aqui, no Quero Viver Bem, você confere os principais benefícios da cadeira abdutora e como usá-la!

Cadeira abdutora é o nome de um equipamento utilizado nas academias. Sua função é, de modo geral, trabalhar a região do quadril e dos músculos dos glúteos.

Ter e manter um corpo bonito e saudável não são tarefas fáceis. Muitos detalhes devem ser levados em consideração e um deles é justamente a parte dos exercícios físicos.

Entenda, a seguir, mais a respeito de como a cadeira abdutora pode ser benéfica nesse sentido, para que ela serve e como utilizá-la de forma correta!

Cadeira abdutora

Para que serve a cadeira abdutora?

A cadeira abdutora é considerada um dos exercícios mais simples nas academias, possuindo um equipamento específico para tal.

Embora muitas pessoas não saibam, o exercício que a cadeira abdutora proporciona pode ser realizado no chão, com o auxílio de elásticos. No entanto, pode não garantir a mesma eficácia do que o movimento feito no equipamento.

Os músculos que irão realizar os movimentos estão localizados na região do seu quadril, ou seja, são os músculos que constituem os glúteos. Por isso, a cadeira abdutora serve para movimentar os seguintes grupos musculares:

  • Glúteo médio;
  • Glúteo mínimo;
  • Piriforme;
  • Quadrado femoral.

Nesse caso, a cadeira abdutora não trabalha com o glúteo máximo, pois apenas faz a extensão do quadril e a rotação lateral. É claro que isso não desmerece sua função, muito menos seus benefícios para o corpo.

A finalidade do trabalho desses músculos específicos, quando o exercício é realizado na cadeira abdutora, é simplesmente o fortalecimento e a estabilidade.

Cadeira abdutora

Benefícios da cadeira abdutora

O movimento que a cadeira abdutora garante é um estímulo apropriado para os músculos, justamente porque essa ideia de abdução de quadril só acontece por meio desse equipamento.

A musculatura interna da perna precisa de fortalecimento assim como qualquer outra parte do corpo, principalmente por evitar que ocorram lesões – em pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas de alta intensidade, como as corridas, isso pode ser prejudicial e comprometer significativamente a saúde.

Com o auxílio da cadeira abdutora, os resultados podem ser visíveis a curto e médio prazo. Além disso, a cadeira também tem como benefício:

  • Auxiliar na perda da gordura da região da perna;
  • Aumentar a massa magra das pernas;
  • Equilibrar a força e a flexibilidade da região treinada;
  • Estabilizar o glúteo máximo, pois trabalha os glúteos médio e mínimo.

A ideia é que você use a cadeira abdutora nos treinos, sempre que possível, mas não necessariamente todos os dias, afinal você não vai querer sobrecarregar essa musculatura.

A dica é que você converse com o profissional de sua academia para montar um treino capaz de potencializar ainda mais os benefícios da cadeira abdutora.

Como usar a cadeira abdutora?

A prática do exercício promovido pela cadeira abdutora é bastante simples. Basta você se sentar na máquina com as pernas dentro do aparelho, apoiando-as nas almofadas laterais:

  1. Apoie-se no aparelho com as costas bem retas, colocando as mãos ao lado do corpo, onde existe um suporte;
  2. Afaste as pernas o máximo que puder para realizar o exercício, procurando mantê-las abertas por dois segundos;
  3. Depois, feche as pernas e repita o exercício de novo.

A preferência é que você repita o movimento, pelo menos, 15 vezes, em três sessões, pausando por um minuto entre elas. O peso deve ser leve para início, sendo aumentando de forma gradativa.

Lembre-se de manter o quadril e a coluna estabilizados, afinal a única movimentação deve ser feita na abdução de quadril.

O importante é que você procure prezar por uma amplitude alta, isto é, quanto maior o espaço que você conseguir abrir entre as pernas, deixando-as confortáveis ao mesmo tempo, melhor.

Somente fique de olho caso queira aumentar a amplitude, mas é preciso mudar a posição do seu quadril. Se isso for necessário, mantenha-se na amplitude original.

[VEJA TAMBÉM: QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS DE ABDUÇÃO?]

Outro cuidado que você deve manter é no ajuste da cadeira abdutora, pois o apoio das costas também influencia na amplitude do arco de movimento:

  • Se a cadeira abdutora for ajustada de modo mais próximo ao seu joelho, você notará que fará um torque maior;
  • Já se o apoio lateral ficar na região medial das coxas, o arco de movimento será menor.

O que importa é que a cadeira abdutora deve ser posicionada em uma distância apropriada para que o exercício seja feito de maneira correta.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário