Início / Exercícios / Alongamento da Virilha: Guia para Aumentar a Amplitude de Movimento

Alongamento da Virilha: Guia para Aumentar a Amplitude de Movimento

O alongamento da virilha é uma prática fundamental para a maioria das pessoas, mesmo aquelas que não praticam atividade física. Essa região do corpo é composta pelos músculos adutores, e desempenha um papel importante na mobilidade da pelve.

Alongar a virilha pode prevenir lesões, melhorar a flexibilidade e garantir um desempenho mais eficiente em atividades físicas, e por isso trouxemos as melhores dicas e exercícios para você incluir na sua rotina. Confira!

Mulher alongando a virilha
Alongamento da Virilha: Guia para Aumentar a Amplitude de Movimento

Benefícios do alongamento de virilha

Os exercícios de alongamento para a virilha ajudam a aumentar a flexibilidade dos músculos adutores, permitindo uma maior amplitude de movimento nas pernas e na pelve. Além disso, manter a virilha flexível, reduz o risco de lesões musculares, principalmente em atividades que utilizam os músculos da região.

Pessoas que passam longos períodos sentadas também podem se beneficiar destes alongamentos, já que eles ajudam a relaxar a musculatura que fica tensionada. A virilha alongada também pode ser ótima para movimentos cotidianos.

Veja tambémAlém do peso: A importância do percentual de gordura na saúde

Exercícios de Alongamento de Virilha

Adutor

Sente-se no chão com as pernas bem afastadas, com os dedos dos pés apontados para cima. Incline-se o máximo possível para frente, com as mãos juntas no centro, para sentir a tensão aplicada nos músculos dos dois lados da virilha.

Borboleta

Sente-se no chão com a coluna reta, os joelhos dobrados e a sola dos pés juntas. Mantenha as mãos nos tornozelos, os glúteos pressionados contra o chão, e incline-se para frente, mantendo a coluna reta. Fique nessa posição por cerca de 20 segundos.

Dinâmico

Fique em pé, com as mãos estendidas à frente. Mantenha uma perna estendida e apoiada no chão, e a outra, erga do chão e mantenha um pouco flexionada, com o pé virado para cima. Devagar, gire a perna para fora, nunca forçando. Faça isso 5 vezes, e depois troque a perna.

Alongamento em L

Sente-se com as pernas estendidas em forma de “L” , e incline o corpo para a frente em direção à perna estendida. Mantenha a posição por 20 segundos e depois repita com a outra perna.

Cuidados e contraindicações

Embora o alongamento de virilha ofereça diversos benefícios, é importante ter cuidado na hora de pôr em prática, para evitar lesões. Por isso, Evite forçar os músculos além do seu limite natural. O alongamento deve ser gradual e confortável.

Evite fazer os alongamentos em casos de lesões atuais na virilha, como distensões musculares. É recomendável evitar o alongamento até a recuperação completa. Pessoas com histórico de problemas articulares ou musculares devem consultar um profissional de saúde antes de incorporar novos exercícios de alongamento.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, escritora de livros de romance e redatora desde 2022.

Deixe seu comentário